«Todos os nomes»

Image 5593

O Partido não esquece os seus. E isso pode ver-se todos os anos na Festa do Avante!.

Lénine, «teórico genial, gigante revolucionário», cujo 140.º aniversário de nascimento se assinala este ano, foi o grande homenageado do espaço da imprensa do Partido, que o considera nos seus painéis como o «líder do proletariado mundial, o criador do partido bolchevique, o organizador da primeira revolução socialista vitoriosa e o fundador do primeiro estado socialista – a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas».

José Saramago, Prémio Nobel da Literatura e militante comunista, este ano falecido, foi outro dos homenageados. Um grande painel assinalava o escritor de «grande mérito artístico e de indiscutível prestígio nacional e internacional», que ficará como «marca impressiva na história da literatura portuguesa» e sublinhava o seu papel de «interveniente activo na resistência ao fascismo» e de militante do PCP, partido que quis seu até ao fim da vida.

António Dias Lourenço, falecido no passado mês de Agosto, com 95 anos, primeiro director do Avante! desde o primeiro na legalidade e um dos mais destacados dirigentes do PCP, foi naturalmente também motivo de uma justa e sentida homenagem neste espaço. De facto, como ali se dizia, «fiel à sua origem e raízes de classe e firme nas suas convicções», foi «um jovem e um homem de inabalável confiança na classe operária e vitória da sua missão histórica», confundindo-se a sua vida com a vida do PCP, partido a que aderiu aos 17 anos.

MF



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: