Batalha pela mobilidade

O PCP pro­moveu, nos pas­sados dias 17 e 18, ac­ções de con­tacto e es­cla­re­ci­mento junto dos utentes da Fer­tagus, as quais con­sis­tiram na dis­tri­buição de um do­cu­mento re­la­tivo ao fim da con­cessão da li­gação fer­ro­viária entre Lisboa e Se­túbal.

«Com o fim da PPP, ga­nha­riam os utentes, que ve­riam man­tida a qua­li­dade do ser­viço e pa­ga­riam menos pelo mesmo ser­viço; os tra­ba­lha­dores da Fer­tagus, que se­riam in­te­grados na CP e na EMEF, me­lho­rando as suas con­di­ções de tra­balho e os seus ren­di­mentos; ga­nharia o País, que dei­xaria de ser es­bu­lhado em mi­lhões de euros. Com o fim da PPP com a Fer­tagus ga­nha­riam todos menos o dono da Bar­ra­queiro, o único que hoje ganha», ex­plica-se no co­mu­ni­cado en­tregue em mão.

«Com o fim do con­trato em 2019 o Go­verno do PS não só tem todas as con­di­ções para in­ter­romper este pro­cesso de es­bulho de re­cursos pú­blicos», como para pro­mover «a uti­li­zação do trans­porte pú­blico» e des­con­ges­tinar «a rede viária e a Ponte 25 de Abril, com enormes be­ne­fí­cios eco­nó­micos, am­bi­en­tais e para a qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções», acres­centa-se.

Nas ini­ci­a­tivas, apro­veitou-se ainda para re­cordar que, no dia 17 de Ou­tubro, foi dis­cu­tido na As­sem­bleia da Re­pú­blica um pro­jecto de re­so­lução apre­sen­tado pelo PCP no qual se de­fende jus­ta­mente o fim da con­cessão da ex­plo­ração co­mer­cial da­quela linha fer­ro­viária por parte da Fer­tagus (ver pá­gina 14).




Mais artigos de: PCP

Manter acesa a chama das lutas prolongadas

Na luta de classes que molda e impulsiona a história e que é particularmente crua nas empresas e locais de trabalho, onde o antagonismo entre Trabalho e Capital se materializa de forma mais objectiva, vitórias e derrotas sucedem-se e são, sempre, transitórias. Desenrolam-se confrontos entre detentores dos meios de...

Comissões do Alto do Seixalinho aproximam Partido da realidade

OR­GA­NIZAÇÃO Na fre­guesia do Alto do Sei­xa­linho, no Bar­reiro, foram cri­adas duas co­mis­sões lo­cais do Par­tido, que re­sul­taram no en­vol­vi­mento de mais pes­soas na ac­ti­vi­dade par­ti­dária e numa maior li­gação à re­a­li­dade.

Reforço anima trabalho colectivo em Alcochete

AS­SEM­BLEIA A Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Al­co­chete do PCP re­a­lizou, sá­bado, 13, a sua XI As­sem­bleia, tendo de­ci­dido avançar mais no re­forço par­ti­dário e na li­gação aos tra­ba­lha­dores e às po­pu­la­ções.

Jerónimo de Sousa em debate com alunos da E.S. de Penafiel

INI­CI­A­TIVA O Se­cre­tário-geral do Par­tido foi o con­vi­dado do ciclo de de­bates «En­con­tros com Sen­tido. A es­cola e os jo­vens num Por­tugal com fu­turo», re­a­li­zado na Es­cola Se­cun­dária de Pe­nafiel, na manhã de dia 16.

PCP na primeira linha em defesa dos serviços públicos

O PCP acompanhou a concentração de utentes da saúde, realizada no passado dia 19, contra o encerramento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e dos Serviços de Atendimento a Situações de Urgência (SASU) de Soares dos Reis, que serve a maioria dos habitantes de Mafamude, Vilar do...

PS, PSD e CDS unidos pela justiça informal

Na Assembleia da República, PS, PSD e CDS chumbaram, no dia 19, um projecto de lei do PCP para proibir «o Estado de recorrer à arbitragem como forma de resolução de litígios em matéria administrativa e fiscal». No dia 22, em nota do seu Gabinete de Imprensa, o Partido acentua que a «votação revela, mais uma vez, que em...

Faleceu Rui Paixão, militante comunista

Faleceu recentemente o camarada Rui Paixão, operário, militante comunista desde 1974 e sindicalista. Foi delegado sindical e coordenador do secretariado da Comissão Intersindical da Lisnave, entre 1976 e 1981, e coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul de 1982 a 1990. Nesta data passou...