XX Cimeira da ALBA-TCP reforça cooperação e defesa da soberania

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, reafirmou o carácter solidário da XX Cimeira da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), falando na abertura da reunião, que decorreu na terça-feira, 14, em Havana.

Face à pandemia de Covid-19 e ao cerco dos Estados Unidos da América contra os países da região, «as nossas democracias não baseiam as suas forças nas armas», afirmou, qualificando de «hipócrita» a celebração da denominada Cimeira da Democracia, promovida recentemente por Washington, com a exclusão de vários dos participantes na reunião em Havana. «Para não faltar à verdade, deveria chamar-se cimeira da não democracia», acrescentou.

Díaz-Canel enalteceu, entre os valores fundacionais da ALBA-TCP, a cooperação e a defesa da soberania. «Nasceu da solidariedade, afirma-se no poder dos povos para transformar a história», realçou. Nesse sentido, enumerou as mostras de intercâmbio solidário entre os membros da organização durante a emergência sanitária provocada pela COVID-19.

A cimeira definiu acções para garantir a paz e a estabilidade na área e redobrou a concertação política para enfrentar a ingerência e as políticas hostis dos EUA. O fórum abordou igualmente, como outra das prioridades, uma ordem de complementaridade económica e a construção de um observatório contra a ingerência.

Os presidentes da Bolívia, Luis Arce; da Venezuela, Nicolás Maduro; da Nicarágua, Daniel Ortega, assim como os primeiros-ministros de Granada, Keith Mitchell; e de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, participaram no fórum de Havana. Presentes, também, representantes de Santa Lucía, Dominica, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Neves.




Mais artigos de: Internacional

Gabriel Boric favorito no Chile

No Chile, 15 milhões de eleitores estão inscritos para ir às urnas no domingo, 19, na crucial segunda volta da eleição presidencial, em que o candidato apoiado pela esquerda, Gabriel Boric, enfrenta o ultradireitista José Antonio Kast, simpatizante de Pinochet.

Eleição de Xiomara Castro é «vitória da resistência do povo hondurenho»

No seguimento da realização das eleições gerais – presidenciais, legislativas e locais – nas Honduras, que tiveram lugar no passado dia 28 de Novembro, o PCP saudou o resultado eleitoral alcançado pela candidata presidencial Xiomara Castro, do Partido Liberdade e Refundação (LIVRE) e das forças que confluíram na...

Agricultores indianos suspendem luta depois de um ano de protestos vitoriosos

Após um ano de manifestações vitoriosas contra três leis agrárias, milhares de agricultores suspenderam a sua luta e começaram, no dia 11, a deixar a capital, Nova Delhi, de regresso a suas casas, em diferentes Estados da Índia. A frente unida de sindicatos agrícolas que coordenou a luta anunciou a suspensão dos...

Não foi o tornado, foi o capital

Costuma-se dizer que não são os desastres naturais que matam, mas sim a pobreza. Mais acertado seria dizer que o que mata é o capitalismo. Os violentos tornados que têm sacudido o Midwest estado-unidense arrancaram os telhados e expuseram a podridão: na fábrica de velas da Mayfeld Consumer...