Jerónimo de Sousa na Baixa da Banheira

Recepção calorosa

Je­ró­nimo de Sousa vi­sitou no pas­sado sá­bado, 9, as festas po­pu­lares em honra de S. José Ope­rário, na Na Baixa da Ba­nheira. Du­rante cerca de uma hora, em con­vi­da­tiva noite de Verão, per­correu a prin­cipal ar­téria da­quela vida do con­celho da Moita, acom­pa­nhado de uma nu­me­rosa co­mi­tiva na qual se in­cluíam di­ri­gentes re­gi­o­nais e na­ci­o­nais do PCP, como Mar­ga­rida Bo­telho, da Co­missão Po­lí­tica, bem como eleitos da CDU, entre os quais Rui Garcia, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal, e Nuno Ca­vaco, pre­si­dente da União das Fre­gue­sias de Baixa da Ba­nheira e Vale da Amo­reira.

Entre um mar de gente que cir­cu­lava ou que ocu­pava as inú­meras es­pla­nadas que pre­en­chiam o es­paço pú­blico, o líder co­mu­nista foi ca­lo­ro­sa­mente re­ce­bido com ma­ni­fes­ta­ções de sim­patia, dis­tri­buiu beijos e abraços, cum­pri­mentou fei­rantes, trocou breves im­pres­sões, aqui e e ali, com al­guns dos muitos que o in­ter­pe­laram.

Um pouco mais de tempo de­dicou o líder co­mu­nista ao nú­cleo mu­se­o­ló­gico da Baixa da Ba­nheira, as­se­gu­rado por um grupo de vo­lun­tá­rios, onde está pa­tente uma ex­po­sição cons­ti­tuída por ob­jectos an­tigos, por fer­ra­mentas dos mais va­ri­ados ofí­cios, entre tantos ou­tros ele­mentos li­gados à his­tória da vila da Baixa da Ba­nheira e ao quo­ti­diano das suas gentes.

Antes, numa breve de­cla­ração à im­prensa, o Se­cre­tário-geral do PCP con­si­derou que even­tuais san­ções das ins­tân­cias eu­ro­peias a Por­tugal são «ina­cei­tá­veis», in­sur­gindo-se contra re­gras da União Eu­ro­peia que em sua opi­nião deixam o País pe­rante um «cu­telo per­ma­nente».

«As san­ções são ina­cei­tá­veis e devem ser re­cu­sadas li­mi­nar­mente. Mas, mesmo que as san­ções fi­quem pelo ca­minho, existem ou­tras ques­tões, como as re­gras que levam a essas san­ções», sa­li­entou Je­ró­nimo de Sousa, dando como exemplo as im­po­si­ções que de­correm do Tra­tado Or­ça­mental.



Mais artigos de: PCP

Romper com imposições e condicionamentos

Num co­mu­ni­cado de an­te­ontem, 12, o PCP re­a­firma a sua frontal re­jeição à chan­tagem da União Eu­ro­peia e apela à uni­dade do povo por­tu­guês em de­fesa dos seus di­reitos e do in­te­resse na­ci­onal.

Alegria de viver e lutar

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou re­cen­te­mente no con­vívio re­gi­onal de Aveiro do PCP, re­a­li­zado no Parque Álvaro Nora, em Es­tar­reja, no qual es­ti­veram pre­sentes cen­tenas de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido.

Defender os postos de trabalho

O PCP de­nuncia a in­tenção da Au­to­eu­ropa em pro­mover des­pe­di­mentos em em­presas que la­boram no parque in­dus­trial e ga­rante que se ba­terá em de­fesa dos postos de tra­balho.

Em defesa da Saúde pública

Os co­mu­nistas não poupam es­forços na luta pela ma­nu­tenção de uni­dades de saúde na es­fera pú­blica, com as va­lên­cias e os pro­fis­si­o­nais ade­quados às ne­ces­si­dades das po­pu­la­ções, e, nesse sen­tido, levam à prá­tica uma in­tensa acção rei­vin­di­ca­tiva e pro­po­si­tiva.

Justas homenagens

A Comissão Concelhia de Loures do PCP, evocou, segunda-feira, 4 de Julho, com uma romagem ao memorial na estrada da Bemposta-Bucelas e uma sessão evocativa, os 71 anos do assassinato de Alfredo Dinis pela PIDE. «Alex» foi morto pela polícia política...

«Fundação» é privatização encapotada

A Direcção do Sector Intelectual de Coimbra do PCP emitiu um comunicado no dia 8, véspera da reunião extraordinária do Conselho Geral da Universidade de Coimbra onde foi discutida a passagem da instituição a fundação de direito privado. Nesse documento, o...

Solidários com a luta na Soares da Costa

Os trabalhadores da Soares da Costa que estão em luta pelos postos de trabalho e pelo pagamento dos salários e subsídios em atraso tiveram uma vez mais o PCP ao seu lado. Antes de partirem rumo ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social, em Lisboa, para junto da tutela...

Festa da Fraternidade

A 10.ª edição da Festa da Fraternidade, promovida e organizada pela Comissão de Freguesia de Caldas das Taipas em articulação com a Comissão Concelhia de Guimarães, teve lugar no sábado, dia 9. Realizada num dia especialmente quente, a Festa da Fraternidade...

Desinteresse pela agricultura

A Comissão Concelhia da Moita do PCP acusa o Partido Socialista de «desinteresse efectivo» pela economia do concelho. Em causa está a declaração de interesse municipal para dezenas de explorações agropecuárias, as quais empregam mais de uma centena de...

Manipulação despudorada... <br>e paga

Em meados da década de 1990 rebentou um escândalo pela denúncia de corrupção entre a indústria farmacêutica e médicos. Em causa estava o pagamento de viagens em troca da prescrição de medicamentos de determinada marca. Em 2016, quase 20 anos depois,...