Caulino em Albergaria dos Doze
A Comissão Concelhia de Pombal do PCP apelou, no dia 20, à mobilização e intervenção da população de Albergaria dos Doze sobre a exploração de caulino naquela região.
Em causa está um contrato de concessão de exploração de depósitos minerais de argilas especiais, na freguesia de Albergaria dos Doze, em Pombal, celebrado entre o Estado e uma empresa privada. O PCP denunciou prontamente esta questão que surgiu em Março de 2023, aquando de um anúncio feito pela Direcção-Geral de Energia e Geologia.
O PCP salientou, desde logo, que a população visada pela decisão não tinha sido envolvida no processo de discussão e decisão, nem que tinham sido garantidos os necessários esclarecimentos sobre os eventuais impactos, ambientais e a nível de infra-estruturas, provocados pela exploração.
Nesse sentido o PCP promoveu uma acção de esclarecimento e informação junto da população, realizou uma sessão pública (que contou com a participação de Miguel Tiago, geólogo e antigo deputado do PCP na Assembleia da República,) e interveio na Assembleia de Freguesia através de Maria José Anastácio, eleita da CDU.
O acordo para a exploração do minério tem também o parecer negativo da União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.