Plano de emergência para a Serra da Estrela

O PCP apre­sentou na As­sem­bleia da Re­pú­blica um pro­grama de emer­gência para re­cu­perar e va­lo­rizar a Serra da Es­trela, de­vas­tada re­cen­te­mente por mais in­cên­dios.

O pro­grama es­tru­tura-se em quatro eixos pri­o­ri­tá­rios

De acordo com in­for­mação di­vul­gada pela Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Cas­telo Branco do PCP, o plano tem como ob­jec­tivo res­ponder à si­tu­ação crí­tica re­sul­tante dos in­cên­dios, que entre 2017 e o cor­rente ano, li­qui­daram uma vasta área do Parque Na­tural da Serra da Es­trela.

A pro­posta, em forma de pro­jecto de re­so­lução, «as­se­gura o pla­ne­a­mento e gestão ade­quada do ter­ri­tório e re­força a pre­venção e com­bate a in­cên­dios» e con­templa igual­mente me­didas e so­lu­ções es­tra­té­gicas para a «re­cu­pe­ração e va­lo­ri­zação do Parque Na­tural da Serra da Es­trela, nas di­men­sões am­bi­ental, so­cial e eco­nó­mica», in­formou a mesma fonte.

A DORCB do PCP de­talha ainda que o pro­grama es­tru­tura-se em quatro eixos pri­o­ri­tá­rios de ac­tu­ação, entre os quais a «inter­venção de emer­gência em áreas ar­didas e a de­fesa e pre­venção da flo­resta contra in­cên­dios», ou a «iden­ti­fi­cação de pre­juízos e perdas e re­gime de apoio à re­po­sição do po­ten­cial pro­du­tivo, à perda de ren­di­mento e à ma­nu­tenção de ac­ti­vi­dades agrí­colas e pe­cuá­rias».

O Par­tido pre­tende, também, que seja con­cre­ti­zada a «dotação do Parque Na­tural da Serra da Es­trela com uma es­tru­tura or­gâ­nica com di­recção pró­pria, li­gada ao ter­ri­tório e às po­pu­la­ções, com ca­pa­ci­dade para re­a­lizar o di­ag­nós­tico e in­tervir no sen­tido da sua re­cu­pe­ração e va­lo­ri­zação, em con­junto com as po­pu­la­ções», bem como o «reforço da ca­pa­ci­dade do ICNF em meios hu­manos, téc­nicos e fi­nan­ceiros, para dar res­posta às ne­ces­si­dades de gestão, re­cu­pe­ração, fis­ca­li­zação e de­fesa contra in­cên­dios dos ter­ri­tó­rios in­cluídos no Parque Na­tural da Serra da Es­trela».



Mais artigos de: PCP

Soluções urgentes para travar especulação

«A res­posta ne­ces­sária à de­gra­dação das con­di­ções de vida» foi o lema da sessão pú­blica re­a­li­zada, an­te­ontem, pelo PCP em Lisboa. Je­ró­nimo de Sousa re­a­firmou o com­pro­misso dos co­mu­nistas para a re­so­lução deste grave pro­blema.

PCP reclama mais e melhores serviços públicos

«Não é de hoje a luta que tra­vamos pela dig­ni­fi­cação e re­forço dos ser­viços pú­blicos e das fun­ções so­ciais do Es­tado», as­se­gurou o Se­cre­tário-geral do PCPem Al­mada, onde exigiu a tri­bu­tação ex­tra­or­di­nária dos lu­cros dos grupos eco­nó­micos para com­bater o au­mento do custo de vida.

Diagnóstico do Alentejo dá razão ao PCP

Alguns aspectos do diagnóstico contido no Programa Regional do Alentejo (PRA) 2030, cuja consulta pública terminou há dias, confirma que o PCP tinha e tem razão nos problemas e soluções para o desenvolvimento do território. Quem o diz é a Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP, que em nota de imprensa critica o...

A Festa do Avante! de 2023 já tem data

1, 2 e 3 de Setembro: é esta a data da Festa do Avante! de 2023, a 47.ª. A data foi marcada no passado fim-de-semana pelo Comité Central do PCP. No comunicado aprovado, que publicamos nesta edição, destaca-se relativamente à Festa deste ano que constituiu uma «importante iniciativa nas suas dimensões política, cultural,...

Organizados para construir o futuro

«Conforme vamos estudando a história da luta de classes, os acontecimentos, as revoluções, entendemos que sem a luta organizada a mudança não é possível.» Quem o afirma é Luiz, que conta com apenas alguns meses de militância. Natural do Rio de Janeiro, mudou-se para Braga em 2019. Com 19...