É urgente despoluir o Vizela

A Assembleia da República aprovou recentemente, por unanimidade, uma recomendação ao Governo apresentada pelo PCP para que sejam tomadas «medidas urgentes e integradas» de despoluição do rio Vizela.

Projectos de resolução no mesmo sentido apresentados pelo PEV, BE, PSD e CDS-PP foram também aprovados depois de estarem na antevéspera em apreciação conjunta com uma petição apresentada por quatro associações que defendem a despoluição do rio Vizela, sob designação «Salvar o Rio Vizela», subscrita por mais de quatro mil cidadãos.

O PCP propõe concretamente que sejam adoptadas medidas urgentes visando identificar as fontes poluidoras e subsequente «aplicação de medidas correctivas para que as entidades poluidoras cumpram a lei».

A realização de acções de monitorização ambiental de toda a área envolvente ao rio Vizela, no sentido de minimizar as descargas, é outra das recomendações dirigidas ao Executivo, a quem é sugerida ainda a calendarização urgente das medidas necessárias à despoluição e recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica do Ave.

Depois de saudar os peticionários que estavam presentes em grande número nas galerias do hemiciclo, e de ter lembrado as diligências e acção da sua bancada no acompanhamento a esta problemática – motivada pelas descargas poluentes da indústria e da agropecuária, bem como pela falta de infra-estruturas de saneamento –, a deputada comunista Carla Cruz sublinhou a urgência de «defender o rio, as populações e as actividades económicas a ele ligadas, designadamente o turismo».




Mais artigos de: Assembleia da República

Portagens na Via do Infante

Foi inviabilizado com os votos contra do PS, PSD e CDS-PP, no dia 31, o projecto de resolução onde o PCP propunha a abolição das portagens na Via do Infante, no Algarve. Igual desfecho tiveram diplomas do PEV e BE com o mesmo fim, ficando ainda pelo caminho (embora com fundamentos distintos)...

Carreiras do SEF e PJ

O Parlamento aprovou sexta-feira passada, 31, na generalidade, com a abstenção do PSD e do PS, o projecto de lei do PCP que excluiu a Polícia Judiciária e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras da aplicação da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas....