Saúde e segurança no trabalho são foco de reunião do PCP

Na passada quinta-feira, 28, João Oliveira, primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu (PE), participou num encontro com a Associação Nacional dos Deficientes e Sinistrados do Trabalho (ANDST), na sede do PCP.

Progresso tecnológico e científico deve reverter a favor dos trabalhadores

Segundo afirmou o também membro da Comissão Política do Comité Central (CC) do Partido, esta reunião permitiu ao PCP «aprofundar um conjunto de aspectos importantes relacionados com a saúde e a segurança no trabalho, os acidentes de trabalho e as doenças profissionais».

Para o PCP e a CDU, «a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais e a capacidade de protecção e reparação das situações que daí decorrem para os trabalhadores são questões» importantes, vincou o candidato, que lembrou o histórico de intervenção quer no PE, quer na Assembleia da República.

«São matérias sobre as quais continuaremos a intervir no sentido de garantir que, também nesta dimensão, o progresso tecnológico e o desenvolvimento científico possam reverter a favor dos trabalhadores», sublinhou, melhorando as suas condições de trabalho. Para João Oliveira, estas são matérias que interessam não só à valorização do trabalho e dos trabalhadores, «mas também como caminho para o desenvolvimento» do País.

Com este encontro, o PCP pôde, também, trocar pontos de vista sobre a importância destas questões com a associação, bem como «tomar conhecimento de várias iniciativas que a ANDST tem em preparação, nomeadamente a conferência que realizará dia 6 de Abril sobre as doenças profissionais», afirmou o dirigente comunista.

Participaram ainda, em representação do Partido, Fernanda Mateus, da Comissão Política do CC, Martinho Baptista, do CC, e Helena Silva.

A ANDST foi fundada em 1976 por diversas vítimas de acidentes de trabalho ou doença profissional, com foco no apoio a estas pessoas e na reivindicação de uma política de justiça social.

 



Mais artigos de: PCP

Serviço Militar Obrigatório deve capacitar o País

«O PCP sempre defendeu o Serviço Militar Obrigatório numa lógica inserida nos desígnios constitucionais – de Paz, cooperação, de mais valia para a capacitação do País e afirmação soberana», lê-se numa nota de imprensa, de dia 2, emitida pelo Partido.

Espectáculo celebra 50 anos da Revolução em Aveiro

Diante de um auditório cheio do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, realizou-se, no dia 23, o espectáculo comemorativo Abril é mais Futuro em celebração do 50.º aniversário da revolução dos cravos. A iniciativa, organizada pelo PCP, contou com várias formas de expressão...

Novo Governo insiste em opções desastrosas para o País

O XXIV Governo Constitucional, do PSD e CDS, tomou posse anteontem, numa cerimónia realizada no Palácio da Ajuda, onde o PCP não marcou presença. Em declarações à imprensa, Paula Santos, deputada e membro da Comissão Política do Comité Central, reagiu ao discurso do primeiro-ministro, afirmando que o novo executivo...

João Pimenta Lopes no Norte

Num contacto com os trabalhadores e as populações do Norte do País, João Pimenta Lopes (deputado no Parlamento Europeu) esteve, na semana passada, nos distritos de Vila Real (mercado do Peso da Régua e Nosso Shopping) e Bragança (empresas Varandas do Sousa e Sortegel e mercado de Mirandela)....

Sandra Pereira no distrito de Portalegre

Nos dias 27 e 28, Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, visitou o distrito de Portalegre onde pôde conhecer os diversos problemas da região e reafirmar os compromissos do PCP na defesa da saúde, da mobilidade e da água pública. A deputada reuniu com a administração e...

Sinais dos tempos mediáticos

O facto mediático que dominou a última semana da vida política nacional foi o processo atribulado de eleição do Presidente da Assembleia da República pelos deputados eleitos a 10 de Março. Os factos são relativamente simples de resumir: o PSD apresentou um candidato que não conseguiu recolher a maioria absoluta de votos...