Momentos de confiança em Alpiarça e Évora

Portugal tem futuro

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou, no do­mingo, 27, num al­moço em Al­pi­arça, que ul­tra­passou todas as ex­pec­ta­tivas, e num gran­dioso co­mício em Évora.

Há so­lução para os pro­blemas do País

Image 19102

Em Al­pi­arça, dis­trito de San­tarém, as mais de 800 pes­soas que es­ti­veram na Nave Des­por­tiva/​Re­cinto da Feira re­for­çaram e deram ânimo à força, de ho­mens e mu­lheres, que faz a di­fe­rença. «Gente séria» que na As­sem­bleia da Re­pú­blica es­tará, como sempre acon­teceu, ao lado dos tra­ba­lha­dores e da po­pu­lação em de­fesa dos seus in­te­resses e as­pi­ra­ções.

Ali, na­quele dis­trito, a con­fi­ança num bom re­sul­tado elei­toral é muita e ba­seia-se no tra­balho de­sen­vol­vido. An­tónio Fi­lipe volta a en­ca­beçar a lista da Co­li­gação PCP-PEV pelo cír­culo elei­toral de San­tarém. Mi­guel Silva, Ana­bela França, Joana Fer­reira, Luís Lou­renço, Cris­tina Tomé, Au­gusto Fi­guei­redo, Inês Cor­reia, Rui Al­deano, Fer­nanda Car­digo, Sónia Co­lasso, Paulo Ma­cedo, Fi­lipa Ro­dri­gues e João Luís Ma­deira Lopes com­pletam a lista dos can­di­datos efec­tivos.

No palco – cha­mados um a um por An­tónio Fer­reira, man­da­tário da CDU e do Exe­cu­tivo da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de San­tarém (DORSA) do PCP – jun­taram-se ainda os can­di­datos con­ce­lhios: Luís Pei­xoto, Carla Pe­reira, Cou­tinho Lopes, Mário Fer­nando Pe­reira, Carlos Cou­tinho, Mário Júlio, José Brás, Júlia Amorim, Luís Al­berto, Te­resa Santos, Victor Mendes, Mário Ro­dri­gues, Carlos Fi­lipe, Paulo Co­laço, Fran­cisco Mo­desto, Carla Pisco, João Car­pin­teiro, Isabel Matos, Carlos Tomé, José Ma­nuel Du­arte e Tiago Fontes.

O mo­mento contou ainda com a pre­sença de João Osório, da DORSA do PCP, Oc­távio Au­gusto, da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral do PCP e res­pon­sável pela DORSA do PCP, Ma­nuela Pinto Ângelo, do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP, e Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-Geral do PCP.

Al­ter­na­tiva à des­crença

De­pois das in­ter­ven­ções de João Ma­deira Lopes, que é também membro da As­so­ci­ação In­ter­venção De­mo­crá­tica, e de Ana­bela França, do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes», An­tónio Fi­lipe sa­li­entou que «há uma al­ter­na­tiva à des­crença, um ca­minho de es­pe­rança, so­lu­ções para uma vida me­lhor com o voto e o re­forço da CDU», tendo as­su­mido o com­pro­misso de, na pró­xima le­gis­la­tura, entre muitas ou­tras me­didas, propor a re­po­sição das «fre­gue­sias que foram rou­badas ao povo», assim como lutar «por me­lhores aces­si­bi­li­dades e contra as por­ta­gens na A23 e na A13». A con­clusão do IC3, entre o En­tron­ca­mento e Al­meirim, e o ar­ranjo da ponte entre Santa Justa e Couço, não serão es­que­cidas pelos de­pu­tados do PCP e do PEV.

Por seu lado, Je­ró­nimo de Sousa co­meçou por va­lo­rizar o facto de, na­quele al­moço, es­tarem muitos in­de­pen­dentes, o que de­monstra que «a CDU está a crescer e a avançar». O Se­cre­tário-geral do PCP co­mentou ainda as de­cla­ra­ções pro­fe­ridas, no dia an­te­rior, por Passos Co­elho, em que pro­meteu não cortar sa­lá­rios nem pen­sões. «As pro­messas e as de­cla­ra­ções de Passos Co­elho, tendo em conta o que disse no pas­sado e fez no pre­sente, valem tanto como um tostão fu­rado. Não têm cre­di­bi­li­dade ne­nhuma, porque mentiu quando disse que não cor­tava pen­sões, re­formas e sa­lá­rios, e não atingia os mais po­bres», acusou, lem­brando que, mesmo que isso fosse ver­dade, «nada seria de­vol­vido». «Passos Co­elho diz que quer pôr o conta-qui­ló­me­tros a zero para manter as in­jus­tiças e todo o seu pro­grama de ex­torsão do povo e dos seus di­reitos», cri­ticou.

