PCP dá voz à luta dos trabalhadores dos centros de contacto

Os tra­ba­lha­dores dos cen­tros de con­tacto que prestam ser­viço para em­presas de te­le­co­mu­ni­ca­ções re­a­li­zaram no final do ano pas­sado im­por­tantes ac­ções de luta – por me­lhores di­reitos, pelo au­mento de sa­lá­rios, pelo com­bate à falsa «pres­tação de ser­viços» e pelo di­reito a terem vín­culos efec­tivos com as em­presas para que efec­ti­va­mente tra­ba­lham.

O PCP es­teve pre­sente nessas lutas, ma­ni­fes­tando a sua so­li­da­ri­e­dade e apoio aos tra­ba­lha­dores. Mas fez mais do que isso, as­su­mindo-se na As­sem­bleia da Re­pú­blica como porta-voz das suas justas rei­vin­di­ca­ções. De­pois de ter con­tri­buído de­ci­si­va­mente para a apro­vação de uma Re­so­lução que pro­punha a cri­ação da pro­fissão de ope­rador de centro de con­tacto e con­sa­grava um con­junto de di­reitos ine­rentes, en­de­reçou de­pois uma per­gunta ao Go­verno para que a Re­so­lução fosse efec­ti­va­mente cum­prida.

Para o Par­tido, é pri­o­ri­tário o com­bate à pre­ca­ri­e­dade, as­se­gu­rando que ne­ces­si­dades per­ma­nentes das em­presas uti­li­za­doras destes tra­ba­lha­dores não possam ser «ter­ci­a­ri­zadas» nem ob­jecto de re­curso a em­presas de tra­balho tem­po­rário. Quem de­sem­pe­nhar fun­ções que res­pondam a essas ne­ces­si­dades deve ter um vín­culo efec­tivo. Os co­mu­nistas de­fendem ainda a cri­ação da pro­fissão de ope­rador de centro de con­tacto e a de­fi­nição de ca­te­go­rias ade­quadas e for­mação es­pe­ci­a­li­zada, as­se­gu­rada pelas em­presas.




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