Incompreensível prolongamento do lay-off

Num con­texto de rei­nício da ac­ti­vi­dade eco­nó­mica, com vi­sível re­toma da pro­cura de trans­portes pú­blicos, não se com­pre­ende que as em­presas ro­do­viá­rias que operam na re­gião de Lisboa man­te­nham tra­ba­lha­dores com con­tratos su­pensos, como su­cede no Grupo Bar­ra­queiro, na Scot­turb, Vi­meca e Grupo Ar­riva, que in­clui os TST, ou na Ro­do­viária de Lisboa.

Si­tu­ação tanto mais ina­cei­tável, acres­centa o Sector dos Trans­portes de Lisboa do PCP em co­mu­ni­cado, quanto se sabe que muitos tra­ba­lha­dores estão a ser for­çados a com­pensar o pe­ríodo de não la­bo­ração a tí­tulo de um banco de horas ine­xis­tente na con­tra­tação co­lec­tiva. Isto de­pois de terem tido cortes sa­la­riais su­pe­ri­ores a um terço por parte de ope­ra­dores que têm lu­crado mi­lhões, os quais, em vir­tude do surto epi­dé­mico, re­ce­beram adi­an­tadas as sub­ven­ções de­vidas até ao mês de Junho.

A or­ga­ni­zação do Par­tido de­nuncia ainda que as ro­do­viá­rias pri­vadas de pas­sa­geiros tar­daram em as­se­gurar as con­di­ções de se­gu­rança dos mo­to­ristas e dos utentes, e alerta que em muitos casos aquelas con­ti­nuam por ga­rantir, pelo que exige a in­ter­venção do Go­verno e apela à luta para travar a ofen­siva do pa­tro­nato contra os di­reitos de tra­ba­lha­dores e utentes.



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