A candidatura que dá voz aos problemas do povo

CON­TACTO Em cen­tenas de ac­ções em todo o País, a can­di­da­tura de João Fer­reira (com ou sem a sua pre­sença) aposta no con­tacto com os tra­ba­lha­dores e as po­pu­la­ções e na aus­cul­tação dos seus pro­blemas e as­pi­ra­ções.

Ouvir, propor, es­cla­recer são marcas desta can­di­da­tura

Desde a apre­sen­tação da sua can­di­da­tura, em Se­tembro, que João Fer­reira tem vindo a per­correr o País, em pe­quenas e grandes ini­ci­a­tivas, pri­vi­le­gi­ando o con­tacto di­recto – o can­di­dato não re­ga­teia uma con­versa! – e os en­con­tros com en­ti­dades que in­tervêm nas mais va­ri­adas áreas. Esta prá­tica é re­pli­cada em cen­tenas de oca­siões pelos ac­ti­vistas da sua can­di­da­tura em todo o País.

No sá­bado, 2, o can­di­dato passou a manhã no Bairro da Bo­a­vista, ge­rido pelo mu­ni­cípio de Lisboa. Ali, per­correu as ruas, en­trou em todos os es­ta­be­le­ci­mentos e in­ter­pelou quem pas­sava, afir­mando as ra­zões da sua can­di­da­tura e, so­bre­tudo, ou­vindo queixas de quem tem baixos ren­di­mentos e casas com poucas con­di­ções – no fundo, da­queles para quem os di­reitos cons­ti­tu­ci­o­nal­mente con­sa­grados estão se­ve­ra­mente li­mi­tados.

Dois dias de­pois, vi­sitou as ins­ta­la­ções dos Ser­viços Mu­ni­ci­pa­li­zados de Águas e Sa­ne­a­mento de Sintra, con­tac­tando com os muitos tra­ba­lha­dores que ali se en­con­travam, tal como nos úl­timos meses, du­rante os quais nunca dei­xaram de res­ponder às ne­ces­si­dades do ser­viço pú­blico que de­sem­pe­nham. João Fer­reira va­lo­rizou a ins­crição, na lei, do Su­ple­mento de In­sa­lu­bri­dade, Pe­no­si­dade e Risco, lem­brando que tal vi­tória se deve à sua de­ter­mi­nação e luta, bem como à acção do PCP, e lem­brou ou­tros pro­blemas que ainda afectam estes tra­ba­lha­dores, aos quais é ur­gente – e justo – dar res­posta cé­lere.

Já a 30 de De­zembro, à en­trada da For­ta­leza de Pe­niche (ver pá­gina 6), o can­di­dato foi abor­dado por um grupo de pes­ca­dores, que agra­de­ceram o seu com­pro­misso en­quanto de­pu­tado no Par­la­mento Eu­ropeu em de­fesa da pesca na­ci­onal, e ma­ni­fes­taram-se ali mesmo o seu apoio.




Mais artigos de: Eleições

Direito à mobilidade tem de ser para todos

ME­LHORAR O can­di­dato à Pre­si­dência da Re­pú­blica, João Fer­reira, vi­sitou no dia 5 os con­ce­lhos de Seixal e Al­mada. Para além do con­tacto com a po­pu­lação e co­mércio lo­cais, foi a te­má­tica dos trans­portes pú­blicos que es­teve no centro das aten­ções.

Cultura, ambiente e acessibilidades essenciais para desenvolver o Interior

João Ferreira esteve, dia 3, no distrito de Castelo Branco num programa dedicado à valorização da cultura, do ambiente e das acessibilidades e desenvolvimento. O candidato a Presidente da República visitou a Casa da Poesia Eugénio de Andrade e a escombreira do Cabeço do Pião e esteve reunido...

Preservar a memória da resistência prosseguindo a luta pela democracia

RE­SISTÊNCIA João Fer­reira vi­sitou, no dia 30, o Forte de Pe­niche, que al­ber­gará o Museu Na­ci­onal Re­sis­tência e Li­ber­dade, mas onde é já pos­sível co­nhecer e honrar os que pa­garam com a li­ber­dade – e com a vida – a luta por um País mais justo.

Os portugueses na diáspora não podem ser esquecidos

João Ferreira enviou, no segundo dia do novo ano, uma mensagem aos portugueses que, pelas mais diversas razões, vivem e trabalham fora do País. Aí, garante que a candidatura que assume «não esquece nem vira a cara a todos aqueles que, estando fora de Portugal, acompanham e sentem o seu País». Até porque, acrescenta, são...

Construir um horizonte de esperança em 2021

No dia 29 de Dezembro, próximo que estava o final de 2020, João Ferreira proferiu uma mensagem de Ano Novo, na qual expressou a necessidade de levar a cabo uma mudança de rumo no País – objectivo para o qual a sua candidatura de propõe contribuir. Partindo do facto inegável de que os dias complexos e difíceis que se...

No sector dos transportes salários têm de aumentar

REI­VIN­DICAÇÃOA Fec­trans/​CGTP-IN exige a apli­cação do au­mento pre­visto no con­trato do trans­porte ro­do­viário de mer­ca­do­rias e, com os sin­di­catos, está a pro­mover ple­ná­rios na IP e no táxi.

Valorizar o trabalho e os trabalhadores deve ser prioridade da acção política

João Ferreira recebeu, na semana passada, o apoio dos dois anteriores secretários-gerais da CGTP-IN, Arménio Carlos e Manuel Carvalho da Silva, atestando um compromisso comum com os interesses, direitos e aspirações dos trabalhadores, com a valorização dos seus salários e do seu trabalho. O encontro com Arménio Carlos...

Primeira vitória na Carl Zeiss

A intenção patronal de impor a laboração contínua na Carl Zeiss Vision, em Setúbal, fracassou no sábado, dia 2, em resultado de uma greve que decorreu de 31 de Dezembro a 4 de Janeiro e cuja adesão rondou os 100 por cento em todos os turnos. Ao anunciaremesta «greve vitoriosa» na fabricante de lentes e material óptico...