Afirmar a RTP como grande estação

Em resposta às solicitações de diversos órgãos de comunicação social para que comentasse a possível aquisição, pela RTP, dos direitos de transmissão televisiva da Liga dos Campeões, o PCP – num comunicado do seu Gabinete de Imprensa, emitido no dia 3 – acusa o Governo de ter como principal motivação desta polémica uma «intervenção desenvolvida a partir da tese da defesa dos dinheiros públicos, mas de facto orientada para retirar à RTP todo o tipo de programação de grande impacto». O objectivo, acusam os comunistas, é remeter a estação pública de televisão a um papel «cada vez mais insignificante no plano televisivo nacional».

Esta polémica reflecte ainda a tentativa de intervenção do Governo na programação da RTP, o que é contrário à lei, recorda o PCP, para quem fica ainda evidente a «hipocrisia que constituiu a criação do chamado Conselho Geral Independente, em nome da necessidade de desgovernamentalizar a programação» da estação. Os comunistas lembram que o apoio e a transmissão de iniciativas culturais e desportivas de diversa índole, incluindo as competições nacionais de futebol «que estão actualmente capturadas por operadores privados», em nada colide com o cumprimento de serviço público a que a RTP está obrigada. Aliás, acrescenta, a própria transmissão dos jogos da Liga dos Campeões está prevista no contrato de concessão de serviço público assinado pelo Governo e pelo conselho de administração da RTP.

Reconhecendo a necessidade de aferir os valores envolvidos e as disponibilidades da RTP, bem como a prioridade a conceder à Liga dos Campeões em detrimento de outras competições desportivas, o PCP considera imperioso «combater operações que visam a degradação da imagem da RTP, bem como todos os processos que estão em curso para a arredar de tudo quanto possa contribuir para a sua afirmação enquanto grande estação pública de televisão em benefício claro dos operadores privados detidos pelos grupos económicos».   



Mais artigos de: PCP

Força de resistência, luta e transformação

A 11.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, realizada no sábado, 6, revelou um Partido mais forte, mais interventivo e com um papel mais activo na dinamização da luta dos trabalhadores e do povo do distrito. Na resolução política aprovada aponta-se a consolidação e prosseguimento do reforço do Partido e afirma-se um rumo alternativo para o desenvolvimento da região.

Por um País digno e soberano

O PCP promoveu, na sexta-feira, 5, dezenas de iniciativas em todo o País, destinadas a afirmar a necessidade e possibilidade de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, e os seus eixos fundamentais. A acção constou de tribunas públicas e distribuições de documentos em várias localidades, empresas e locais de trabalho, assentando no contacto directo com os trabalhadores e o povo.

Um revolucionário de corpo inteiro

O PCP homenageou, no passado dia 3, um dos seus mais destacados construtores, Sérgio Vilarigues, por ocasião do centenário do seu nascimento.

Por uma Europa dos povos

Jerónimo de Sousa esteve em Bruxelas, anteontem e ontem, a participar num jantar com militantes do Partido e num encontro com deputados do GUE/NGL.

O Partido da alternativa

«Os partidos não são todos iguais», afirmou no sábado Jerónimo de Sousa, no jantar de fim de ano promovido pela Direcção da Organização Regional de Braga do PCP.

Vale a pena lutar

Na segunda-feira, Jerónimo de Sousa participou no Almoço de Natal da Organização Regional de Santarém, que reuniu cerca de 500 pessoas em Benavente. Uma vez mais, o Secretário-geral do PCP voltou a afirmar que «existe...

Superar desafios e crescer

Cada organização partidária confronta-se, na concretização da acção de contactos com os membros do Partido (como, aliás, de qualquer outra tarefa), com diferentes obstáculos e desafios, que variam de acordo com factores como a sua...

Construção colectiva

São muitas as organizações partidárias que continuam a realizar as suas assembleias, definindo metas e objectivos e responsabilizando quadros. No fundo, reforçando o Partido.

Recordar Urbano Tavares Rodrigue

Por iniciativa da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, no dia em que Urbano Tavares Rodrigues completaria 91 anos – 6 de Dezembro –, o auditório da Biblioteca Nacional compôs-se para prestar homenagem ao cidadão,...

Festa do Avante!

A 39.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2015, na Quinta da Atalaia, já tem cartaz, elemento indispensável à promoção daquela que é a maior realização político-cultural do País. Num momento...