De­si­gual­dades ter­ri­to­riais

De­pois de Al­pi­arça, após 160 qui­ló­me­tros, o Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou num grande co­mício, com muitas cen­tenas de pes­soas, no Te­atro Garcia de Re­sende, em Évora, onde acusou PS, PSD e CDS de, com a sua po­lí­tica de des­truição eco­nó­mica e so­cial, terem con­tri­buído para au­mentar as as­si­me­trias e as de­si­gual­dades ter­ri­to­riais.

As con­sequên­cias estão à vista de todos: ex­pul­saram para a emi­gração meio mi­lhão de por­tu­gueses, rou­baram as fre­gue­sias ao povo, en­cer­raram es­colas, cen­tros de saúde e re­par­ti­ções pú­blicas, fe­charam postos e es­ta­ções de cor­reio, re­du­zindo pes­soal e os cir­cuitos de dis­tri­buição postal para as­se­gurar que os CTT fossem pri­va­ti­zados com o mais baixo nível de pres­tação de ser­viços.

Ainda se­gundo Je­ró­nimo de Sousa, PS, PSD e CDS cor­taram ainda «cen­tenas de mi­lhões de euros às au­tar­quias im­pondo-lhes a re­dução de tra­ba­lha­dores, cortes no in­ves­ti­mento e a re­tracção na eco­nomia local» e «co­zi­nharam os mi­lhares de mi­lhões de euros dos fundos co­mu­ni­tá­rios, ga­ran­tindo que a posta prin­cipal fosse para os grupos eco­nó­micos e os agrá­rios, dei­xando uma mi­galha para pro­mover o com­bate às as­si­me­trias».

O Se­cre­tário-geral do PCP de­fendeu, por isso, «um amplo leque de po­lí­ticas in­te­gradas e di­na­mi­zadas re­gi­o­nal­mente», que passam por «um poder re­gi­onal com a re­gi­o­na­li­zação», «or­ça­mentos do Es­tado e fundos co­mu­ni­tá­rios com forte des­cri­mi­nação po­si­tiva dos ter­ri­tó­rios atin­gidos pela de­ser­ti­fi­cação», «outra po­lí­tica agrí­cola e flo­restal, outra visão para rein­dus­tri­a­lizar o País e para as redes de dis­tri­buição co­mer­cial» e «criar uma oferta de em­prego, es­tável, bem re­mu­ne­rado e com di­reitos».

Son­dagem do povo

João Oli­veira, ca­beça de lista da CDU pelo cír­culo elei­toral de Évora, in­formou que a CDU, nas úl­timas se­manas, tem feito uma cam­panha «à porta das em­presas, nos lo­cais de tra­balho, nos cafés, nas ruas, nas praças a con­tactar os tra­ba­lha­dores e o povo», re­sul­tando numa son­dagem diária que mostra re­sul­tados bem di­fe­rentes de ou­tras [son­da­gens]. «Mostra-nos que as pes­soas estão fartas de ser en­ga­nadas pela troika PS/​PSD/​CDS e que há cada vez mais gente a re­co­nhecer na Co­li­gação PCP-PEV a força de con­fi­ança a quem vão dar o seu voto», re­alçou.

O can­di­dato teceu ainda fortes crí­ticas ao PSD e ao CDS, que «fogem das suas res­pon­sa­bi­li­dades como o diabo da cruz» ao não «as­sumir o de­sastre para que em­pur­raram o País». Por seu lado, o PS «con­centra-se em com­bater a CDU» em vez de «atacar PSD e CDS e a po­lí­tica de di­reita que tem des­truído o dis­trito».

Para além de Ma­nuela Cunha, da Co­missão Exe­cu­tiva do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV), que apelou ao voto na CDU, no palco es­ti­veram ainda os can­di­datos Sara Fer­nandes, Valter Loios, Lina Maltez, Tiago Al­deias e Júlio Re­belo, assim como o man­da­tário dis­trital, Carlos Pinto de Sá.

