Jerónimo de Sousa em Bruxelas

Por uma Europa dos povos

Je­ró­nimo de Sousa es­teve em Bru­xelas, an­te­ontem e ontem, a par­ti­cipar num jantar com mi­li­tantes do Par­tido e num en­contro com de­pu­tados do GUE/​NGL.

A luta em Por­tugal con­tribui para uma outra Eu­ropa

Image 17221

Je­ró­nimo de Sousa es­teve, ontem de manhã, no Par­la­mento Eu­ropeu para um en­contro com de­pu­tados e com a pre­si­dência do GUE/​NGL (Grupo de Es­querda Uni­tária/ Es­querda Verde Nór­dica), grupo po­lí­tico ao qual per­tencem os de­pu­tados do PCP. O Se­cre­tário-geral es­teve acom­pa­nhado por Ma­nuela Ber­nar­dino e Ângelo Alves, res­pec­ti­va­mente do Se­cre­ta­riado e da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral do Par­tido.

Du­rante a manhã, o Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou na reu­nião ple­nária do GUE/​NGL, na qual co­locou as prin­ci­pais di­fi­cul­dades com que o povo e os tra­ba­lha­dores por­tu­gueses se de­frontam, re­sul­tantes da po­lí­tica de di­reita do Go­verno PSD/​CDS e das po­lí­ticas da troika, sa­li­en­tando também a res­posta de luta firme dos tra­ba­lha­dores por­tu­gueses a estas po­lí­ticas, im­por­tante con­tri­buto so­li­dário para a cons­trução de uma outra Eu­ropa. Es­ti­veram pre­sentes de­zenas de de­pu­tados de di­fe­rentes países, muitos dos quais co­lo­caram di­versas ques­tões acerca da aná­lise do PCP sobre as po­lí­ticas da UE e da cons­trução de uma al­ter­na­tiva po­lí­tica na Eu­ropa. Num de­bate que se re­velou rico e fru­tuoso, Je­ró­nimo de Sousa re­feriu-se à União Eu­ro­peia en­quanto pro­cesso de in­te­gração ca­pi­ta­lista, com o qual urge fazer rup­turas, de forma a ul­tra­passar os con­di­ci­o­na­lismos ao de­sen­vol­vi­mento dos países, e da ne­ces­si­dade de de­sen­volver po­lí­ticas de es­querda que res­gatem a so­be­rania, ca­minho es­sen­cial para o es­ta­be­le­ci­mento de uma ver­da­deira co­o­pe­ração entre os povos.

O di­ri­gente do PCP su­bli­nhou ainda a im­por­tância do GUE/​NGL como grupo con­fe­deral, es­paço de con­ver­gência com um já longo pa­tri­mónio de in­ter­venção, sa­li­en­tando a im­por­tância da co­o­pe­ração, no quadro do res­peito mútuo das di­fe­renças e es­pe­ci­fi­ci­dades de cada par­tido e de cada país, e no qual os tra­ba­lha­dores eu­ro­peus iden­ti­fi­quem a al­ter­na­tiva à di­reita e à so­cial-de­mo­cracia. Du­rante a tarde, Je­ró­nimo de Sousa e a de­le­gação do PCP es­ti­veram reu­nidos com o Pre­si­dium do GUE/​NGL e com de­le­ga­ções de vá­rios países.

Jantar com emi­grantes

Na vés­pera, Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou num jantar com mi­li­tantes do Par­tido e ou­tros ele­mentos da co­mu­ni­dade por­tu­guesa re­si­dente na Bél­gica. A ini­ci­a­tiva, aco­lhida pela or­ga­ni­zação do PCP nesse país e pela As­so­ci­ação de Por­tu­gueses Emi­grados na Bél­gica (APEB), em cujas ins­ta­la­ções se re­a­lizou o jantar, juntou mais de 70 pes­soas.

