O caminho faz-se caminhando

Diogo tem 21 anos e está a terminar a licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores. É eleito numa assembleia de freguesia da Área Metropolitana do Porto, pelas listas da CDU, e está actualmente organizado no PCP numa concelhia do distrito. A chegada à militância comunista fez-se a passos sem pressa, mas sem pausas. Literalmente.

O avô é a sua referência. Habitualmente, caminham juntos pela manhã, e foi nesses percursos que aprofundaram conversas sobre justiça social, o papel e o projecto dos comunistas. Diogo começou por se interessar pela vida de Lénine, Marx e Engels. Descobriu, entretanto, que o avô era membro do PCP. A decisão de também ele aderir ao Partido foi tomada quando o acompanhou à Festa do Avante!, em 2018.

«Visitámos a exposição do 25 de Abril e vi pela primeira vez o meu avô a chorar». Foi nesse momento que percebeu o quanto era importante para si contribuir para o ideal a que se encontrava já vinculado, relatou. Dois dias depois estava a ser contactado e, desde então, também Diogo abre caminho pela emancipação social da classe operária e de todos os trabalhadores. Rumo ao futuro.



Mais artigos de: PCP

Mais e melhor Segurança Social

Assinalando o Dia da Segurança Social, o PCP realizou, no dia 5, em Lisboa, um encontro com estruturas de trabalhadores e associações deste sector, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

Governo recusa soluções

«Os problemas estruturais do País que diariamente atingem o povo, como as desigualdades e as injustiças sociais, o aumento do custo de vida, a degradação dos serviços públicos, a dependência externa, a falta de aposta na produção nacional, exigem soluções que não se vislumbram no Programa do Governo nem no Orçamento do...

Escaladas

Nas últimas duas semanas assistimos a um novo salto no ataque mediático ao PCP, inserido numa dinâmica antidemocrática, com um salto qualitativo que afronta valores que se impuseram na sociedade portuguesa com Abril. A 23 de Abril, em vésperas do aniversário da Revolução, o DN publica um longo texto da jornalista...