Greve na Segurança Social por igualdade de tratamento
Os trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) estiveram em greve no dia 27 de Novembro, concentrando-se em frente do Ministério do Trabalho, pelo fim de injustiças e igualdade de tratamento.
Trabalhadores do IGFSS lutam pela integração de todos no sistema de recompensa do desempenho
Esta acção de luta, que contou com uma adesão de cerca de 90 por cento (correspondendo a mais de 80 trabalhadores), foi decidida em plenário, como forma de exigir que todos os trabalhadores do IGFSS sejam integrados no sistema de recompensa do desempenho.
De acordo com a resolução aprovada na concentração, o problema remonta a 2019, com a aprovação, pelo Governo, de um sistema de atribuição de prémios de desempenho aos trabalhadores que exerçam funções de cobrança de dívida no departamento de gestão da dívida do IGFSS.
«Criou-se uma situação de desigualdade relativamente aos restantes trabalhadores do instituto», é referido na resolução, onde se aponta que «a cobrança de dívida é o resultado de um trabalho que envolve todos os departamentos do IGFSS, e não apenas um».
Durante os mais de cinco anos desde a decisão, não houveabertura da parte do então Governo PS para resolver a questão. Já o actual executivo, apesar de uma aparente receptividade inicial para discutir o assunto, acabou por seguir o caminho do seu antecessor, não solucionando o problema nem demonstrando qualquer abertura a compromissos.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, que promoveu esta acção de luta, a resolução, aprovada por unanimidade e aclamação na concentração, foi posteriormente entregue no Ministério do Trabalho, que tutela a Segurança Social.
Na resolução afirma-se, ainda, que os trabalhadores do IGFSS prometem continuar lutar até que a sua reivindicação sejam cumprida.