Eleição de Xiomara Castro é «vitória da resistência do povo hondurenho»

No se­gui­mento da re­a­li­zação das elei­ções ge­rais – pre­si­den­ciais, le­gis­la­tivas e lo­cais – nas Hon­duras, que ti­veram lugar no pas­sado dia 28 de No­vembro, o PCP saudou o re­sul­tado elei­toral al­can­çado pela can­di­data pre­si­den­cial Xi­o­mara Castro, do Par­tido Li­ber­dade e Re­fun­dação (LIVRE) e das forças que con­fluíram na co­li­gação Ali­ança com o Povo.

Este triunfo elei­toral, acom­pa­nhado dos im­por­tantes re­sul­tados das forças pro­gres­sistas hon­du­re­nhas nas elei­ções le­gis­la­tivas e mu­ni­ci­pais, re­pre­senta uma im­por­tante vi­tória da re­sis­tência do povo hon­du­renho – que nunca baixou os braços pe­rante o golpe de Es­tado de 2009 pro­mo­vido pelo im­pe­ri­a­lismo norte-ame­ri­cano e a oli­gar­quia hon­du­renha que depôs o pre­si­dente Ma­nuel Ze­laya, e a in­ten­si­fi­cação da brutal po­lí­tica de ex­plo­ração e re­pressão nos anos que se se­guiram –, abrindo uma nova pá­gina na si­tu­ação po­lí­tica das Hon­duras.

Na carta di­ri­gida ao LIVRE, o PCP trans­mitiu votos de mai­ores su­cessos para a acção e luta em de­fesa dos di­reitos, an­seios e in­te­resses dos tra­ba­lha­dores e do povo hon­du­renho, em prol da cons­trução de um mundo de co­o­pe­ração e paz entre os povos.




Mais artigos de: Internacional

Gabriel Boric favorito no Chile

No Chile, 15 mi­lhões de elei­tores estão ins­critos para ir às urnas no do­mingo, 19, na cru­cial se­gunda volta da eleição pre­si­den­cial, em que o can­di­dato apoiado pela es­querda, Ga­briel Boric, en­frenta o ul­tra­di­rei­tista José An­tonio Kast, sim­pa­ti­zante de Pi­no­chet.

Moscovo propõe negociações imediatas com NATO sobre segurança

A Rússia re­clama a aber­tura ime­diata de ne­go­ci­a­ções in­ter­na­ci­o­nais vi­sando pôr em prá­tica ga­ran­tias ju­rí­dicas que ex­cluam novos avanços da NATO para Leste e a ins­ta­lação de armas nos países vi­zi­nhos, no­me­a­da­mente na Ucrânia.

XX Cimeira da ALBA-TCP reforça cooperação e defesa da soberania

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, reafirmou o carácter solidário da XX Cimeira da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), falando na abertura da reunião, que decorreu na terça-feira, 14, em Havana. Face à pandemia de Covid-19 e ao cerco dos Estados Unidos da...

Agricultores indianos suspendem luta depois de um ano de protestos vitoriosos

Após um ano de manifestações vitoriosas contra três leis agrárias, milhares de agricultores suspenderam a sua luta e começaram, no dia 11, a deixar a capital, Nova Delhi, de regresso a suas casas, em diferentes Estados da Índia. A frente unida de sindicatos agrícolas que coordenou a luta anunciou a suspensão dos...

Não foi o tornado, foi o capital

Costuma-se dizer que não são os desastres naturais que matam, mas sim a pobreza. Mais acertado seria dizer que o que mata é o capitalismo. Os violentos tornados que têm sacudido o Midwest estado-unidense arrancaram os telhados e expuseram a podridão: na fábrica de velas da Mayfeld Consumer...