Editorial

Inevitavelmente

Artigo de acesso livre

Foi assim: já a cabeça da manifestação havia chegado ao Rossio há mais de hora e meia, quando os...
Opinião
Crónica Internacional

Paremos as guerras!

Artigo de acesso livre

Aquilo que durante muitos anos era afirmado apenas pelas forças de esquerda mais consequentes, está hoje mais claro para...
Actual

Não contem com eles

Artigo de acesso livre

A nuvem que por breve período ensombrou a excelente coabitação entre Jorge Sampaio e Durão Barroso dissipou-se....
Actual

«Descrispação» e asneira

Artigo de acesso livre

Não sei o que pensam os línguístas do neologismo «descrispação» que há dois dias me...
Actual

Plágios bons, plágios maus

Artigo de acesso livre

A Lusa descobriu e divulgou que uma crónica assinada por Clara Pinto Correia (CPC) e publicada na revista Visão, era um...
A talhe de foice

Desenvolvimentos

Artigo de acesso livre

Vários e inesperados desenvolvimentos vieram colocar a administração norte-americana de George W. Bush numa...
Em Foco

Serviço público é melhor!

Artigo de acesso livre

O direito à saúde constitui uma das mais importantes questões no combate por uma sociedade mais justa. A garantia do...

A privatização faz mal à Saúde

Artigo de acesso livre

O Go­verno fez aprovar na As­sem­bleia da Re­pú­blica uma al­te­ração à Lei de Bases da Saúde, que es­ti­pula um novo mo­delo de es­ta­tuto ju­rí­dico para os hos­pi­tais. Pos­te­ri­or­mente pu­blicou os de­cretos-lei da «em­pre­sa­ri­a­li­zação» de 31 uni­dades hos­pi­ta­lares. Agora pre­para-se para, na prá­tica, pri­va­tizar os cen­tros de saúde e os res­tantes hos­pi­tais. Este é um pro­cesso que não é novo.

A saúde não pode esperar

Artigo de acesso livre

Os atrasos no aten­di­mento dos utentes do SNS para a re­a­li­zação de ci­rur­gias, con­sultas de es­pe­ci­a­li­dade ou de outro tipo de pres­tação de cui­dados de saúde são uma re­a­li­dade ab­so­lu­ta­mente inad­mis­sível que os su­ces­sivos go­vernos não qui­seram re­solver.

As injustas taxas «moderadoras»

Artigo de acesso livre

As taxas ditas mo­de­ra­doras, na forma que hoje têm, foram cri­adas na sequência da re­visão cons­ti­tu­ci­onal, re­sul­tante do cé­lebre acordo Ca­vaco Silva (PSD)/​Vítor Cons­tâncio (PS), que veio passar a dizer que a Saúde é «ten­den­ci­al­mente gra­tuita».

A demagogia do Governo

Artigo de acesso livre

O Go­verno de­fende a sua po­lí­tica com uma in­tensa e de­ma­gó­gica pro­pa­ganda, que visa ins­tru­men­ta­lizar o des­con­ten­ta­mento da po­pu­lação e es­conder os seus reais in­tentos. Eis al­gumas das suas «ver­dades».

Uma função insubstituível

Artigo de acesso livre

Os cui­dados pri­má­rios in­te­grados estão na base da con­cepção mo­derna da saúde da po­pu­lação. O mé­dico de fa­mília, o en­fer­meiro e ou­tros pro­fis­si­o­nais têm um papel in­subs­ti­tuível no acom­pa­nha­mento dos ci­da­dãos ao longo da vida, sendo de­ter­mi­nantes na pre­venção da do­ença.

O País precisa de mais médicos...

Artigo de acesso livre

A evo­lução tec­no­ló­gica, o de­sen­vol­vi­mento das po­lí­ticas de pre­venção da do­ença e da pro­moção do bem-estar, a cons­trução de novas uni­dades hos­pi­ta­lares e de cen­tros de saúde são cir­cuns­tân­cias que exigem mais e me­lhores re­cursos hu­manos na área da saúde.

