CGTP-IN reúne-se com PCP

Uma de­le­gação da CGTP-IN, di­ri­gida pela sua Se­cre­tária-geral, Isabel Ca­ma­rinha, reuniu-se com uma de­le­gação do PCP, di­ri­gida por Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral, esta terça-feira, dia 10, em Lisboa, no centro de tra­balho do Par­tido na Rua So­eiro Pe­reira Gomes.

«Re­ce­bemos uma im­por­tante de­le­gação da CGTP-IN, que nos veio apre­sentar as prin­ci­pais con­clu­sões e as li­nhas de força de­fi­nidas no seu Con­gresso», disse Je­ró­nimo de Sousa aos jor­na­listas, no final da reu­nião.

O Se­cre­tário-geral as­si­nalou que o 14.º Con­gresso da In­ter­sin­dical Na­ci­onal «cons­ti­tuiu um êxito as­si­na­lável, man­tendo esta or­ga­ni­zação, uma es­tru­tura de­mo­crá­tica, uni­tária, de classe, con­fir­mando toda a força e ex­pressão desta grande cen­tral sin­dical que, num quadro di­fícil e exi­gente, con­se­guiu re­forçar a sua or­ga­ni­zação, au­mentar a sin­di­ca­li­zação e, si­mul­ta­ne­a­mente, apre­sentar aos tra­ba­lha­dores e ao País aquilo que são hoje ques­tões fun­da­men­tais, como a va­lo­ri­zação do tra­balho e dos tra­ba­lha­dores, a de­fesa do em­prego com di­reitos, o com­bate à pre­ca­ri­e­dade, a de­fesa de di­reitos in­di­vi­duais e co­lec­tivos e a ne­ces­si­dade de im­pedir que as normas mais gra­vosas da le­gis­lação la­boral con­ti­nuem a pre­va­lecer, de­sig­na­da­mente em re­lação à con­tra­tação co­lec­tiva».

Os tra­ba­lha­dores por­tu­gueses «en­con­tram na CGTP-IN a força or­ga­ni­zada, no plano so­cial, capaz de res­ponder àquilo que são as suas as­pi­ra­ções mais fundas», re­alçou Je­ró­nimo de Sousa.

Isabel Ca­ma­rinha su­bli­nhou que o PCP acom­panha as po­si­ções da con­fe­de­ração re­la­ti­va­mente à aná­lise da si­tu­ação no País, à ne­ces­si­dade de de­sen­vol­vi­mento e de au­mento da pro­dução na­ci­onal, de va­lo­ri­zação dos tra­ba­lha­dores e de au­mento geral dos sa­lá­rios. «Fi­camos muito sa­tis­feitos com o PCP, por nos de­mons­trar que está dis­po­nível, no plano po­lí­tico, para co­locar estas grandes pri­o­ri­dades e, no plano ins­ti­tu­ci­onal, para apre­sentar também estas grandes ques­tões para apro­vação», con­si­derou a di­ri­gente.

Para apre­sentar as con­clu­sões do seu 14.º Con­gresso, a CGTP-IN tem reu­niões agen­dadas com ou­tras forças po­lí­ticas e foi re­ce­bida an­te­ontem pelo pre­si­dente da As­sem­bleia da Re­pú­blica.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Acção reivindicativa a crescer reforça lutas convergentes

MO­BI­LIZAÇÃO A Co­missão Exe­cu­tiva da CGTP-IN, na sua pri­meira reu­nião após o 14.º Con­gresso, de­cidiu di­rigir uma sau­dação aos tra­ba­lha­dores em luta, por me­lhores con­di­ções de vida e de tra­balho.

Bloqueio das progressões contestado pelos docentes

CAR­REIRA Ao im­pedir, por via ad­mi­nis­tra­tiva, a pro­gressão de mi­lhares de pro­fes­sores e edu­ca­dores ao 5.º e ao 7.º es­ca­lões, o Go­verno está a im­pedi-los de atin­girem o topo no per­curso pro­fis­si­onal.

Greve da Frente Comum exclui Saúde

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública decidiu esta segunda-feira, dia 9, manter a greve nacional de dia 20, mas assegurando nesse dia o normal funcionamento dos serviços na dependência do Ministério da Saúde.Ao divulgar a decisão, tomada nessa tarde pelo seu Secretariado, a...

Plenário frente à refinaria de Sines

Trabalhadores da manutenção (serralharia mecânica, soldadura, andaimes, tubagens, isolamentos) das maiores instalações do complexo industrial e portuário de Sines voltaram a reunir-se em plenário, no dia 3, de manhã, mas desta vez na rua, junto à portaria principal da refinaria da Petrogal....