Encontro com CNJP

Uma de­le­gação do PCP, di­ri­gida pelo Se­cre­tário-geral, es­teve reu­nida no dia 13 com a di­recção da Co­missão Na­ci­onal Jus­tiça e Paz, in­cluindo o seu pre­si­dente Bruto da Costa. No final do en­contro, Je­ró­nimo de Sousa su­bli­nhou a con­ver­gência ve­ri­fi­cada sobre a re­a­li­dade de um País «com mais in­jus­tiças, mais de­si­gual­dades, mais em­po­bre­ci­mento, mais ex­plo­ração, mais de­pen­dência».

Se na ca­rac­te­ri­zação da si­tu­ação há «muitos pontos con­ver­gentes» entre PCP e CNJP, Je­ró­nimo de Sousa também re­alçou a con­cor­dância com al­gumas das so­lu­ções. De re­levar é, so­bre­tudo, a aber­tura ao diá­logo e a con­ver­gência na ne­ces­si­dade de mu­dança que hoje muitos ca­tó­licos as­sumem, sa­li­entou o di­ri­gente co­mu­nista. Também Al­fredo Bruto da Costa não se ma­ni­festou sur­pre­en­dido pelas pre­o­cu­pa­ções co­muns entre ambas as or­ga­ni­za­ções: «ve­ri­fi­cámos, o que não foi uma sur­presa, que o PCP tem pre­o­cu­pa­ções muito sé­rias acerca da si­tu­ação do País e que muitas dessas pre­o­cu­pa­ções são também as nossas».




Mais artigos de: PCP

Comunistas assim nunca partem

O de­sa­pa­re­ci­mento de José Ca­sa­nova, des­ta­cado di­ri­gente do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, cons­titui uma perda imensa para o co­lec­tivo par­ti­dário. Pros­se­guir o com­bate que foi o seu é a me­lhor ho­me­nagem que se lhe pode prestar.

Força da resistência<br>da luta e da alternativa

O re­forço do Par­tido, a luta contra a po­lí­tica de di­reita que afunda o País e o Alen­tejo e a afir­mação de um ca­minho al­ter­na­tivo para a re­gião do­mi­naram os tra­ba­lhos da 8.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Beja do PCP, re­a­li­zada no do­mingo, 16, em Castro Verde.

Levar a mudança ao Cabo

Mais de 200 mi­li­tantes co­mu­nistas vindos de todo o País de­ba­teram, sá­bado, 15, o fu­turo da Festa do Avante! e as exi­gên­cias que se co­locam com a compra da Quinta do Cabo. O ob­jec­tivo é apro­veitar o alar­ga­mento do es­paço para fazer uma Festa me­lhor.

Reforçar a frente antimonopolista

Num jantar com micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios, re­a­li­zado em Lisboa no dia 14, Je­ró­nimo de Sousa apelou à cons­trução de uma «vasta frente an­ti­mo­no­po­lista, capaz de criar con­di­ções para uma ver­da­deira al­ter­na­tiva po­lí­tica».

Intensificar o ritmo

Foi em Castro Verde, no intervalo da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP, que encontrámos alguns dos militantes que, em duas freguesias do concelho de Serpa, estão a levar por diante a acção de contacto com os membros do Partido: Teresa Pires e Maria...

Governo e política esgotados

Face ao es­tado de de­gra­dação eco­nó­mica, so­cial e po­lí­tica e ins­ti­tu­ci­onal a que chegou o País, este Go­verno PSD/​CDS não pode manter-se em fun­ções, rei­terou Je­ró­nimo de Sousa no co­mício do PCP em Évora.

Espaço de cultura progressista

As «Edições Avante!» e a «Página a Página – Divulgação do Livro» têm novas instalações, no Campo Grande, em Lisboa (número 220 A). No acto simbólico de inauguração da nova...