«Fundação» é privatização encapotada

A Direcção do Sector Intelectual de Coimbra do PCP emitiu um comunicado no dia 8, véspera da reunião extraordinária do Conselho Geral da Universidade de Coimbra onde foi discutida a passagem da instituição a fundação de direito privado. Nesse documento, o Partido considera o modelo fundacional «mais um episódio sintomático no camuflado processo de privatização a prazo das instituições públicas de Ensino Superior».

A passagem de universidades a fundações de direito privado insere-se, para o PCP, no processo de «progressiva desfiguração do funcionamento colegial e democrático do Ensino Superior público» e de «definhamento da sua função social», em que se incluem também o Processo de Bolonha e o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, precisamente o que introduziu a possibilidade do regime fundacional.

A constante desresponsabilização do Estado pelo financiamento do Ensino Superior público, com a qual se pretendeu empurrar as instituições para este novo modelo, levou a uma cada vez maior dependência de receitas próprias por parte das universidades, precisamente uma das premissas necessárias à constituição de uma fundação.

Para o PCP, a entrega das universidades a «interesses particulares subverte a missão destas instituições e não serve os interesses das comunidades académicas, das populações e do povo em geral», pois é uma «opção neoliberal de mercantilização do ensino e do saber e de submissão à lógica da maximização do lucro». Isto fica desde logo claro pela imposição de que pelo menos 30 por cento dos lugares dos Conselhos Gerais sejam ocupados por membros externos: Fernando Ulrich, Henrique Granadeiro ou António Mexia têm hoje lugar nos órgãos de várias universidades.

Garantindo ser «urgente» uma mudança da política para as universidades públicas, a passagem a fundações de direito privado só «agravará os problemas actuais do Ensino Superior público e põe em risco o seu futuro». O reforço do financiamento das universidades e da acção social pelo Orçamento do Estado, a alteração do modelo de financiamento, o estabelecimento de um regime mais justo de acesso ao Ensino Superior, expansão do Ensino Superior público e a gestão democrática das instituições são algumas das propostas do PCP. 



Mais artigos de: PCP

Romper com imposições e condicionamentos

Num comunicado de anteontem, 12, o PCP reafirma a sua frontal rejeição à chantagem da União Europeia e apela à unidade do povo português em defesa dos seus direitos e do interesse nacional.

Alegria de viver e lutar

Jerónimo de Sousa participou recentemente no convívio regional de Aveiro do PCP, realizado no Parque Álvaro Nora, em Estarreja, no qual estiveram presentes centenas de militantes e simpatizantes do Partido.

Recepção calorosa

Jerónimo de Sousa visitou no passado sábado, 9, as festas populares em honra de S. José Operário, na Na Baixa da Banheira. Durante cerca de uma hora, em convidativa noite de Verão, percorreu a principal artéria daquela vida do concelho da Moita,...

Defender os postos de trabalho

O PCP denuncia a intenção da Autoeuropa em promover despedimentos em empresas que laboram no parque industrial e garante que se baterá em defesa dos postos de trabalho.

Em defesa da Saúde pública

Os comunistas não poupam esforços na luta pela manutenção de unidades de saúde na esfera pública, com as valências e os profissionais adequados às necessidades das populações, e, nesse sentido, levam à prática uma intensa acção reivindicativa e propositiva.

Justas homenagens

A Comissão Concelhia de Loures do PCP, evocou, segunda-feira, 4 de Julho, com uma romagem ao memorial na estrada da Bemposta-Bucelas e uma sessão evocativa, os 71 anos do assassinato de Alfredo Dinis pela PIDE. «Alex» foi morto pela polícia política...

Solidários com a luta na Soares da Costa

Os trabalhadores da Soares da Costa que estão em luta pelos postos de trabalho e pelo pagamento dos salários e subsídios em atraso tiveram uma vez mais o PCP ao seu lado. Antes de partirem rumo ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social, em Lisboa, para junto da tutela...

Festa da Fraternidade

A 10.ª edição da Festa da Fraternidade, promovida e organizada pela Comissão de Freguesia de Caldas das Taipas em articulação com a Comissão Concelhia de Guimarães, teve lugar no sábado, dia 9. Realizada num dia especialmente quente, a Festa da Fraternidade...

Desinteresse pela agricultura

A Comissão Concelhia da Moita do PCP acusa o Partido Socialista de «desinteresse efectivo» pela economia do concelho. Em causa está a declaração de interesse municipal para dezenas de explorações agropecuárias, as quais empregam mais de uma centena de...

Manipulação despudorada... <br>e paga

Em meados da década de 1990 rebentou um escândalo pela denúncia de corrupção entre a indústria farmacêutica e médicos. Em causa estava o pagamento de viagens em troca da prescrição de medicamentos de determinada marca. Em 2016, quase 20 anos depois,...