Jerónimo de Sousa reafirma na Amadora compromisso com os trabalhadores e o povo

DI­REITOS O Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou no do­mingo, 8, num al­moço com mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes na Ama­dora, no qual re­a­firmou a de­ter­mi­nação dos co­mu­nistas em al­cançar novos e mais pro­fundos avanços.

Nas ques­tões la­bo­rais o PS con­verge com PSD e CDS

A ini­ci­a­tiva teve lugar no re­fei­tório de uma es­cola se­cun­dária do con­celho, com­ple­ta­mente cheio, e in­seriu-se na cam­panha «Va­lo­rizar os Tra­ba­lha­dores – Mais Força ao PCP». Esta acção, a de­correr em todo o País, tem como ques­tões cen­trais o au­mento dos sa­lá­rios, a re­dução dos ho­rá­rios, o com­bate à pre­ca­ri­e­dade e a va­lo­ri­zação da con­tra­tação co­lec­tiva.

Todos estes temas foram de­sen­vol­vidos na in­ter­venção de Je­ró­nimo de Sousa, quer no que res­peita às pro­postas do PCP quer no que con­cerne às po­si­ções as­su­midas pelo Go­verno, que nestas ma­té­rias são con­ver­gentes com o PSD e o CDS. Isto ficou evi­dente nas re­centes vo­ta­ções par­la­men­tares de pro­postas do PCP que vi­savam re­vogar as normas gra­vosas do Có­digo do Tra­balho e que foram re­jei­tadas com os votos con­ju­gados desses três par­tidos – pre­ci­sa­mente os mesmos que desde há dé­cadas se re­vezam na go­ver­nação do País.

O di­ri­gente co­mu­nista acusou ainda o Go­verno de ter uma ati­tude de dois pesos e duas me­didas quando, por exemplo, en­trega 800 mi­lhões à banca e, ao mesmo tempo, ga­rante não haver di­nheiro para au­mentar sa­lá­rios na Ad­mi­nis­tração Pú­blica, in­vestir no Ser­viço Na­ci­onal de Saúde ou pôr fim aos cortes nas re­formas dos pen­si­o­nistas com muito longas car­reiras con­tri­bu­tivas.

Quanto ao po­si­ci­o­na­mento do PCP na ac­tual si­tu­ação po­lí­tica, Je­ró­nimo de Sousa re­alçou que ele con­tinua a nor­tear-se pela de­ter­mi­nação em não perder ne­nhuma opor­tu­ni­dade de de­fender, repor e con­quistar di­reitos e pelo res­peito por aquele que é o com­pro­misso pri­meiro dos co­mu­nistas: com os tra­ba­lha­dores, o povo e o País. Os avanços e con­quistas al­can­çados, ainda que li­mi­tados, só foram pos­sí­veis pela acção do PCP, con­cluiu o Se­cre­tário-geral.

Sempre com quem luta

Antes de Je­ró­nimo de Sousa in­ter­veio Jaime Rocha, membro do Co­mité Cen­tral e res­pon­sável na Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa pelo con­celho da Ama­dora. Des­ta­cando a ini­ci­a­tiva do Par­tido no con­celho, o di­ri­gente su­bli­nhou a luta por uma ha­bi­tação digna e a acção que o Par­tido de­sen­volve desde Ja­neiro, junto dos mo­ra­dores dos bairros de­gra­dados, contra as de­mo­li­ções sel­va­gens e pelo di­reito ao re­a­lo­ja­mento. Em curso está, também, a cam­panha por mais e me­lhores trans­portes pú­blicos, por um passe so­cial com um preço aces­sível e alar­gado a todos os ope­ra­dores e car­reiras.

Jaime Rocha des­tacou ainda a pre­sença cons­tante dos co­mu­nistas junto dos tra­ba­lha­dores em luta, sa­li­en­tando, entre vá­rias, a dos tra­ba­lha­dores da Câ­mara Mu­ni­cipal da Ama­dora e das juntas de fre­guesia pela ne­go­ci­ação de um con­trato co­lec­tivo que con­sagre o di­reito a fé­rias, o res­peito pelo di­reito à greve, a in­te­gração ime­diata dos tra­ba­lha­dores com vín­culos pre­cá­rios e a me­lhoria da qua­li­dade das re­fei­ções nos re­fei­tó­rios mu­ni­ci­pais. Esta luta teve ex­pressão re­cente, num grande ple­nário re­a­li­zado no dia 6 junto aos Paços do Con­celho.




Mais artigos de: PCP

Militância revolucionária prossegue a luta no distrito de Braga

ACÇÃO «Com o PCP mais forte no dis­trito: or­ga­nizar e lutar» foi o lema da X As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Braga do Par­tido que de­correu, sá­bado, 7, em Vila Nova de Fa­ma­lião, com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa.

Investimento no Metro exclui respostas urgentes

SOLUÇÕES A sub­missão às ori­en­ta­ções e im­po­si­ções da União Eu­ro­peia e do euro con­tinua a travar a res­posta ne­ces­sária aos pro­blemas dos trans­portes pú­blicos, co­mentou o PCP.

Prostituição é exploração e violência

O auditório da Junta de Freguesia de Corroios, no Seixal, acolheu no dia 7 um debate promovido pelo PCP com o tema «Prostituição: uma grave forma de violência e exploração». Para além do deputado no Parlamento Europeu João Pimenta Lopes e de Margarida Botelho, da Comissão Política, participaram ainda Sandra Benfica, do...

Duas medidas

A Segurança Social, as pensões e as reformas são temas em que a marca do PCP na actual legislatura é indesmentível. Foi-o nos aumentos extraordinários do ano passado e deste ano, indo além do simples descongelamento a que outros se resignaram, e é-o na discussão em torno da idade da reforma e das condições em que pode...

Fim às portagens no distrito do Porto

INI­CI­A­TIVA O PCP exige a eli­mi­nação das por­ta­gens nas au­to­es­tradas que servem o dis­trito do Porto e apre­sentou um pro­jecto de re­so­lução na As­sem­bleia da Re­pú­blica nesse sen­tido.

Recuo da Transtejo é resultado da luta, garante PCP

O PCP está a distribuir um comunicado à população do concelho de Almada, mais concretamente da freguesia da Trafaria, no qual valoriza o resultado da luta pela manutenção da ligação fluvial Trafaria – Porto Brandão – Belém. Os comunistas garantem ter sido «por força da luta» que a suspensão do transporte de passageiros...