Factos e números da OMS

Artigo de acesso livre

Nos úl­timos 30 anos e em es­pe­cial de­pois do 25 de Abril e da cri­ação do SNS, a taxa de mor­ta­li­dade teve uma evo­lução im­pres­si­o­nante, bai­xando de 58,6 por cada mil nados vivos, em 1970, para 5,4, em 2000 (ver quadro).

Um erro a corrigir

Artigo de acesso livre

Vítor An­drade é membro da Co­missão de Utentes do Hos­pital Ama­dora-Sintra que foi cons­ti­tuída em 1995, quando o então já der­ro­tado Go­verno do PSD, nas vés­peras da cons­ti­tuição do novo exe­cu­tivo so­ci­a­lista, en­tregou à pressa a gestão deste im­por­tante e va­lioso in­ves­ti­mento pú­blico à gestão do Grupo Mello.

O Hospital Amadora/Sintra nasceu mal

Artigo de acesso livre

Na cons­trução do Hos­pital, foi adop­tado pela pri­meira vez o pro­cesso de con­cepção/​cons­trução que, se­gundo o go­verno do então pri­meiro-mi­nistro Ca­vaco Silva, per­mi­tiria cons­truir este tipo de equi­pa­mentos de forma rá­pida, ba­rata, e com qua­li­dade. O re­sul­tado foi o oposto.

Acesso ao medicamento é um direito essencial

Artigo de acesso livre

Da pro­dução à dis­tri­buição, em Por­tugal, de há muitos anos a esta parte, tudo o que diz res­peito ao me­di­ca­mento per­tence à es­fera da eco­nomia pri­vada.

PCP

Comunicado do Comité Central

Artigo de acesso livre

Na sua reu­nião de 9 de Fe­ve­reiro de 2003, o Co­mité Cen­tral do PCP exa­minou e de­bateu os prin­ci­pais as­pectos da si­tu­ação po­lí­tica na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal e as ta­refas do Par­tido, sendo de des­tacar como prin­ci­pais apre­ci­a­ções e con­clu­sões:

Sempre os mesmos a pagar

Artigo de acesso livre

As or­ga­ni­za­ções do PCP pros­se­guem a sua aná­lise às re­per­cus­sões ne­ga­tivas da po­lí­tica do Go­verno nas di­fe­rentes re­giões, todas ex­pres­sando o seu apoio às lutas e ac­ções de pro­testo dos tra­ba­lha­dores.

Situação social degrada-se

Artigo de acesso livre

O en­cer­ra­mento, a fa­lência e a des­lo­ca­li­zação de em­presas, ar­ras­tando con­sigo mi­lhares de des­pe­di­mentos, estão a gerar ver­da­deiros dramas em nu­me­rosas fa­mí­lias por­tu­guesas.

Uma Festa de todos

Artigo de acesso livre

Ter­mina, hoje, a fase pre­pa­ra­tória do 2.º Se­mi­nário Na­ci­onal sobre a Festa do Avante, que se re­a­li­zará no pró­ximo dia 22 de Fe­ve­reiro, de­vendo pro­ceder à ac­tu­a­li­zação, dis­cussão e apro­fun­da­mento das li­nhas de ori­en­tação de­fi­nidas quando do 1º Se­mi­nário.

Combater desertificação

Artigo de acesso livre

A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de San­tarém do PCP, so­li­dária com vá­rias co­mis­sões de utentes, no­me­a­da­mente a de utentes da auto-es­trada da Beira In­te­rior (IP2-IP6), juntou-se ao pro­testo le­vado a cabo, há dias, em todo o País, por estas or­ga­ni­za­ções, pro­mo­vendo uma reu­nião no nó do En­tron­ca­mento-Meia Via.

Trabalhadores

É preciso mudar de rumo

Artigo de acesso livre

Se­gundo o Ins­ti­tuto Na­ci­onal de Es­ta­tís­tica, o de­sem­prego au­mentou em 2002, bem como a in­se­gu­rança no em­prego. A CGTP res­pon­sa­bi­liza o Go­verno e as suas po­lí­ticas.

