Manifestação Nacional de Mulheres em Lisboa

Em 2019, no final da acção que juntou muitos milhares de pessoas em Lisboa, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) anunciou que a luta, para construir uma vida melhor e um mundo mais justo e de igualdade de vida, iria continuar.

Entre outras iniciativas, o MDM volta a promover, no dia 8 de Março, uma manifestação – com início nos Restauradores, às 14h30 – sob o lema «A força da unidade em defesa dos direitos das mulheres e pela paz no mundo!». A acção contará com um tributo às mulheres que usaram a canção como intervenção, através do grupo Segue-me à Capela.

No sábado, 1, a Direcção Nacional (DN) do MDM revelou que na manifestação vão participar mulheres dos 18 distritos do continente. Entretanto, até ao próximo sábado, 8 de Fevereiro, o MDM está a promover uma Semana Nacional de Contacto, para que mais mulheres conheçam os objectivos da manifestação e possam celebrar o Dia Internacional da Mulher. Mais informações em www.mdm.org.pt.

Força da unidade
As razões para participar são muitas e prendem-se com o direito ao trabalho com direitos, contra a precariedade e as discriminações; o direito à maternidade-paternidade sem penalizações; o aumento geral dos salários e do salário mínimo nacional para 850 euros; a redução do horário de trabalho e contra os horários desregulados; a valorização das carreiras profissionais na indústria, hotelaria, restauração e comércio, na educação e saúde, na cultura e artes, na investigação e ciência, nos serviços de apoio social, e no mundo rural.

A luta das mulheres é, também, por serviços públicos de qualidade que garantam acesso em igualdade à educação, à saúde, à segurança social, à justiça e aos transportes; por políticas de prevenção e combate à violência doméstica, com reforço dos meios financeiros, técnicos e humanos dos diferentes serviços públicos; pelo reconhecimento de que a prostituição é uma exploração e uma grave forma de violência sobre as mulheres e crianças; pelo estímulo à participação social, política, cultural e desportiva das mulheres.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: