Coimbra

Compromisso de luta

A organização concelhia de Coimbra do PCP realizou, no final de Outubro, a sua 10.ª assembleia, sob o lema «Por Abril, Organizar e Lutar». Nas diversas intervenções e nos documentos aprovados, reafirmou-se o compromisso de lutar pela defesa e valorização das funções sociais do Estado, do serviço público municipal, do poder local democrático, do desenvolvimento do concelho e, evidentemente, dos direitos de quem trabalha. Ou seja, pugnar por uma ruptura com décadas de política de direita no País e na autarquia.

Pela assembleia passou, também, o ataque dos sucessivos governos à escola pública, com encerramentos e desvalorização das escolas e dos que nelas trabalham, contrastando com o apoio e financiamento dos colégios privados. Nela se denunciou igualmente a política de privatização da saúde, que tem conduzido à descaracterização dos hospitais em Coimbra, com a fusão no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a falta de meios materiais e humanos nos cuidados de saúde primários a marcarem a realidade quotidiana dos profissionais e utentes do concelho.

Os comunistas não deixaram de reafirmar as exigências de reposição dos carris no ramal da Lousã, da electrificação da linha e da extinção da empresa Metro do Mondego e, ainda, do financiamento público dos Serviços Municipalizados de Transportes de Coimbra, como acontece, aliás, nos sistemas de transportes do Porto e de Lisboa.

No que respeita à análise da política da maioria PS na autarquia, concluiu-se que se tem caracterizado por uma prática centralista, em nada consentânea com os valores democráticos do poder local, e que tem contribuído para a paralisação de diversos serviços, atrasando processos e tomadas de decisão. Particularmente preocupantes são as questões relativas aos protocolos com as juntas de freguesia, que atrasam e comprometem também as obras nas freguesias.

No que diz respeito ao reforço do Partido, a assembleia estabeleceu como prioridades a acção de contacto com os membros do Partido, a organização e intervenção em grandes empresas e serviços, o recrutamento, a melhoria da organização a nível de freguesia, bairro ou área residencial, o aprofundamento da ligação aos eleitos e o reforço da capacidade financeira do Partido, dando especial atenção à campanha de fundos para aquisição da Quinta do Cabo. 




Mais artigos de: PCP

Um Partido mais forte para uma região com futuro

As medidas necessárias ao reforço do Partido e a afirmação de uma real alternativa para a Região Autónoma da Madeira foram questões dominantes no 9.º Congresso Regional do PCP, que se realizou no fim-de-semana. Jerónimo de Sousa esteve presente. 

Fundamentos da Reforma Agrária

A sessão pública promovida pelo PCP na passada segunda-feira, 10, ficou marcada pela reedição da Contribuição para o Estudo da Questão Agrária, obra incontornável de Álvaro Cunhal.

Exemplo para a luta que continua

O PCP assinalou, em iniciativas realizadas um pouco por todo o País, o 97.º aniversário da Revolução de Outubro. Mais do que a evocação de um acontecimento passado, as comemorações foram um compromisso de futuro com uma luta que continua. 

Base sólida para crescer

Se há exemplo que revela as potencialidades da acção de contactos com os membros do Partido, o da organização de freguesia de Samora Correia é claramente um deles. No que respeita a percentagens, pouco há a dizer: 100 por cento dos militantes...

Fazer uma Festa cada vez melhor

O plenário nacional de quadros que se realiza sábado na Quinta da Atalaia é um momento alto do debate em curso sobre o futuro da Festa do Avante!.

Fusão que destrói

A fusão da gestão da Carris, do Metro, da Transtejo e da Soflusa constitui «mais um passo no actual processo de degradação da oferta de transportes na área metropolitana de Lisboa». Quem o afirma são os executivos das direcções das...

Incompetência revelada

O despacho da Procuradoria-Geral da República arquivando o inquérito relacionado com a plataforma informática Citius, por «não existirem indícios do crime de sabotagem informática», veio deitar por terra a tentativa de desresponsabilização da ministra da...

Exige-se medidas excepcionais

O PCP comentou, numa nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no dia 10, o surto de legionella detectado no concelho de Vila Franca de Xira (e que, até à hora do fecho da nossa edição, tinha já matado cinco pessoas e afectado mais de 200). Para o Partido, está-se perante uma...