Editorial

A FESTA TEMBÉM É LUTA

Novos dados sobre a execução orçamental e sobre o serviço da dívida, nos primeiros sete meses do ano,...
Opinião
PCP

Um direito de todos

Não é novo o ataque ao sistema público de Segurança Social enquanto direito fundamental à protecção social de todos os portugueses face à falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho. Um sistema que só foi possível edificar com a Revolução de Abril e que se traduziu no alargamento do seu âmbito de cobertura e, consequentemente, do universo de trabalhadores e população abrangida, e no seu carácter universal e solidário.

Actual

Cegueira ensaiada

Até algum tempo se daria por feliz coincidência, ou antecipada premonição, não se ter dado o infeliz caso de...
Actual

Aquilo de que o País precisa

«O país precisa de compromissos políticos», perora António Costa, candidato a chefe do PS, em entrevista no...
Actual

Macarthismo

Uma centena de personalidades ligadas ao mundo do cinema espanhol publicou uma carta aberta em protesto contra o que justamente designava como...
Crónica Internacional

O caminho da luta

Multiplicam-se os focos de instabilidade, caos e guerra no mundo. Esta é a ponta do icebergue da crise estrutural do sistema...
A talhe de foice

De Talma

Buscam permanentemente a postura, o gesto, a performance que transforma o calculado em natural e tudo sob a grandiloquência da...
Em Foco

Pública, universal e solidária

O PCP rejeita as manobras do Governo para atacar reformas e prestações sociais e destruir o sistema de Segurança Social, reafirmando a sua defesa de um sistema público, universal e solidário que garanta a protecção social de todos os portugueses.

Nunca mais!

A 1 de Setembro de 1939, as tropas nazis invadiram a Polónia. Dois dias depois, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial. Quando, em Maio de 1945, se dá a capitulação alemã às mãos do Exército Vermelho (a capitulação japonesa ocorre em Agosto do mesmo ano), terminou aquele que foi o mais brutal conflito militar que a humanidade já conheceu: 50 milhões de mortos, um incontável número de feridos, estropiados e traumatizados, milhares de vilas e cidades arrasadas, destruições incalculáveis na economia e nas riquezas naturais de numerosos países – tal foi o preço que custou a derrota do nazifascismo. A União Soviética pagou a maior parte.

PCP

A dívida em dossier

No novo dossier, divulgado na semana passada pelo PCP, mostra-se como é a usura financeira que hoje faz aumentar a dívida e como o actual Governo não estancou a sangria, mesmo declarando preocupação com o nível do escândalo.

Acabar com a política da mentira

O PCP vai propor que se crie uma Comissão de Inquérito Parlamentar para que o Governo e o Banco de Portugal esclareçam as muitas questões e responsabilidades por apurar no âmbito do caso BES/GES.

Há alternativa a este rumo

Jerónimo de Sousa afirmou este fim-de-semana, em almoços-convívio nos concelhos de Avis e Vila Franca de Xira, que o PCP está em condições de assumir todas as responsabilidades, incluindo as governativas.

Mitos e responsáveis na STCP

A DOR Porto do PCP anunciou que o Partido vai requerer a anulação do concurso de concessão da STCP e desencadear o...

Situação agrava-se

Com a economia a caminho da estagnação e da recessão, e as metas do défice e de crescimento do PIB para 2014...
Trabalhadores

Hotelaria pode pagar

Os sindicatos da Fesaht/CGTP-IN na hotelaria e restauração realizaram várias acções públicas de protesto junto a estabelecimentos do sector, exigindo aumentos salariais que as associações patronais recusam negociar.

Mobilizados pela saúde

A luta pela contratação de mais enfermeiros e por melhores condições para o Serviço Nacional de Saúde alargou-se a outros profissionais e teve ampla solidariedade em Lisboa, no Montijo, no Barreiro, no Algarve e em Santarém.

Vitória na Carris

A administração da Carris foi condenada a readmitir, de imediato, Luísa Bota e a pagar-lhe todas as...

Fenprof critica vinculação

Devido à luta dos professores, o Ministério da Educação e Ciência foi obrigado a abrir 1954 vagas para...

