EMEF na CP é só o princípio

O PCP con­si­dera que valeu a pena lutar pela rein­te­gração da EMEF na CP, mas su­blinha que «é justo e ne­ces­sário con­ti­nuar a in­tervir e a lutar para ga­rantir o fu­turo do trans­porte fer­ro­viário na­ci­onal, co­lo­cando-o ao ser­viço do povo e do País».

Em nota, di­vul­gada dia 30, em que se as­si­nala o re­gresso da EMEF à CP, que ocorre no pró­ximo dia 1 de Ja­neiro, o Par­tido não deixa de re­alçar que esta «im­por­tante me­dida não pode en­tre­tanto es­conder o muito que falta fazer para re­verter o ca­minho de des­truição da fer­rovia na­ci­onal».

«A EMEF foi criada em 1993, já então com a opo­sição dos fer­ro­viá­rios e do PCP. Ao longo dos úl­timos 26 anos, o PCP foi a prin­cipal força po­lí­tica que se bateu contra este pro­cesso», pelo que a rein­te­gração da EMEF e da CP «não pode ser des­li­gada» da luta do PCP e dos tra­ba­lha­dores, re­corda-se ainda no texto, antes de se la­mentar «o tempo que o PS levou a atender» estas «justas po­si­ções», bem como «o facto de o PS e o seu go­verno con­ti­nu­arem sub­me­tidos a in­te­resses que se afastam da de­fesa deste sector».

«Do muito que con­tinua por fazer e re­verter», o PCP su­blinha a im­por­tância de re­cons­truir a ca­pa­ci­dade de tra­balho da EMEF; me­lhorar as con­di­ções la­bo­rais e re­mu­ne­ra­tó­rias na CP e na EMEF; rein­te­grar na CP o trans­porte fer­ro­viário de mer­ca­do­rias e a ex­plo­ração co­mer­cial da li­gação su­bur­bana sobre a Ponte 25 de Abril [ver pá­gina 10]; de­finir um quadro de apoios justo e au­di­tável à CP; travar o pro­cesso de li­be­ra­li­zação em curso; re­verter a fusão da REFER com as Es­tradas de Por­tugal e reu­ni­ficar a REFER e a CP, aca­bando com a sub­ser­vi­ência aos di­tames da Ale­manha».

 



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