Elevada adesão na Feirense

Os trabalhadores da Auto Viação Feirense e da Transportes Beira Douro (que pertence àquela e opera no lote 4 da rede UNIR, da Área Metropolitana do Porto (AM), abrangendo Vila Nova de Gaia e Espinho), voltaram a fazer greve na segunda-feira, dia 2. A FECTRANS/CGTP-IN e o seu sindicato STRUP assinalaram que houve «uma elevada adesão, que afectou grandemente a operação».

No início da greve, realizou-se uma concentração junto da sede da transportadora, em Lourosa (Santa Maria da Feira). Aqui esteve o Secretário-Geral da CGTP-IN, que manifestou apoio e solidariedade aos trabalhadores em luta.

Uma delegação do PCP deslocou-se ao local, para dar nota de um voto de solidariedade para com estes trabalhadores, o qual foi rejeitado na Assembleia Municipal de Gaia, a 28 de Novembro, por PS, PSD, CDS e PAN, com abstenções de Chega, IL e BE.

Ainda de manhã, os trabalhadores (que já tinham feito greve a 4 de Novembro) deslocaram-se à sede da UNIR e da AMP, no Porto para exigirem a intervenção destas na busca de soluções para o conflito.

Em causa está o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e do contrato colectivo, em questões como as escalas, os intervalos diários, o tempo de deslocação para início e fim de serviço e o tempo para preparação de viatura, o pagamento do trabalho extraordinário, as condições na sala-refeitório.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Greve na Segurança Social por igualdade de tratamento

Os trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) estiveram em greve no dia 27 de Novembro, concentrando-se em frente do Ministério do Trabalho, pelo fim de injustiças e igualdade de tratamento.

Luta na EGEAC pelo direito à negociação

Os trabalhadores da EGEAC, em Lisboa, cumpriram, no dia 27, a primeira greve geral na história da empresa. Em causa está a exigência de que a administração cumpra o AE e inicie, já em 2024, um verdadeiro processo negocial com o STML (da CGTP-IN). Entre as reivindicações que os trabalhadores...

Alfeite sem investimento nem administradoras

Quatro meses depois da nomeação da nova administração do Arsenal do Alfeite (a 19 de Julho), esta continua incompleta, faltando a indicação, por parte do Governo, de duas administradoras, referem, em nota conjunta de dia 25, a Comissão de Trabalhadores da empresa e o STEFFAs. Além disso, apontam, o Governo continua a...

Trabalhadores da saúde em greve

Amanhã, 6, os trabalhadores da saúde vão estar em greve para exigir a abertura dos processos negociais, melhores condições de trabalho, dignificação e valorização profissional. Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, a paralisação é também pela contagem do tempo de...