Salvar o movimento associativo é essencial para manter a saúde

«A im­por­tância da prá­tica des­por­tiva na saúde fí­sica e mental das pes­soas e das co­mu­ni­dades é in­ques­ti­o­nável», su­blinha o PCP, que em nota de im­prensa di­vul­gada sexta-feira, 2, de­fende a im­ple­men­tação ur­gente de me­didas ca­pazes de salvar o mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo po­pular e a ac­ti­vi­dade des­por­tiva de massas.

Su­bli­nhando que, «ao con­trário do que afirmam os pro­pa­gan­distas do medo, a vida tem de­mons­trado que é pos­sível e de­se­jável o con­vívio, o lazer e o exer­cício de di­reitos em ar­ti­cu­lação com o cum­pri­mento das normas para a de­fesa da saúde», o Par­tido alerta que «as res­tri­ções im­postas à ac­ti­vi­dade des­por­tiva e à pre­sença de pú­blico nos eventos des­por­tivos, afec­taram gra­ve­mente o mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo po­pular, o des­porto de com­pe­tição, a for­mação des­por­tiva e o des­porto de alto ren­di­mento com con­si­de­rá­veis perdas fi­nan­ceiras e im­pactos na eco­nomia na­ci­onal».

«Vá­rias as­so­ci­a­ções des­por­tivas, co­lec­ti­vi­dades e pe­quenos clubes en­frentam hoje sé­rias di­fi­cul­dades fi­nan­ceiras», pelo que é a pró­pria ac­ti­vi­dade des­por­tiva de massas que está em risco, com gra­vosas con­sequên­cias para cen­tenas de mi­lhares de pes­soas, em es­pe­cial os jo­vens», acres­centa o PCP, para quem, «num mo­mento em que vão re­to­mando a nor­ma­li­dade pos­sível um con­junto de ac­ti­vi­dades de na­tu­reza di­versa», é ur­gente im­ple­mentar um con­junto de me­didas.

O Par­tido de­fende, neste âm­bito, «um pro­grama de apoio ex­tra­or­di­nário e ur­gente ao mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo po­pular que pos­si­bi­lite a com­pen­sação dos pre­juízos fi­nan­ceiros e a re­toma gra­dual e se­gura das suas ac­ti­vi­dades», e um outro «de in­cen­tivo à prá­tica des­por­tiva e à nor­ma­li­zação gra­dual das com­pe­ti­ções».

«O re­gresso gra­dual do pú­blico a todos os eventos des­por­tivos, sal­va­guar­dadas as normas de saúde», e, neste do­mínio, a «aus­cul­tação das en­ti­dades na­ci­o­nais do as­so­ci­a­ti­vismo des­por­tivo de forma a ser criada uma nova nor­ma­li­dade com quem me­lhor co­nhece o ter­ri­tório e a re­a­li­dade des­por­tiva», são igual­mente me­didas que o PCP quer ver con­cre­ti­zadas.




Mais artigos de: PCP

Comemorar o Centenário reforçando o Partido onde ele é mais necessário

NA­TU­REZA De­zenas de qua­dros do Par­tido do dis­trito do Porto par­ti­ci­param no En­contro Re­gi­onal sobre Or­ga­ni­zação e In­ter­venção em Sec­tores, Em­presas e Lo­cais de Tra­balho, re­a­li­zado no sá­bado, 3. Je­ró­nimo de Sousa in­ter­veio no final.

PCP insiste em investimento inequívoco na Escola Pública

INI­CI­A­TIVA O Par­tido deu an­te­ontem início ao Ro­teiro da Edu­cação para iden­ti­ficar as con­di­ções e as ne­ces­si­dades que se co­locam à con­so­li­dação, nas ac­tuais con­di­ções, do mo­delo pre­sen­cial no pro­cesso en­sino-apren­di­zagem.

Nada substitui a regionalização

«A chamada “democratização” das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) insere-se na estratégia de adiamento do processo de Regionalização do território nacional», alertam os eleitos do PCP em câmaras e assembleias municipais dos distritos abrangidos pela CCDR Norte. Em conferência de imprensa...

Comunistas de Almada realizaram reunião magna

A Organização Concelhia de Almada do PCP realizou no domingo, 4, na Academia Almadense, a sua XIII Assembleia. Para além da eleição da nova Comissão Concelhia, e da aprovação de duas saudações (sobre o centenário do Partido e sobre a luta dos trabalhadores), de uma moção pela reposição das...

Tribuna do Congresso

Tal como foi decidido pelo Comité Central na sua reunião de 1 de Março, será aberto um espaço nas páginas do Avante! para a discussão das Teses/Projecto de Resolução Política do XXI Congresso. A Tribuna do Congresso inicia-se na edição de 15 de Outubro e encerra no dia 5 de Novembro, com o...