Desabamento no Metropolitano não é indiferente ao desinvestimento

TRANS­PORTES O PCP con­si­dera que a queda de parte de uma ga­leria entre a es­tação de metro de São Se­bas­tião e a Praça de Es­panha não pode ser des­li­gada da de­gra­dação a que tem sido vo­tada a em­presa.

No dia an­te­rior o PCP pro­moveu uma au­dição em que não fal­taram alertas

Nesse sen­tido, o Par­tido, através do seu Grupo Par­la­mentar na As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR), con­frontou o Go­verno com a ne­ces­si­dade de «con­tratar e re­clas­si­ficar os efec­tivos ne­ces­sá­rios para a fis­ca­li­zação de obras, para o guar­ne­ci­mento das es­ta­ções, para tri­pular os com­boios e para a ma­nu­tenção da via e do ma­te­rial cir­cu­lante», com a ur­gência da re­ac­ti­vação das ofi­cinas das Cal­vanas e da ex­pansão da rede para ga­rantir a li­gação de Te­lheiras à Linha Azul, in­formou o Se­cre­ta­riado do Sector dos Trans­portes da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa.

Em nota de im­prensa, o PCP lembra que, no dia an­te­rior ao de­sa­ba­mento, pro­moveu uma au­dição par­la­mentar na qual re­pre­sen­tantes das or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas dos tra­ba­lha­dores (ORT)do Me­tro­po­li­tano de Lisboa aler­taram jus­ta­mente para a de­gra­dação da ca­pa­ci­dade téc­nica da em­presa de­cor­rente da saída de inú­meros téc­nicos es­pe­ci­a­li­zados. Tal, co­loca cres­centes di­fi­cul­dades ao acom­pa­nha­mento a obras que dizem di­rec­ta­mente res­peito às suas in­fra­es­tru­turas e fun­ci­o­na­mento, como é o caso das que de­correm na Praça de Es­panha.

Daí que, para os co­mu­nistas, em­bora a Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa seja a res­pon­sável pelos tra­ba­lhos, a in­ter­venção en­volve «a en­trada no pe­rí­metro de se­gu­rança do túnel do Metro», o que exige «não só o pa­recer téc­nico vin­cu­la­tivo como o acom­pa­nha­mento desses tra­ba­lhos por parte da em­presa».

Por outro lado, o Par­tido as­si­nala que «se esta si­tu­ação ocor­resse com a “Linha Cir­cular”, que o Go­verno pre­tende impor ao ar­repio das de­ci­sões apro­vadas na AR), tal re­sul­taria não na in­ter­rupção da cir­cu­lação na Linha Azul, mas pra­ti­ca­mente em toda a Ci­dade de Lisboa, como o PCP tem vindo a su­bli­nhar».

«Mais, se o Me­tro­po­li­tano já ti­vesse con­cre­ti­zado a ex­pansão da Linha Verde, a partir de Te­lheiras, para a Linha Azul (Co­légio Mi­litar ou Pon­tinha), tal como as ORT há muito de­fendem e exigem, hoje ha­veria uma li­gação do resto da ci­dade à parte de cima da Linha Azul», afirma ainda o PCP, que in­siste na ne­ces­si­dade de re­ac­tivar as ofi­cinas das Cal­vanas para que as re­vi­sões, re­pa­ra­ções e troca de com­po­si­ções nas ofi­cinas da Pon­tinha não de­pendam da cir­cu­lação na Linha Azul, com evi­dentes cons­tran­gi­mentos para toda a rede, como se cons­tata.




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