Cultura, desporto e convívio integram o projecto do PCP

CONVÍVIO Em Al­mada e no dis­trito do Porto, o PCP pro­moveu ini­ci­a­tivas cul­tu­rais, des­por­tivas e de con­vívio, onde para além de se pro­mover a con­fra­ter­ni­zação entre co­mu­nistas e amigos se afirmou o pro­jecto do Par­tido.

Ao pro­mover o con­vívio o PCP alarga a sua in­fluência

Image 22855

Entre sexta-feira e do­mingo re­a­lizou-se em Al­mada mais uma edição da Festa da Ami­zade, pro­mo­vida pela Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia do PCP, que contou uma vez mais com um vasto pro­grama de es­pec­tá­culos, de­bates e in­ter­venção po­lí­tica e com ale­gres mo­mentos de con­vívio, in­ter­rom­pidos apenas na tarde de do­mingo pela forte chuva que caiu e que obrigou ao can­ce­la­mento das úl­timas ac­tu­a­ções. Apesar disso, a Festa da Ami­zade cons­ti­tuiu uma vez mais um im­por­tante mo­mento de afir­mação do Par­tido no con­celho.

A abrir, um des­file per­correu as ruas do centro da ci­dade, afir­mando a po­lí­tica al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda que o PCP propõe e apon­tando a in­ten­si­fi­cação e alar­ga­mento da luta de massas como factor de­ci­sivo para a sua con­cre­ti­zação. Na tarde de sá­bado, o co­mício contou com as in­ter­ven­ções de Fer­nanda Ma­teus, da Co­missão Po­lí­tica, do pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal, Jo­a­quim Judas, e de um re­pre­sen­tante da JCP, cujos mi­li­tantes se des­ta­caram ao longo dos três dias pela sua forma res­pon­sável e em­pe­nhada como cum­priram as suas ta­refas e pela ale­gria e en­tu­si­asmo que co­lo­caram nos mo­mentos de con­vívio.

Em ano de elei­ções au­tár­quicas, e num con­celho em que a CDU é a força de­ter­mi­nante no poder local – com mai­oria na Câ­mara e na As­sem­bleia mu­ni­ci­pais e em quatro das cinco juntas de fre­guesia – a afir­mação dos pri­meiros can­di­datos (os únicos já apre­sen­tados), da obra e do pro­jecto da Co­li­gação De­mo­crá­tica Uni­tária es­teve em des­taque na pro­gra­mação. Também o cen­te­nário da Re­vo­lução So­ci­a­lista de Ou­tubro, evo­cada numa ex­po­sição pa­tente no re­cinto e num de­bate, foi um dos temas cen­trais da ini­ci­a­tiva.

Con­vívio e des­porto a Norte

Dias antes teve lugar, em am­bi­ente de festa, o ter­ceiro En­contro de Re­for­mados, Pen­si­o­nistas e Idosos da ci­dade do Porto do PCP, nos Jar­dins do Pa­lácio de Cristal. Mais de uma cen­tena de par­ti­ci­pantes ti­veram, então, opor­tu­ni­dade de aceder a «mo­mentos cul­tu­rais de forma livre e gra­tuita», como re­feriu Ilda Fi­guei­redo, can­di­data da CDU à Câ­mara Mu­ni­cipal do Porto, numa in­ter­venção re­a­li­zada na ini­ci­a­tiva.

A di­ri­gente co­mu­nista re­feria-se, assim, às con­di­ções de vida dignas a que todos têm di­reito, desde as cri­anças aos mais ve­lhos, cri­ti­cando as op­ções po­lí­ticas se­guidas tanto pelos su­ces­sivos go­vernos de PS, PSD e CDS como pelo exe­cu­tivo mu­ni­cipal, di­ri­gido por Rui Mo­reira, que tem con­tri­buído para a des­truição de ser­viços pú­blicos na ci­dade do Porto e para a de­ser­ti­fi­cação da ci­dade. Co­lo­cando a ne­ces­si­dade de também esta ca­mada da po­pu­lação dar se­gui­mento à luta por me­lhores con­di­ções de vida, Ilda Fi­guei­redo va­lo­rizou o papel do PCP nesta nova fase da vida po­lí­tica na­ci­onal em que, com a sua in­ter­venção, mos­trou que é pos­sível au­mentar re­formas e pen­sões.

O en­contro contou ainda com mo­mentos de gi­nás­tica, mú­sica e jogos po­pu­lares e com um posto de en­fer­magem onde os par­ti­ci­pantes pu­deram re­a­lizar al­guns sim­ples exames de di­ag­nós­tico.

No dia 20, ini­ciou-se o tor­neio de Futsal «Não fi­ques fora de jogo! Luta pelos teus di­reitos!», or­ga­ni­zado pelos Sec­tores Pro­fis­si­o­nais e Grandes Em­presas da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP, no Pa­vi­lhão Mu­ni­cipal do Cas­têlo da Maia. Esta ini­ci­a­tiva iné­dita no dis­trito tem, na sua gé­nese, o in­tuito de in­cen­tivar a prá­tica des­por­tiva, em pa­ra­lelo com o for­ta­le­ci­mento dos laços de ca­ma­ra­dagem e fra­ter­ni­dade entre tra­ba­lha­dores de di­versas em­presas do dis­trito. Nesta pri­meira edição par­ti­ci­param mais de 40 tra­ba­lha­dores das em­presas Inapal Plás­ticos, STCP, Pe­trogal e Brisa. Com os jogos ini­ciais já cum­pridos, as equipas de­frontar-se-ão ainda du­rante o mês de Junho, com a fi­na­lís­sima do tor­neio a re­a­lizar-se no dia 17 de Junho, no Pa­vi­lhão de Águas Santas, Maia.




Mais artigos de: PCP

Faleceu Miguel Urbano Rodrigues

Faleceu no sábado, aos 91 anos, Miguel Urbano Rodrigues, «reconhecido jornalista e escritor com percurso de intervenção política em Portugal e no estrangeiro, antes e depois do 25 de Abril, ao longo de muitas décadas», militante do PCP desde 1964,...

Reforçar a unidade e a luta para recuperar o sector ferroviário

A reunião nacional de quadros ferroviários do PCP, realizada no dia 27 no Entroncamento, reuniu quatro dezenas de comunistas de todas as regiões que discutiram a situação no sector e o processo de destruição, pulverização e privatização que tem...