Foram ainda cha­mados João Mar­tins, da Co­missão Exe­cu­tiva do PEV, João Pau­zinho, do Co­mité Cen­tral do PCP e res­pon­sável pela Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Évora do PCP, e João Dias Co­elho, da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral do PCP. No início ac­tu­aram os Peña Ca­li­mocho.




Mais artigos de: Legislativas

CDU com toda a confiança

Três mil pes­soas en­cheram, no sá­bado, o re­cinto do Com­plexo Mu­ni­cipal dos Des­portos Ci­dade de Al­mada em mais um gran­dioso co­mício da CDU, no qual de­sem­bocou a po­de­rosa «Marcha pela pro­dução e a so­be­rania», ini­ciada junto ao Ar­senal do Al­feite.

Confiar em quem se conhece

No sá­bado de manhã, horas antes do grande co­mício de Al­mada, Je­ró­nimo de Sousa e vá­rios can­di­datos da CDU pelo cír­culo elei­toral de Se­túbal con­tac­taram com a po­pu­lação do centro de Al­co­chete.

Ouvir, esclarecer, mobilizar

A CDU cresce e avança, cresce em mo­bi­li­zação, em apoio, em con­fi­ança. O co­mício no Ateneu Ar­tís­tico Vi­la­fran­quense, em Vila Franca de Xira, re­a­li­zado dia 23, com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa, disso mesmo deu tes­te­munho com uma en­chente como há muito por ali não se via.

CDU recebida <br>de braços abertos

Ao quarto dia de cam­panha da CDU Je­ró­nimo de Sousa voltou a Lisboa para par­ti­cipar numa ar­ruada cheia de força e ale­gria que mo­bi­lizou cerca de dois mil ac­ti­vistas e sim­pa­ti­zantes.

Fazer do voto <br>uma afirmação de vida

O aban­dono do in­te­rior e a de­gra­dação das con­di­ções de vida dos re­for­mados es­ti­veram em des­taque no pé­riplo que Je­ró­nimo de Sousa efec­tuou, quinta-feira, 27, por Beja, Moura e Serpa (ver caixa).

Comício magnífico em Faro

De­pois de ac­ções nas ruas de Lagos e Olhão, a sexta-feira de Je­ró­nimo de Sousa no Al­garve ter­minou em Faro, com um co­mício em que par­ti­ci­param quase 800 pes­soas e onde foram pa­tentes a ale­gria e o en­tu­si­asmo.

Com os mesmos não se muda

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou, na se­gunda-feira, 28, numa grande ar­ruada em Gon­domar e num en­contro com in­te­lec­tuais e ar­tistas, no Porto.

CDU pode eleger por Aveiro

O co­mício da CDU que, na se­gunda-feira, fez trans­bordar o au­di­tório da bi­bli­o­teca mu­ni­cipal de Santa Maria da Feira, au­mentou a con­fi­ança na pos­si­bi­li­dade de um re­forço elei­toral con­si­de­rável.

CDU consolida reforço

As ac­ções da jor­nada elei­toral de an­te­ontem, na Pa­rede, na Ama­dora e em Lisboa, su­bli­nharam a pos­si­bi­li­dade de cres­ci­mento do PCP-PEV no pró­ximo dia 4 de Ou­tubro. Até à ida às urnas, no en­tanto, há ainda muitos votos para ga­nhar, ad­verte Je­ró­nimo de Sousa.

Juventude com a CDU

A Ju­ven­tude CDU está com uma grande di­nâ­mica em todo o País. A cada dia que passa, são cada vez mais os jo­vens que res­pon­sa­bi­lizam a po­lí­tica de di­reita (PS, PSD e CDS) pelo rumo de des­truição do País e das suas vidas e en­con­tram na CDU a res­posta que têm pro­cu­rado.

CDU cresce <br>no distrito de Setúbal

Centenas de pessoas participaram, no dia 19, no Barreiro, numa marcha promovida pela CDU contra o empobrecimento do povo e do País, e pela valorização da produção nacional. Nesta acção de luta marcaram presença Francisco Lopes, cabeça de lista da CDU pelo...

Apoiamos a CDU

Ana Baiôa – professora de piano Armando Possante – cantor lírico e professor Augusto Pólvora – presidente da Câmara de Sesimbra Carlos Antunes – arquitecto, director do Centro de Artes Plásticas de Coimbra Dinis de Almeida – militar de...