Preh alemã trava aumentos

Da casa-mãe, na Alemanha, vieram instruções para travar uma resposta favorável ao aumento dos salários dos trabalhadores da Preh Portugal, na Trofa, denunciou na terça-feira, dia 19, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte, que convocou para ontem três plenários, de forma a abranger o pessoal dos diferentes horários, para decidir uma resposta de luta.

Num comunicado aos trabalhadores, o SITE Norte informou que a gerência da filial portuguesa, «depois de afirmar aos representantes dos trabalhadores que estava atrabalhar para dar um bom aumento salarial”» este ano, acabou por, numa reunião que teve segunda-feira com a CT, comunicar que o Grupo Preh inviabilizou tal possibilidade, «não indo além do miserável aumento de 1,3 por cento, equiparado à inflação previsível para 2016».

A informação torna-se ainda mais grave, comenta o sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN, porque a administração da multinacional alemã «faz suportar tal despropósito no facto de entender que “os trabalhadores da unidade portuguesa têm custos mais elevados que os trabalhadores alemães”». Além do mais, «os lucros que a unidade portuguesa tem vindo a alcançar, numa linha ascensional», levam o sindicato a prever que nas contas de 2015, ainda por divulgar, esses resultados «serão repetidos ou mesmo ultrapassados».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Luta na OGMA com apoio na rua

Na marcha de dia 13, quarta-feira, pelas ruas de Alverca, os trabalhadores da OGMA receberam caloroso apoio da população à sua luta por melhores salários e por emprego com direitos.

Mentiras e ingerência da CE

A Comissão Europeia «vai ao ponto de recorrer à mentira, manipulação e especulação», no último relatório de «recomendações» a Portugal, divulgado dia 18, acusou anteontem a CGTP-IN.

CESP vai hoje ao Pingo Doce

O Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal convocou para hoje, às 13 horas, uma concentração de dirigentes, delegados e activistas sindicais e outros trabalhadores, frente à sede do Pingo Doce e do Grupo Jerónimo Martins, em Lisboa, com o...

Greve na CaetanoBus

Por aumentos salariais para todos, sem discriminações, os trabalhadores da Caetanobus fizeram greve na segunda-feira, dia 18, por uma hora, e realizaram uma concentração frente à sede da empresa, em Vila Nova de Gaia, no local onde também está...

Mais de cinco mil contra DL 133/2013

A petição a exigir a revogação do Decreto-Lei N.º 133/2013, promovida por estruturas do movimento sindical unitário, como a Fectrans e a Fiequimetal e respectivos sindicatos filiados, foi entregue na Assembleia da República no dia 13,...