«Os Verde reclamam a preservação da Robinson

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) entregou, no dia 18 de Março, uma carta aberta aos presidentes da Câmara Municipal (CM) de Portalegre e do Conselho de Administração da Fundação Robinson, questionando-os sobre que medidas foram tomadas para preservar o património industrial corticeiro da Fábrica Robinson.

Depois da «infeliz e despropositada» intervenção de derrube de um dos edifícios da Fábrica Robinson, numa clara violação da Lei, como confirmou a Direcção Geral da Cultura, «urge pôr fim» a uma postura de «desleixo e abandono» daquele património classificado e «dar passos concretos e eficazes na direcção da sua preservação e valorização», defendem os ecologistas.

Na carta aberta, o PEV acusa a Fundação Robinson de «pouco ou nada» ter feito no sentido de gerir as verbas, hoje escassas (embora nem sempre assim o tenha sido), destinadas à preservação dos espólios.

«Dentro do espírito que tem pautado a preocupação e a luta do PEV na defesa deste valiosíssimo património, continuaremos empenhados, sem dar tréguas, em pressionar as mais diversas entidades, com o objectivo de manter o que está ainda de pé e para que não haja pretextos para mandar mais nada abaixo, nem que nada seja desviado para fins alheios à salvaguarda da memória industrial dos portalegrenses», asseguram os ecologistas.

Dirigindo-se à presidente da CM, que também lidera o Conselho de Curadores, «Os Verdes» perguntaram que medidas foram tomadas pela autarquia para que «a fábrica Robinson possa vir a usufruir de fundos comunitários para a recuperação de espaços no âmbito do programa 20/20» e para «a elaboração do plano estratégico de intervenção, discutido com a população e com as entidades vivas».

Linha do Corgo
No domingo, 24 de Março, «Os Verdes» promoveram uma caminhada pela reactivação da linha do Corgo – de Vila Real à Régua. A iniciativa contou com a participação, entre outros, de José Luís Ferreira, deputado na Assembleia da República, e dos candidatos do PEV nas listas da CDU ao Parlamento Europeu.

 



Mais artigos de: Nacional

Projecto alternativo para Castro Marim

INTERCALARES As eleições para a Câmara de Castro Marim, marcadas para 2 de Junho, são uma oportunidade para «virar uma página» da história do concelho. A CDU está preparada para dar essa resposta e «agarrar o futuro».

Superior sai à rua por ensino realmente público

REIVINDICAÇÃO Anteontem, os estudantes do Ensino Superior manifestaram-se em Lisboa por mais financiamento, alojamento e bolsas. Os problemas mantêm-se apesar de algumas conquistas, comoa redução do tecto máximo das propinas para 856 euros.

Bolseiros entregam carta aberta a Marcelo

Na sexta-feira, 22, aproveitando a presença do Presidente da República nas comemorações do Dia da Universidade do Porto (UP), a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) do Porto promoveu um protesto para denunciar a não inclusão da maioria dos investigadores científicos precários no PREVPAP, programa de...

Transportes em debate

Amanhã, 29, no Sporting Clube Lavradiense, Barreiro, a CDU realiza um debate, às 21h00, sobre «Transportes e mobilidade». A iniciativa conta com a presença de Eduardo Vieira, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal e do Comité Central do PCP, Carlos Humberto, primeiro secretário da Área Metropolitana...

Lisboa e Porto pela paz

Assinalando o 70.º aniversário da Organização do Tratado Atlântico Norte/NATO, a 4 e 5 de Abril, respectivamente em Lisboa (Cais do Sodré, às 18h00) e no Porto (rua de Santa Catarina, às 18h00), terão lugar acções para exigir, entre outras medidas, a dissolução deste bloco político-militar e a...