Acção de contacto com
os membros do Partido

Intensificar o ritmo

Foi em Castro Verde, no in­ter­valo da 8.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Beja do PCP, que en­con­trámos al­guns dos mi­li­tantes que, em duas fre­gue­sias do con­celho de Serpa, estão a levar por di­ante a acção de con­tacto com os mem­bros do Par­tido: Te­resa Pires e Maria José Bor­ralho, em Vale de Vargo, e Pal­mira Guer­reiro, Vir­gínia Ga­lamba e Hen­rique Vi­la­longa, em Vila Verde de Fi­calho. Muito em­bora os re­sul­tados al­can­çados sejam até ao mo­mento muito di­fe­rentes, como di­versa é a re­a­li­dade e a his­tória de cada uma das fre­gue­sias, ambas as or­ga­ni­za­ções con­tri­buem de­ci­si­va­mente para a força e im­plan­tação do Par­tido na­quela que é, no dis­trito de Beja, a maior or­ga­ni­zação con­ce­lhia, com cerca de um terço do total de mi­li­tantes.

Co­me­cemos, então, por Vale de Vargo, au­tên­tico bas­tião co­mu­nista (dentro de outro, que é o con­celho de Serpa). Aí, se­gundo conta Te­resa Pires, da Co­missão de Fre­guesia, a acção co­meçou tarde, e mal, de­vido a pro­blemas or­ga­ni­za­tivos que atra­saram o ar­ranque desta exi­gente ta­refa. A partir de me­ados do ano, su­pe­radas as di­fi­cul­dades e já com Maria José Bor­ralho como res­pon­sável pela or­ga­ni­zação, avançou-se de­ci­di­da­mente para os con­tactos, que pros­se­guem agora a bom ritmo e já com re­sul­tados vi­sí­veis. Entre eles, des­taca-se o pa­ga­mento da quo­ti­zação por todos os mi­li­tantes con­tac­tados, o au­mento do valor da quota por grande parte deles e a dis­po­ni­bi­li­dade que muitos ma­ni­fes­taram para de­sem­pe­nhar ta­refas par­ti­dá­rias.

Como sempre su­cede, os êxitos al­can­çados não caem do céu, antes se devem à de­di­cação dos mi­li­tantes, neste caso a um «nú­cleo duro» de cinco ele­mentos (entre os quais se in­clui a pró­pria Te­resa Pires), que to­maram em mãos esta ta­refa e, até ao mo­mento, fi­zeram de­zenas de con­tactos porta a porta, con­ver­sando com todos e cada um dos mi­li­tantes. Para que a acção es­teja con­cluída até final do ano, é ne­ces­sário in­ten­si­ficar o ritmo, su­blinha Maria José Bor­ralho, ga­ran­tindo que os con­tactos serão feitos também ao fim-de-se­mana. Para a res­pon­sável, as dis­po­ni­bi­li­dades re­ve­ladas nesta acção per­mi­tirão re­novar e re­forçar a Co­missão de Fre­guesia, na as­sem­bleia que em breve se re­a­li­zará.

Apro­veitar a ex­pe­ri­ência

Na fre­guesia de Vila Verde de Fi­calho, a acção está mais adi­an­tada, com 85 por cento dos mem­bros do Par­tido já con­tac­tados. O alar­ga­mento do nú­mero de mi­li­tantes com as quotas em dia e o au­mento do seu valor é, para já, o re­sul­tado mais sa­li­ente deste tra­balho. Mas há muitas po­ten­ci­a­li­dades ainda por ex­plorar, ga­rantem Pal­mira Guer­reiro, Vir­gínia Ga­lamba e Hen­rique Vi­la­longa (as duas pri­meiras in­te­gram a Co­missão de Fre­guesia e a Co­missão Con­ce­lhia de Serpa e o ter­ceiro res­ponde, nesta úl­tima, pela or­ga­ni­zação de fre­guesia).