«Não cedemos!»

Artigo de acesso livre

Já a ca­beça da ma­ni­fes­tação havia che­gado ao Rossio há uma hora e meia quando os úl­timos tra­ba­lha­dores ar­ran­cavam do Marquês de Pombal. Os tra­ba­lha­dores estão unidos e de­ter­mi­nados a com­bater a ofen­siva.

Greve no Metro do Porto

Artigo de acesso livre

Os trabalhadores do Metro do Porto estão em greve durante esta semana. O Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, que...

Luta na Santa Casa

Artigo de acesso livre

Os trabalhadores auxiliares de educação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estão em luta ao longo da...
Juventude

20 mil estudantes protestam em todo o País

Artigo de acesso livre

20 mil es­tu­dantes saíram à rua na se­mana pas­sada, numa jor­nada mar­cada pela re­pressão dos con­se­lhos exe­cu­tivos, da PSP e da GNR. O Avante! ex­plica as rei­vin­di­ca­ções e fala das in­ter­ven­ções po­li­ciais.

Estudantes contra a guerra

Artigo de acesso livre

Cerca de 90 associações de estudantes do ensino básico e secundário lançaram um abaixo-assinado no...
Assembleia da República

Agir em todos os planos

Artigo de acesso livre

Ul­tra­passam a cen­tena e meia as pro­postas de al­te­ração na es­pe­ci­a­li­dade apre­sen­tadas pelo PCP ao Có­digo de Tra­balho. Em vez da sua dis­cussão séria, têm es­bar­rado na in­tran­si­gência da mai­oria, que optou por fazer «vingar a força do voto», como de­nun­ciou o de­pu­tado co­mu­nista Je­ró­nimo de Sousa.

A mercantilização dos saberes

Artigo de acesso livre

As­siste-se ao mais vi­o­lento ataque ao en­sino pú­blico pós 25 de Abril. Vá­rias são as me­didas con­ver­gentes nesse sen­tido, alerta o PCP, que acusa o Go­verno de querer «mer­can­ti­lizar os sa­beres», através da pri­va­ti­zação do que é eco­no­mi­ca­mente ren­tável.

Jornadas Parlamentares do PCP

Artigo de acesso livre

Têm início amanhã, pro­lon­gando-se até sá­bado, na ci­dade do Porto, as Jor­nadas Par­la­men­tares do PCP. A do­minar os tra­ba­lhos - que con­tarão com a par­ti­ci­pação do Se­cre­tário Geral do PCP, Carlos Car­va­lhas, que in­ter­virá na sessão de aber­tura, tal como Ber­nar­dino So­ares, pre­si­dente do Grupo co­mu­nista -, vai estar a pro­ble­má­tica da Saúde.

Maioria recusa dar-lhes combate

Artigo de acesso livre

Um enorme fosso con­tinua a se­parar o dis­curso e a prá­tica do Go­verno e da sua mai­oria par­la­mentar.

Dupla afixação de preços

Artigo de acesso livre

O PCP re­clama que a obri­ga­to­ri­e­dade da dupla in­di­cação de preços (em euros e em es­cudos) seja man­tida du­rante o ano em curso. A de­fesa deste me­dida é feita em nome da pro­tecção dos con­su­mi­dores, face à ocor­rência de casos que in­di­ciam a prá­tica es­pe­cu­la­tiva por parte de muitos agentes eco­nó­micos.

Nacional

Contra a guerra

Artigo de acesso livre

O protesto, que congrega 59 organizações políticas e da sociedade civil portuguesa, com o Conselho Português para a...

Insuficiência de verbas

Artigo de acesso livre

A si­tu­ação fi­nan­ceira e os apoios co­mu­ni­tá­rios di­rectos serão os prin­ci­pais temas de de­bate no «II En­contro de Au­tarcas das Fre­gue­sias do Dis­trito de Se­túbal», que se re­a­li­zará dia 22, no Fórum Luísa Todi.

