Comemorar o Partido, debater o presente afirmar o futuro com Abril e a Revolução

Além da in­ter­venção quo­ti­diana de luta e so­li­da­ri­e­dade junto dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções, as or­ga­ni­za­ções do Par­tido têm dado con­ti­nui­dade à in­tensa ac­ti­vi­dade.

Con­ti­nu­amos a luta para «trans­formar o sonho em vida»

Entre esta está a co­me­mo­ração dos 102 anos do PCP, que até ao final de Março de­cor­reram de Norte a Sul. Caso do al­moço pro­mo­vido no úl­timo fim-de-se­mana do mês pas­sado pro­mo­vido pela con­ce­lhia de Alen­quer, que contou com a in­ter­venção de Je­ró­nimo de Sousa, membro do Co­mité Cen­tral (CC), pe­rante uma sala com­ple­ta­mente lo­tada.

Casa cheia para as­si­nalar o 102.º ani­ver­sário do Par­tido, re­gistou-se, igual­mente, em Vila Real, na sexta-feira, 24, no qual Ri­cardo Ga­lhardo, do CC, instou os pre­sentes a con­ti­nu­arem a luta para «trans­formar o sonho em vida».

Na Moita, também no úl­timo fim-de-se­mana de Março, o al­moço re­a­li­zado no Clube Re­cre­a­tivo do Pen­teado contou com mais de 170 par­ti­ci­pantes, entre os quais José Dias Co­elho membro da Co­missão Po­lí­tica do PCP, Dé­bora Santos, membro do exe­cu­tivo da Di­recção de Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal, e José Faya, res­pon­sável pelo tra­balho da JCP no con­celho.

 

Ac­tu­a­li­dade e porvir

Por outro lado, têm sido pro­mo­vidas ses­sões pú­blicas para afirmar a Cons­ti­tuição de Abril, caso da ocor­rida dia 1 de Abril, em Faro, sob o lema «Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa, com os de­mo­cratas e pa­tri­otas – um pro­jeto com fu­turo». Na ini­ci­a­tiva par­ti­ci­param Je­ró­nimo de Sousa, do CC, e João Oli­veira, da Co­missão Po­lí­tica, bem como de­zenas de mi­li­tantes co­mu­nistas e ou­tros de­mo­cratas que de­ba­teram a va­li­dade dos pre­ceitos ins­critos no texto fun­da­mental da Re­pú­blica Por­tu­guesa em do­mí­nios como a saúde, a edu­cação, a jus­tiça, a cul­tura, o tra­balho, o poder local de­mo­crá­tico, a ha­bi­tação ou os di­reitos da ju­ven­tude.

Dias antes, em Évora, o Sector In­te­lec­tual da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do PCP pro­moveu um de­bate sobre a si­tu­ação po­lí­tica e so­cial, no qual cerca de uma cen­tena de ca­ma­radas e amigos do Par­tido dis­cu­tiram a ac­tu­a­li­dade com João Fer­reira, da Co­missão Po­lí­tica, e o eco­no­mista e do­cente uni­ver­si­tário Ri­cardo Paes Ma­mede. So­bres­saíram a ne­ces­si­dade de mo­bi­lizar von­tades pela al­te­ração pro­funda do rumo po­lí­tico do País, par­ti­cu­lar­mente evi­dente con­si­de­rando os pro­blemas, mas também as as­pi­ra­ções po­pu­lares e as po­ten­ci­a­li­dades, da re­gião.

Já em Se­túbal, a 25 de Março, no CT Ar­rá­bida, re­a­lizou-se mais uma sessão do ciclo mensal «Con­versas+Avante!», desta feita sobre os di­reitos das mu­lheres, com a in­ter­venção de Alma Ri­vera, de­pu­tada à As­sem­bleia da Re­pú­blica e membro do CC do PCP, e, em Al­mada, dia 31, de­correu mais uma das muitas ses­sões que têm sido pro­mo­vidas para apre­sentar o livro «Os Pro­cessos Re­vo­lu­ci­o­ná­rios - Aná­lise con­creta e Pers­pec­ti­vação His­tó­rica», com a pre­sença do autor Al­bano Nunes, da Co­missão cen­tral de Con­trolo, e de Fran­cisco Melo, da Edi­to­rial Avante!, se­guindo-se um vivo e pro­fícuo de­bate, mo­de­rado por Luísa Ramos, da Con­ce­lhia de Al­mada.

 



Mais artigos de: PCP

PCP dá mais força à luta dos trabalhadores do complexo Grunding

O Se­cre­tário-geral do PCP con­tactou, quinta-feira, com os tra­ba­lha­dores do com­plexo Grun­ding, em Braga, que lutam por au­mentos sa­la­riais, contra a dis­cri­mi­nação nos di­reitos e pelo com­bate à pre­ca­ri­e­dade e ao re­curso a em­presas de tra­balho tem­po­rário.

Energia limpa não pode vir de opções obscuras

«O PCP con­si­dera que a ins­ta­lação e pro­dução de elec­tri­ci­dade eó­lica offshore deve ser re­fe­ren­ciada por um Plano Ener­gé­tico Na­ci­onal» va­li­dado de­mo­cra­ti­ca­mente, ao invés de «co­locar o País a re­boque dos in­te­resses dos grupos eco­nó­micos».

Responder com militância à ofensiva que priva sonhos

Ana tem 41 anos, trabalha numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) mas não na função para a qual obteve recentemente formação. Há 15 anos na mesma empresa, pretendia evoluir profissionalmente com a conclusão do curso de Animação Sócio-Cultural, mas tal ainda não se concretizou. De resto, esta é a...

Luta dos pescadores mostra-se em Matosinhos

Promovida pela Organização Regional do Porto do PCP e pela Câmara Municipal de Matosinhos, está patente até ao próximo dia 14 de Maio, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição «A luta dos pescadores de Matosinhos durante o fascismo». A mostra foi inaugurada no sábado,...

PCP solidário com professores

Uma delegação do PCP, constituída pelo seu Secretário-geral, Paulo Raimundo, Jorge Pires, da Comissão Política, e Alma Rivera, do Comité Central e deputada na AR recebeu, anteontem, representantes da plataforma de sindicatos e federações de professores. No final do encontro, Mário Nogueira, em...

PCP realiza Encontro Nacional sobre Habitação a 15 de Abril

«Tomar a iniciativa – assegurar o direito à habitação para todos» é o lema do Encontro Nacional do PCP que se realiza no dia 15 de Abril, a partir das 10 horas, no Salão Gulbenkian da Voz do Operário, em Lisboa. O encontro realiza-se num momento em que se agrava o problema da habitação em...