Preservar a memória da resistência prosseguindo a luta pela democracia

RE­SISTÊNCIA João Fer­reira vi­sitou, no dia 30, o Forte de Pe­niche, que al­ber­gará o Museu Na­ci­onal Re­sis­tência e Li­ber­dade, mas onde é já pos­sível co­nhecer e honrar os que pa­garam com a li­ber­dade – e com a vida – a luta por um País mais justo.

João Fer­reira re­cebeu o apoio de mais de 170 an­tigos presos po­lí­ticos

O Museu Na­ci­onal Re­sis­tência e Li­ber­dade é uma con­quista dos de­mo­cratas e an­ti­fas­cistas por­tu­gueses que, tendo a seu lado o PCP e a URAP, tra­varam a trans­for­mação da for­ta­leza de Pe­niche numa pou­sada. O Museu, que na ver­dade ainda não existe (o pro­jecto de ar­qui­tec­tura e mu­se­a­li­zação estão apro­vados, assim como as obras de sal­va­guarda e re­a­bi­li­tação da mu­ralha e do edi­fi­cado), já foi vi­si­tado por muitos mi­lhares de pes­soas, as­su­mindo-se como um local de vi­sita obri­ga­tória para todos quantos qui­serem co­nhecer o que foi o fas­cismo e a luta pela li­ber­dade.

Ao par­la­tório e à cela onde es­teve Álvaro Cu­nhal, há muito mu­se­a­li­zados, so­maram-se nos úl­timos dois anos o me­mo­rial com os nomes dos mais de 2000 presos po­lí­ticos que ali es­ti­veram, a es­cul­tura de José Au­rélio e a ex­po­sição tem­po­rária Por teu livre pen­sa­mento, que in­clui im­por­tantes do­cu­mentos, ma­te­riais e tes­te­mu­nhos re­la­tivos ao fas­cismo e à re­sis­tência, às con­di­ções pri­si­o­nais e às fugas.

Apoios mar­cantes

O can­di­dato a Pre­si­dente da Re­pú­blica vi­sitou todos estes es­paços, acom­pa­nhado por al­guns dos an­tigos presos po­lí­ticos que com­põem um grupo de mais de 170 que nesse mesmo dia ma­ni­festou o seu apoio à can­di­da­tura de João Fer­reira. O apoio destes he­róis, como os clas­si­ficou o can­di­dato, dá à sua can­di­da­tura «mais força para pros­se­guir o ca­minho». E que ca­minho é esse? O da de­fesa da de­mo­cracia, da paz e da li­ber­dade, va­lores ins­critos na Cons­ti­tuição de Abril, pelos quais tanto sa­cri­fi­caram esses re­sis­tentes e que hoje ne­ces­sitam uma vez mais de ser de­fen­didos e pro­jec­tados.

Entre os apoi­antes, des­tacam-se Amé­rico Leal, An­tónio Borges Co­elho, Con­ceição Matos, Do­mingos Abrantes, Jaime Serra, José Pedro So­ares, Ma­nuela Ber­nar­dino, Mário de Car­valho, Mo­desto Na­varro, Te­resa Dias Co­elho, Vítor Dias. «Em tempos em que, de novo, crescem fun­dadas ra­zões de pre­o­cu­pação com o as­censo de forças de ex­trema-di­reita e fas­cistas, a can­di­da­tura é uma voz mais no grito que tem de crescer e que afirma 25 de Abril sempre, Fas­cismo nunca mais!, lê-se na nota de im­prensa da can­di­da­tura emi­tida a este res­peito.

Na afir­mação e no re­forço da can­di­da­tura de João Fer­reira a Pre­si­dente da Re­pú­blica e dos seus va­lores, todos os apoios contam. Mas é ine­gável que estes têm um sig­ni­fi­cado es­pe­cial – e par­ti­cu­lar­mente re­ve­lador.




Mais artigos de: Eleições

Direito à mobilidade tem de ser para todos

ME­LHORAR O can­di­dato à Pre­si­dência da Re­pú­blica, João Fer­reira, vi­sitou no dia 5 os con­ce­lhos de Seixal e Al­mada. Para além do con­tacto com a po­pu­lação e co­mércio lo­cais, foi a te­má­tica dos trans­portes pú­blicos que es­teve no centro das aten­ções.

Cultura, ambiente e acessibilidades essenciais para desenvolver o Interior

João Ferreira esteve, dia 3, no distrito de Castelo Branco num programa dedicado à valorização da cultura, do ambiente e das acessibilidades e desenvolvimento. O candidato a Presidente da República visitou a Casa da Poesia Eugénio de Andrade e a escombreira do Cabeço do Pião e esteve reunido...

Os portugueses na diáspora não podem ser esquecidos

João Ferreira enviou, no segundo dia do novo ano, uma mensagem aos portugueses que, pelas mais diversas razões, vivem e trabalham fora do País. Aí, garante que a candidatura que assume «não esquece nem vira a cara a todos aqueles que, estando fora de Portugal, acompanham e sentem o seu País». Até porque, acrescenta, são...

Construir um horizonte de esperança em 2021

No dia 29 de Dezembro, próximo que estava o final de 2020, João Ferreira proferiu uma mensagem de Ano Novo, na qual expressou a necessidade de levar a cabo uma mudança de rumo no País – objectivo para o qual a sua candidatura de propõe contribuir. Partindo do facto inegável de que os dias complexos e difíceis que se...

A candidatura que dá voz aos problemas do povo

CON­TACTO Em cen­tenas de ac­ções em todo o País, a can­di­da­tura de João Fer­reira (com ou sem a sua pre­sença) aposta no con­tacto com os tra­ba­lha­dores e as po­pu­la­ções e na aus­cul­tação dos seus pro­blemas e as­pi­ra­ções.

No sector dos transportes salários têm de aumentar

REI­VIN­DICAÇÃOA Fec­trans/​CGTP-IN exige a apli­cação do au­mento pre­visto no con­trato do trans­porte ro­do­viário de mer­ca­do­rias e, com os sin­di­catos, está a pro­mover ple­ná­rios na IP e no táxi.

Valorizar o trabalho e os trabalhadores deve ser prioridade da acção política

João Ferreira recebeu, na semana passada, o apoio dos dois anteriores secretários-gerais da CGTP-IN, Arménio Carlos e Manuel Carvalho da Silva, atestando um compromisso comum com os interesses, direitos e aspirações dos trabalhadores, com a valorização dos seus salários e do seu trabalho. O encontro com Arménio Carlos...

Primeira vitória na Carl Zeiss

A intenção patronal de impor a laboração contínua na Carl Zeiss Vision, em Setúbal, fracassou no sábado, dia 2, em resultado de uma greve que decorreu de 31 de Dezembro a 4 de Janeiro e cuja adesão rondou os 100 por cento em todos os turnos. Ao anunciaremesta «greve vitoriosa» na fabricante de lentes e material óptico...