Para os três res­pon­sá­veis, o mé­rito pelo ele­vado ín­dice de cum­pri­mento desta acção re­side na Co­missão de Re­for­mados, e na li­gação cons­tante desta com a Co­missão de Fre­guesia. Muitos da­queles que in­te­gram a Co­missão de Re­for­mados têm, para além de uma grande dis­po­ni­bi­li­dade de tempo (o que per­mite que os con­tactos sejam feitos em ho­rário la­boral), uma va­liosa ex­pe­ri­ência de tra­balho par­ti­dário, que co­locam agora ao ser­viço desta acção. A Co­missão de Fre­guesia, con­fessa Pal­mira Guer­reiro, teve «apenas» que di­vidir os mi­li­tantes a con­tactar pelos di­versos mem­bros da Co­missão de Re­for­mados, de modo a per­mitir a maior pro­xi­mi­dade pos­sível entre uns e ou­tros.

Este en­vol­vi­mento dos re­for­mados – que, no Par­tido como na fre­guesia (como um pouco por todo o Alen­tejo), as­sumem um peso nu­mé­rico muito sig­ni­fi­ca­tivo – não co­meçou com a acção de con­tactos nem se li­mita a ela. A co­missão, com­posta por oito ele­mentos e com um se­cre­ta­riado de cinco, tem uma im­por­tância cres­cente na ac­ti­vi­dade e in­ter­venção do Par­tido na fre­guesia. Na úl­tima as­sem­bleia de or­ga­ni­zação, re­a­li­zada em Ou­tubro, um dos seus mem­bros passou mesmo a in­te­grar a Co­missão de Fre­guesia.

Mas esta as­sem­bleia ficou ainda mar­cada pela res­pon­sa­bi­li­zação de al­guns jo­vens, va­lo­rizam os três res­pon­sá­veis. Quanto às ta­refas a em­pre­ender num fu­turo ime­dito, Pal­mira Guer­reiro re­sume-as assim: «en­volver os mais ve­lhos e atrair os mais novos.»




Mais artigos de: PCP

Comunistas assim nunca partem

O de­sa­pa­re­ci­mento de José Ca­sa­nova, des­ta­cado di­ri­gente do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, cons­titui uma perda imensa para o co­lec­tivo par­ti­dário. Pros­se­guir o com­bate que foi o seu é a me­lhor ho­me­nagem que se lhe pode prestar.

Força da resistência<br>da luta e da alternativa

O re­forço do Par­tido, a luta contra a po­lí­tica de di­reita que afunda o País e o Alen­tejo e a afir­mação de um ca­minho al­ter­na­tivo para a re­gião do­mi­naram os tra­ba­lhos da 8.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Beja do PCP, re­a­li­zada no do­mingo, 16, em Castro Verde.

Levar a mudança ao Cabo

Mais de 200 mi­li­tantes co­mu­nistas vindos de todo o País de­ba­teram, sá­bado, 15, o fu­turo da Festa do Avante! e as exi­gên­cias que se co­locam com a compra da Quinta do Cabo. O ob­jec­tivo é apro­veitar o alar­ga­mento do es­paço para fazer uma Festa me­lhor.

Reforçar a frente antimonopolista

Num jantar com micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios, re­a­li­zado em Lisboa no dia 14, Je­ró­nimo de Sousa apelou à cons­trução de uma «vasta frente an­ti­mo­no­po­lista, capaz de criar con­di­ções para uma ver­da­deira al­ter­na­tiva po­lí­tica».

Governo e política esgotados

Face ao es­tado de de­gra­dação eco­nó­mica, so­cial e po­lí­tica e ins­ti­tu­ci­onal a que chegou o País, este Go­verno PSD/​CDS não pode manter-se em fun­ções, rei­terou Je­ró­nimo de Sousa no co­mício do PCP em Évora.

Espaço de cultura progressista

As «Edições Avante!» e a «Página a Página – Divulgação do Livro» têm novas instalações, no Campo Grande, em Lisboa (número 220 A). No acto simbólico de inauguração da nova...

Encontro com CNJP

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral, esteve reunida no dia 13 com a direcção da Comissão Nacional Justiça e Paz, incluindo o seu presidente Bruto da Costa. No final do encontro, Jerónimo de Sousa sublinhou a...