Na sua in­ter­venção, o Se­cre­tário-geral do Par­tido falou sobre a si­tu­ação so­cial e po­lí­tica em Por­tugal, des­ta­cando as lutas dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês contra a po­lí­tica de di­reita e por uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda. Re­feriu-se ainda à si­tu­ação do País no cha­mado «pós-troika» e à ilusão que os par­tidos da al­ter­nância tentam criar ao apre­go­arem o su­posto fim dos sa­cri­fí­cios.

Je­ró­nimo de Sousa apelou ainda aos pre­sentes para que re­gu­la­rizem a sua si­tu­ação elei­toral, pelo con­tri­buto que isso pode trazer para a al­te­ração do rumo do País. 

 



Mais artigos de: PCP

Força de resistência, luta e transformação

A 11.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP, re­a­li­zada no sá­bado, 6, re­velou um Par­tido mais forte, mais in­ter­ven­tivo e com um papel mais ac­tivo na di­na­mi­zação da luta dos tra­ba­lha­dores e do povo do dis­trito. Na re­so­lução po­lí­tica apro­vada aponta-se a con­so­li­dação e pros­se­gui­mento do re­forço do Par­tido e afirma-se um rumo al­ter­na­tivo para o de­sen­vol­vi­mento da re­gião.

Por um País digno e soberano

O PCP pro­moveu, na sexta-feira, 5, de­zenas de ini­ci­a­tivas em todo o País, des­ti­nadas a afirmar a ne­ces­si­dade e pos­si­bi­li­dade de uma po­lí­tica al­ter­na­tiva, pa­trió­tica e de es­querda, e os seus eixos fun­da­men­tais. A acção constou de tri­bunas pú­blicas e dis­tri­bui­ções de do­cu­mentos em vá­rias lo­ca­li­dades, em­presas e lo­cais de tra­balho, as­sen­tando no con­tacto di­recto com os tra­ba­lha­dores e o povo.

Um revolucionário de corpo inteiro

O PCP ho­me­na­geou, no pas­sado dia 3, um dos seus mais des­ta­cados cons­tru­tores, Sérgio Vi­la­ri­gues, por oca­sião do cen­te­nário do seu nas­ci­mento.

O Partido da alternativa

«Os par­tidos não são todos iguais», afirmou no sá­bado Je­ró­nimo de Sousa, no jantar de fim de ano pro­mo­vido pela Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Braga do PCP.

Vale a pena lutar

Na segunda-feira, Jerónimo de Sousa participou no Almoço de Natal da Organização Regional de Santarém, que reuniu cerca de 500 pessoas em Benavente. Uma vez mais, o Secretário-geral do PCP voltou a afirmar que «existe...

Superar desafios e crescer

Cada organização partidária confronta-se, na concretização da acção de contactos com os membros do Partido (como, aliás, de qualquer outra tarefa), com diferentes obstáculos e desafios, que variam de acordo com factores como a sua...

Construção colectiva

São muitas as or­ga­ni­za­ções par­ti­dá­rias que con­ti­nuam a re­a­lizar as suas as­sem­bleias, de­fi­nindo metas e ob­jec­tivos e res­pon­sa­bi­li­zando qua­dros. No fundo, re­for­çando o Par­tido.

Recordar Urbano Tavares Rodrigue

Por iniciativa da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, no dia em que Urbano Tavares Rodrigues completaria 91 anos – 6 de Dezembro –, o auditório da Biblioteca Nacional compôs-se para prestar homenagem ao cidadão,...

Afirmar a RTP como grande estação

Em resposta às solicitações de diversos órgãos de comunicação social para que comentasse a possível aquisição, pela RTP, dos direitos de transmissão televisiva da Liga dos Campeões, o PCP – num comunicado do seu Gabinete de...

Festa do Avante!

A 39.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2015, na Quinta da Atalaia, já tem cartaz, elemento indispensável à promoção daquela que é a maior realização político-cultural do País. Num momento...