Acção de contactos com os membros do Partido

Superar desafios e crescer

Image 17216

Cada organização partidária confronta-se, na concretização da acção de contactos com os membros do Partido (como, aliás, de qualquer outra tarefa), com diferentes obstáculos e desafios, que variam de acordo com factores como a sua força, influência e prestígio, a dimensão das freguesias ou concelhos, a dispersão da população e a composição social. A superação dos obstáculos depende, em grande medida, da capacidade de definir os caminhos mais conformes com as realidades existentes nas áreas de intervenção de cada uma das organizações do Partido.

No concelho do Porto, foram já contactados 800 militantes, o que representa uma parte muito significativa do total de membros do Partido. Como contou ao Avante! Sara Santos, do executivo da Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP, o evidente êxito desta acção assenta na estruturação do Partido por freguesias, sectores profissionais e frentes de intervenção. Ao todo, valorizou a responsável, estão envolvidos nos contactos cerca de meia centena de quadros de todas estas organizações de base.

Entre os resultados alcançados até ao momento, Sara Santos destaca desde logo os 47 recrutamentos verificados, tanto mais assinaláveis quanto há muito que não se registava na cidade do Porto mais de 30 novas adesões anuais ao PCP. O facto de a maioria destes novos militantes serem jovens tem um significado especial, considera a dirigente, lembrando que o Porto é um concelho particularmente envelhecido, o que não deixa de se repercutir na organização do Partido.

Garantindo que estes recrutamentos contribuirão para rejuvenescer os organismos partidários na cidade, Sara Santos destacou que isto está já a suceder em muitas organizações de freguesia e em sectores profissionais. Em várias assembleias realizadas ao longo do ano, foram integrados nos organismos de direcção vários destes novos militantes.

Mas a acção deu outros frutos, acrescentou a dirigente, destacando a regularização do pagamento de quotas por muitos militantes e, em alguns casos, o aumento do valor da quotização. Mais atrasado está o alargamento da difusão da imprensa do Partido, confessa Sara Santos, ressalvando que esta questão merecerá uma grande atenção nos tempos mais próximos. Outro grande mérito desta acção é o de permitir traçar um retrato muito fiel da organização concelhia, o que, para a dirigente comunista, abre portas para uma mais eficaz intervenção do Partido em colectividades e associações.

Decisões audaciosas

Em Paços de Ferreira  , concelho do interior do distrito do Porto, a acção está muito adiantada: foram já contactados 80 por cento dos membros do Partido aí organizados. Ao contrário do que sucede na capital do distrito, em Paços de Ferreira a responsabilidade pelos contactos recaiu num núcleo restrito de militantes, o que se pode explicar pela menor estruturação da organização e pela concentração da grande maioria dos membros do Partido numa única freguesia, Freamunde.

Armando Amorim, responsável pela organização concelhia e, desde sábado, membro da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, sublinha a importância desta acção e dos seus resultados: a regularização das quotas e o pagamento destas por quase todos os militantes estão entre os mais relevantes. Armando Amorim conta que a acção nacional de contactos com os membros do Partido se realizou pouco depois de, em Paços de Ferreira, ter sido levada a cabo uma campanha concelhia de reforço da organização partidária, com os mesmos objectivos. Ambas resultaram num reforço real do Partido.

Desde essa altura, foram «recuperados» militantes que há muito não tinham qualquer intervenção; destes, dois foram eleitos delegados à 11.ª Assembleia da Organização Regional do Porto, realizada no sábado, 6. Dos poucos militantes recentemente recrutados para o Partido no concelho, alguns estão já inseridos na actividade quotidiana, tendo um deles sido eleito para a Comissão Concelhia na assembleia que teve lugar em Novembro. Foi também graças a essa campanha concelhia que o Avante! passou a chegar aos comunistas de Paços de Ferreira, o que até então não acontecia.

Para o futuro, Armando Amorim aponta o alargamento do núcleo activo e a dinamização de acções de formação ideológica como duas das prioridades do Partido no concelho.




Mais artigos de: PCP

Força de resistência, luta e transformação

A 11.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, realizada no sábado, 6, revelou um Partido mais forte, mais interventivo e com um papel mais activo na dinamização da luta dos trabalhadores e do povo do distrito. Na resolução política aprovada aponta-se a consolidação e prosseguimento do reforço do Partido e afirma-se um rumo alternativo para o desenvolvimento da região.

Por um País digno e soberano

O PCP promoveu, na sexta-feira, 5, dezenas de iniciativas em todo o País, destinadas a afirmar a necessidade e possibilidade de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, e os seus eixos fundamentais. A acção constou de tribunas públicas e distribuições de documentos em várias localidades, empresas e locais de trabalho, assentando no contacto directo com os trabalhadores e o povo.

Um revolucionário de corpo inteiro

O PCP homenageou, no passado dia 3, um dos seus mais destacados construtores, Sérgio Vilarigues, por ocasião do centenário do seu nascimento.

Por uma Europa dos povos

Jerónimo de Sousa esteve em Bruxelas, anteontem e ontem, a participar num jantar com militantes do Partido e num encontro com deputados do GUE/NGL.

O Partido da alternativa

«Os partidos não são todos iguais», afirmou no sábado Jerónimo de Sousa, no jantar de fim de ano promovido pela Direcção da Organização Regional de Braga do PCP.

Vale a pena lutar

Na segunda-feira, Jerónimo de Sousa participou no Almoço de Natal da Organização Regional de Santarém, que reuniu cerca de 500 pessoas em Benavente. Uma vez mais, o Secretário-geral do PCP voltou a afirmar que «existe...

Construção colectiva

São muitas as organizações partidárias que continuam a realizar as suas assembleias, definindo metas e objectivos e responsabilizando quadros. No fundo, reforçando o Partido.

Recordar Urbano Tavares Rodrigue

Por iniciativa da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, no dia em que Urbano Tavares Rodrigues completaria 91 anos – 6 de Dezembro –, o auditório da Biblioteca Nacional compôs-se para prestar homenagem ao cidadão,...

Afirmar a RTP como grande estação

Em resposta às solicitações de diversos órgãos de comunicação social para que comentasse a possível aquisição, pela RTP, dos direitos de transmissão televisiva da Liga dos Campeões, o PCP – num comunicado do seu Gabinete de...

Festa do Avante!

A 39.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2015, na Quinta da Atalaia, já tem cartaz, elemento indispensável à promoção daquela que é a maior realização político-cultural do País. Num momento...