Pressa ilegal

A pressa do Governo em impor os novos cortes salariais «não é compatível com o exercício do direito de...
Nacional

A luta será a resposta <br>dos estudantes

Intensificando o ataque às conquistas de Abril, o Governo quer cortar 14 milhões de euros nas verbas atribuídas ao Ensino Superior no Orçamento do Estado do próximo ano.

Gestão CDU pede meças

Numa carta aberta, Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, critica a Federação Distrital de Setúbal do PS que «melhor faria em olhar para a própria casa» do que acusar, descaradamente e sem razão, as autarquias geridas pela CDU.

Queixas aumentam

A limpeza das vias e espaços públicos nas diferentes freguesias do concelho de Valongo têm sido alvo de bastantes...

Inverter o rumo de declínio

A CDU entregou no dia 18, no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, a sua lista de candidatos concorrentes às...
Europa

Travessia para a morte

Mais de 250 pessoas morreram, dia 22, junto à costa da Líbia na sequência do naufrágio da embarcação em madeira que se dirigia para Itália.

Hollande fragilizado

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, apresentou, na segunda-feira, 25, a demissão do seu governo. O presidente Hollande encarregou-o de formar outro.

Merkel apupada na Galiza

A polícia espanhola recorreu a bastões para dispersar uma manifestação com centenas de pessoas que protestavam...
Internacional

Acção global

O Conselho Mundial da Paz (CMP) convocou, para o próximo sábado, 30, um protesto global em defesa da paz e pelo dissolução do bloco militar imperialista. Em Portugal, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) realiza, amanhã, um acto público.

EUA preparam bombardeamentos

O governo norte-americano admite a realização de ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) na Síria ao arrepio das autoridades do país, confirmando que o avanço dos jihadistas serviu os interesses imperialistas na região.

Liquidação total

Israel reitera que os bombardeamentos contra a Faixa de Gaza vão continuar, confirmando que o propósito da ofensiva, retomada em força há cerca de uma semana, é a liquidação e expulsão dos palestinianos do território.

Conflito internacionalizado

Egipto e Emirados Árabes Unidos realizaram raides aéreos na Líbia, noticiou, segunda-feira, 25, o New York Times. Os...

Concretizar a paz

Governo moçambicano e Renamo assinaram, domingo, 24, em Maputo, um entendimento para o fim dos confrontos entre as forças...

Como a sombra do punhal

Numa carta recente à Comissão de Sentenças dos EUA, o Procurador-Geral Eric H. Holder Jr. foi assertivo na...
Argumentos
TVisto

A velha arma

Dia após dia, a televisão tem vindo a falar-nos da Ucrânia. Os telespectadores olham, ouvem, e se se contam entre os...
Festa do Avante!

Mostra da luta <br>dos trabalhadores e dos povos contra a exploração

No Espaço Internacional estarão representados partidos comunistas e as forças progressistas que, um pouco por todo o mundo, com os trabalhadores e os seus povos, resistem e lutam pelos seus direitos, contra a agressão externa, pela soberania, a liberdade e a democracia, pela melhoria das suas condições de vida, por transformações antimonopolistas e anticapitalistas, por processos de construção de sociedades sem exploração e opressão, por sociedades socialistas.

Festa da música

Anteontem, realizou-se, na Quinta da Atalaia, uma conferência de imprensa para apresentar o programa...

É fácil ir e voltar

Ir e voltar da Festa do Avante! é cada vez mais fácil. Os transportes públicos –...
Aconteceu

Economia recua consumo cai

A actividade económica em Portugal recuou 0,3 por cento em Julho, voltando a entrar em terreno negativo, segundo indicadores...

Dívida aumenta

A dívida pública portuguesa representava 134 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no final do primeiro semestre, ou seja, um...

Emigrantes aumentam remessas

As remessas enviadas pelos emigrantes nacionais subiram 3,9 por cento em Junho, para 241,3 milhões de euros, segundo revelou dia 21 o...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 30 de...

A semana em resumo

Frases

“Portugal está de luto com esta coisa [colapso do BES]. A elite portuguesa,...