Marco de luta pelo acesso universal à cultura e à fruição cultural
Inscrições para o concurso de bandas com maior expressão nacional

JUVENTUDE As inscrições para o Concurso de Bandas Palco Novos Valores (PNV) da Festa do Avante!, com o lema «Tocar é lutar», podem ser feitas em www.jcp.pt.

Todos os anos, a JCP dá a oito grupos vencedores do concurso a oportunidade de actuarem para os visitantes da Festa do Avante!, nos dias 4, 5 e 6 de Setembro. Simultaneamente, a «competição» envolve centenas de jovens músicos e público durante as eliminatórias que se realizam de Norte a Sul do País.

Alinhada com os direitos expressos pela Constituição da República, nomeadamente o direito universal à cultura e à fruição cultural, cuja garantia deve ser assegurada pelo Estado em conjunto com todas as entidades culturais, a JCP concebe o Concurso de Bandas como um momento de luta e reivindicação.

«Os preços excessivos dos instrumentos musicais», bem como «de espaços para actuar e ensaiar», e «uma oferta formativa de difícil acesso que muitas vezes peca pelas condições materiais», tornam «urgente a luta pela concretização desse direito constitucional, uma componente essencial da democracia e de um país desenvolvido», afirmam os jovens comunistas, em comunicado.

Marco de luta
A JCP dinamizou, em 2018, um foto-protesto, que acompanhou a campanha e proposta do PCP, a reclamar 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, e, em 2017, a campanha «Aumenta o som, baixa o IVA!», pela redução do IVA para seis por cento dos instrumentos musicais, dando força à vitória conquistada no ano seguinte, por proposta do PCP, de redução do IVA para os 13 por cento.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: