Alargar a rede do Metro do Porto com novas ligações e estações

IN­VES­TI­MENTO O PCP con­si­dera pri­o­ri­tária a cri­ação de um «au­da­cioso plano de de­sen­vol­vi­mento do Metro do Porto na pró­xima dé­cada», com seis novas li­nhas, mais 49 qui­ló­me­tros de rede e 54 novas es­ta­ções.

O Go­verno as­sumiu com­pro­missos com a re­gião e tem de os honrar

Há muito que o PCP con­si­dera a me­lhoria e alar­ga­mento da rede do Metro do Porto uma opção «vital para o de­sen­vol­vi­mento da re­gião, para a qua­li­dade de vida e de tra­balho da sua po­pu­lação e para a me­lhoria da mo­bi­li­dade, com ine­gá­veis van­ta­gens eco­nó­micas e am­bi­en­tais». Em co­e­rência, en­tregou já na As­sem­bleia da Re­pú­blica um plano de de­sen­vol­vi­mento do Metro do Porto, a ser con­cre­ti­zado no prazo de uma dé­cada, e de­safia as res­tantes forças po­lí­ticas a pro­nun­ci­arem-se sobre ele.

Com este plano, o PCP pre­tende ga­rantir, entre ou­tras ma­té­rias:

  • o pro­lon­ga­mento da rede até à Trofa, a partir do ISMAI, de­vol­vendo o trans­porte a estas po­pu­la­ções que há mais de 17 anos fi­caram sem o com­boio;

  • linha de Valbom, com li­gação ao centro de Gon­domar a partir de Cam­panhã, pers­pec­ti­vando uma li­gação fu­tura a Fân­zeres, cri­ando uma rede cir­cular com a linha La­ranja;

  • linha do Campo Alegre, unindo as es­ta­ções ac­tuais de São Bento e de Ma­to­si­nhos Sul;

  • linha das De­vezas, a partir da linha do Campo Alegre, pers­pec­ti­vando a li­gação com a linha Ama­rela em Vila D`Este, cri­ando uma li­gação cir­cular entre Gaia e o Porto;

  • li­gação a São Ma­mede de In­festa, a partir da ac­tual es­tação Pólo Uni­ver­si­tário, pers­pec­ti­vando a li­gação fu­tura a Ma­to­si­nhos Sul e cri­ando uma li­gação cir­cular entre Ma­to­si­nhos e o Porto;

  • li­gação à Maia, a partir do Hos­pital São João, pers­pec­ti­vando a junção com a linha do Ae­ro­porto na es­tação Verdes, cri­ando uma li­gação cir­cular com a ci­dade da Maia.

Quanto a custos, o Par­tido re­alça que o valor es­ti­mado para as li­nhas que propõe cor­res­ponde, no es­sen­cial, ao que o go­verno as­sumiu em 2008 in­vestir no de­sen­vol­vi­mento da rede.

Com­pro­missos
são para honrar

Na nota que dá conta da en­trega do pro­jecto, a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP lembra que nele não se exige «nada de novo ou de ex­tra­or­di­nário», apenas se re­clama do Es­tado que honre com­pro­missos que as­sumiu com a re­gião e suas po­pu­la­ções.

Lembra o Par­tido que quando as­sumiu a mai­oria do ca­pital da em­presa Metro do Porto, o Go­verno as­sumiu também o com­pro­misso de «pros­se­guir com in­ves­ti­mentos em novas li­nhas», che­gando in­clu­si­va­mente a lançar a se­gunda fase da rede. Esta, aliás, de­veria ter sido con­cluída até 2018 com as li­ga­ções à Trofa, Gon­domar (Valbom), La­borim, Ma­to­si­nhos e Porto (linha do Campo Alegre). Mas até hoje ficou tudo por cum­prir, cri­ticam os co­mu­nistas.

Com o pro­jecto que apre­sentou, o PCP exige que seja cum­prido o com­pro­misso do Governo e cons­truídas as «novas li­nhas pro­me­tidas, as­se­gu­rando uma efectiva pro­gra­mação dos in­ves­ti­mentos na rede do Metro do Porto para a pró­xima dé­cada, que res­ponda às ne­ces­si­dades de mo­bi­li­dade da po­pu­lação».

Ar­ti­cu­lação com au­to­carros
e es­ta­ci­o­na­mento

Cons­ci­ente de que o de­sen­vol­vi­mento da rede de Metro não dis­pensa a ar­ti­cu­lação com ou­tros meios de trans­porte pú­blico e o res­ta­be­le­ci­mento do trans­porte de pas­sa­geiros nos ra­mais fer­ro­viá­rios de Lei­xões, o PCP in­cluiu na sua pro­posta me­didas de ar­ti­cu­lação in­ter­modal de li­nhas de trans­porte ro­do­viário de pas­sa­geiros com as es­ta­ções do Metro, desde logo a cri­ação de pa­ra­gens de au­to­carro nas pro­xi­mi­dades.

De modo a in­cen­tivar a troca do au­to­móvel pelo Metro, os co­mu­nistas pro­põem o even­tual re­di­men­si­o­na­mento dos par­ques de es­ta­ci­o­na­mento au­to­móvel junto das es­ta­ções mais pro­cu­radas e a cons­trução de novos par­ques, gra­tuitos, e ainda a cri­ação de um dís­tico es­pe­cial, li­gado ao passe in­ter­modal An­dante, que iden­ti­fique os au­to­mó­veis es­ta­ci­o­nados nas ime­di­a­ções das es­ta­ções.




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