Reabilitação urbana deve prosseguir

Artigo de acesso livre

Du­rante anos, a CML pro­moveu pro­cessos su­ces­sivos de re­a­bi­li­tação ur­bana para pá­teos, vilas, pré­dios da Lisboa his­tó­rica. Mais do que ob­jec­tivos ur­ba­nís­ticos, o que então nor­teou a CML foi a re­cusa da «gen­tri­fi­cação» dos bairros, ou seja, a re­cusa de subs­ti­tuir em massa os seus ha­bi­tantes por ou­tros de classes mais ricas.

Utentes exigem melhores transportes

Artigo de acesso livre

Os utentes dos Trans­portes Sul do Tejo e da Trans­tejo do Mon­tijo e Al­co­chete reu­niram-se, na pas­sada se­mana, e cri­aram uma nova co­missão de utentes.

Novos acessos em Pinhal Novo

Artigo de acesso livre

A Rede Rodoviária Nacional (REFER) vai abrir, amanhã, ao trânsito uma nova ponte rodoviária sobre a linha de...
Europa

Pôr fim ao sofrimento

Artigo de acesso livre

O pre­si­dente do Grupo Es­querda Uni­tária Eu­ro­peia, Francis Wurtz, apelou ao Con­selho de Se­gu­rança da ONU e aos es­tados mem­bros da UE para que le­vantem o em­bargo ao Iraque.

Condicionar as deslocalizações

Artigo de acesso livre

O PCP apre­sentou uma pro­posta de re­so­lução no Par­la­mento Eu­ropeu com vista à cri­ação de le­gis­lação co­mu­ni­tária que con­di­cione a con­cessão de ajudas co­mu­ni­tá­rias ao cum­pri­mento de con­di­ções con­tra­tuais por parte das em­presas.

Europa em declínio

Artigo de acesso livre

Um estudo encomendado pela Comissão Europeia prevê o declínio económico da Europa e a ascensão dos...

UE abre-se à concorrência

Artigo de acesso livre

O comissário Pascal Lamy anunciou, na passada semana, que a União Europeia irá abrir à concorrência mundial...

Trabalhar... só a brincar!

Artigo de acesso livre

Não sei se por influência de todo este mediatismo do caso «Casa Pia» ou se por pensar na ameaça que paira...
Internacional

«Nós somos contra a guerra»

Artigo de acesso livre

Os go­vernos da França, Rússia e Ale­manha adop­taram se­gunda-feira uma de­cla­ração con­junta de­fen­dendo o de­sar­ma­mento do Iraque por meios pa­cí­ficos.

A polémica está instalada ao mais alto nível

Artigo de acesso livre

Os ins­pec­tores no Iraque apre­sentam amanhã um novo re­la­tório ao Con­selho de Se­gu­rança e o Papa re­cebe em au­di­ência o di­ri­gente ira­quiano Tarik Aziz.

A questão norte-coreana

Artigo de acesso livre

Em finais do ano passado, com o contexto mundial já em ebulição, eis que a Coreia do Norte anuncia que irá...
Temas

«Milhões sacrificados no altar da hipocrisia»

Artigo de acesso livre

Ilda Fi­guei­redo es­teve entre os 33 de­pu­tados, de 11 países, do Par­la­mento Eu­ropeu que, na pas­sada se­mana se des­lo­caram ao Iraque, le­vando con­sigo um men­sagem de paz. Ao «Avante!», a de­pu­tada do PCP re­lata al­guns as­pectos do quo­ti­diano da­quele país que, desde 1990, sofre os efeitos ter­rí­veis da guerra do Golfo e, so­bre­tudo, do cí­nico em­bargo in­ter­na­ci­onal a que urge pôr fim.

Argumentos
Músicas

A música da eternidade

Artigo de acesso livre

Na semana passada, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, ouviram-se umas excepcionais Variações...
Datas da História

Imprensa do PCP 1921 – 1931

Artigo de acesso livre

Em 6 de Março de 1921, emergiu na cena política nacional o Partido Comunista Português, cedo se colocando a necessidade...

A semana em resumo