Saúde e segurança no trabalho são foco de reunião do PCP
Na passada quinta-feira, 28, João Oliveira, primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu (PE), participou num encontro com a Associação Nacional dos Deficientes e Sinistrados do Trabalho (ANDST), na sede do PCP.
Progresso tecnológico e científico deve reverter a favor dos trabalhadores
Segundo afirmou o também membro da Comissão Política do Comité Central (CC) do Partido, esta reunião permitiu ao PCP «aprofundar um conjunto de aspectos importantes relacionados com a saúde e a segurança no trabalho, os acidentes de trabalho e as doenças profissionais».
Para o PCP e a CDU, «a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais e a capacidade de protecção e reparação das situações que daí decorrem para os trabalhadores são questões» importantes, vincou o candidato, que lembrou o histórico de intervenção quer no PE, quer na Assembleia da República.
«São matérias sobre as quais continuaremos a intervir no sentido de garantir que, também nesta dimensão, o progresso tecnológico e o desenvolvimento científico possam reverter a favor dos trabalhadores», sublinhou, melhorando as suas condições de trabalho. Para João Oliveira, estas são matérias que interessam não só à valorização do trabalho e dos trabalhadores, «mas também como caminho para o desenvolvimento» do País.
Com este encontro, o PCP pôde, também, trocar pontos de vista sobre a importância destas questões com a associação, bem como «tomar conhecimento de várias iniciativas que a ANDST tem em preparação, nomeadamente a conferência que realizará dia 6 de Abril sobre as doenças profissionais», afirmou o dirigente comunista.
Participaram ainda, em representação do Partido, Fernanda Mateus, da Comissão Política do CC, Martinho Baptista, do CC, e Helena Silva.
A ANDST foi fundada em 1976 por diversas vítimas de acidentes de trabalho ou doença profissional, com foco no apoio a estas pessoas e na reivindicação de uma política de justiça social.