PCP com acção de esclarecimento e mobilização pela alternativa

ES­CLA­RECER O PCP ar­rancou esta terça-feira, 23, com uma Acção Na­ci­onal de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação di­ri­gida aos tra­ba­lha­dores e ao povo.

Al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda é cru­cial para o fu­turo do País

Sob o lema «PCP – Al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda. Por um Por­tugal com fu­turo!», e pri­vi­le­gi­ando o con­tacto di­recto com as pes­soas, este con­junto de ac­ções de rua está a de­correr em todo o País acom­pa­nhado de car­tazes e da dis­tri­buição de um fo­lheto.

A marcar o seu lan­ça­mento re­a­li­zaram-se ac­ções, an­te­ontem, em Va­longo e no La­ran­jeiro (Al­mada), com a pre­sença, res­pec­ti­va­mente, dos mem­bros da Co­missão Po­lí­tica do CC Jaime Toga e Ma­nuel Ro­dri­gues. Des­taque, ainda, no caso do dis­trito de San­tarém, para os con­tactos com tra­ba­lha­dores das In­dús­trias Carnes Nobre (Rio Maior), Sumol+Compal, (Al­meirim), Sonae Carnes (San­tarém) e João de Deus (Sa­mora Cor­reia, Be­na­vente).

Na acção em curso, a par da va­lo­ri­zação dos avanços nos di­reitos e ren­di­mentos al­can­çados nos úl­timos anos por via da luta dos tra­ba­lha­dores e do povo, e pela in­ter­venção do PCP, é si­mul­ta­ne­a­mente posto em evi­dência o quadro de li­mi­ta­ções que re­sulta das op­ções do go­verno PS e da su­bor­di­nação aos in­te­resses do grande ca­pital, da UE e do euro, fac­tores que im­pedem a res­posta plena aos pro­blemas na­ci­o­nais.

No fo­lheto em dis­tri­buição são por­me­no­ri­zados al­guns dos «avanços pos­sí­veis» por acção do PCP na pro­posta de Or­ça­mento do Es­tado para 2019, como sejam: «o au­mento das pen­sões de re­forma; a ex­tinção da co­lecta mí­nima no PEC; ma­nuais es­co­lares gra­tuitos nos 12 anos de es­co­la­ri­dade obri­ga­tória; o alar­ga­mento do abono de fa­mília; o apoio ex­tra­or­di­nário a de­sem­pre­gados de longa du­ração; a re­dução nos custos dos trans­portes pú­blicos para os utentes».

A ne­ces­si­dade de afirmar a al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda, como questão cru­cial para o de­sen­vol­vi­mento do País, está igual­mente muito pre­sente nesta acção. Uma po­lí­tica al­ter­na­tiva as­sente na pro­moção do in­ves­ti­mento pro­du­tivo e da pro­dução na­ci­onal, pau­tada por ob­jec­tivos como: a su­pe­ração dos graves pro­blemas so­ciais e de­si­gual­dades; va­lo­ri­zação do tra­balho e dos tra­ba­lha­dores; me­lhoria dos ser­viços pú­blicos; re­cu­pe­ração da so­be­rania mo­ne­tária e li­ber­tação do País da su­bor­di­nação ao euro; re­ne­go­ci­ação da di­vida.

De­nun­ci­ando a con­ver­gência entre PS, PSD e CDS que mantém normas gra­vosas da le­gis­lação la­boral, no fo­lheto – e porque a mo­bi­li­zação e a luta dos tra­ba­lha­dores é de­ci­siva - apela-se ainda à par­ti­ci­pação de todos na Ma­ni­fes­tação Na­ci­onal da CGTP-IN para o pró­ximo dia 15 de No­vembro.

 



Mais artigos de: PCP

Manter acesa a chama das lutas prolongadas

Na luta de classes que molda e impulsiona a história e que é particularmente crua nas empresas e locais de trabalho, onde o antagonismo entre Trabalho e Capital se materializa de forma mais objectiva, vitórias e derrotas sucedem-se e são, sempre, transitórias. Desenrolam-se confrontos entre detentores dos meios de...

Comissões do Alto do Seixalinho aproximam Partido da realidade

OR­GA­NIZAÇÃO Na fre­guesia do Alto do Sei­xa­linho, no Bar­reiro, foram cri­adas duas co­mis­sões lo­cais do Par­tido, que re­sul­taram no en­vol­vi­mento de mais pes­soas na ac­ti­vi­dade par­ti­dária e numa maior li­gação à re­a­li­dade.

Reforço anima trabalho colectivo em Alcochete

AS­SEM­BLEIA A Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Al­co­chete do PCP re­a­lizou, sá­bado, 13, a sua XI As­sem­bleia, tendo de­ci­dido avançar mais no re­forço par­ti­dário e na li­gação aos tra­ba­lha­dores e às po­pu­la­ções.

Jerónimo de Sousa em debate com alunos da E.S. de Penafiel

INI­CI­A­TIVA O Se­cre­tário-geral do Par­tido foi o con­vi­dado do ciclo de de­bates «En­con­tros com Sen­tido. A es­cola e os jo­vens num Por­tugal com fu­turo», re­a­li­zado na Es­cola Se­cun­dária de Pe­nafiel, na manhã de dia 16.

PCP na primeira linha em defesa dos serviços públicos

O PCP acompanhou a concentração de utentes da saúde, realizada no passado dia 19, contra o encerramento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e dos Serviços de Atendimento a Situações de Urgência (SASU) de Soares dos Reis, que serve a maioria dos habitantes de Mafamude, Vilar do...

PS, PSD e CDS unidos pela justiça informal

Na Assembleia da República, PS, PSD e CDS chumbaram, no dia 19, um projecto de lei do PCP para proibir «o Estado de recorrer à arbitragem como forma de resolução de litígios em matéria administrativa e fiscal». No dia 22, em nota do seu Gabinete de Imprensa, o Partido acentua que a «votação revela, mais uma vez, que em...

Faleceu Rui Paixão, militante comunista

Faleceu recentemente o camarada Rui Paixão, operário, militante comunista desde 1974 e sindicalista. Foi delegado sindical e coordenador do secretariado da Comissão Intersindical da Lisnave, entre 1976 e 1981, e coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul de 1982 a 1990. Nesta data passou...

Batalha pela mobilidade

O PCP promoveu, nos passados dias 17 e 18, acções de contacto e esclarecimento junto dos utentes da Fertagus, as quais consistiram na distribuição de um documento relativo ao fim da concessão da ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal. «Com o fim da PPP, ganhariam os utentes, que veriam mantida a qualidade do serviço...