Ofensiva contra os direitos dos povos

Depois da tentativa, falhada, de ilegalização da União da Juventude Comunista Checa (KSM), travada pela luta da juventude checa e pela solidariedade de milhares de pessoas e organizações de todo o mundo, regista-se agora uma nova tentativa de anulação, física e ideológica, da KSM.

Remetendo para um artigo do Código Penal que condena quaisquer actos de negação, aprovação ou justificação de um genocídio, algumas autoridades checas pretendem punir a KSM pela publicação de um artigo no seu site sobre a batalha de Katyn, na II Guerra Mundial.

Na tentativa de repor a verdade histórica sobre um dos acontecimentos mais marcantes da II Guerra Mundial e de condenação dos crimes contra a humanidade do nazifascismo, os jovens comunistas checos enfrentam agora uma queixa apresentada por algumas das mais destacadas figuras da extrema direita e anticomunistas daquele país, que procuram assim, mais uma vez, atacar a KSM.

«Esta é mais uma demonstração da ofensiva anti-comunista, que recorre também ao branqueamento da história, tentando equiparar o comunismo ao nazismo», acentua, em nota de imprensa, a JCP, recordando que «esta ofensiva não se faz sentir apenas na República Checa», mas também na Polónia, onde foram proibidos os símbolos comunistas, em Marrocos, com a proibição do presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática de entrar no Saara Ocidental, no Equador, com o Secretário-geral da Juventude Comunista do Equador a ser violentamente espancado por membros de uma organização de extrema direita. Em Portugal, são de assinalar as limitações à acção sindical, ao direito à greve, as tentativas de limitação do associativismo estudantil, o boicote às lutas, quer dos trabalhadores, quer dos estudantes. Estão ainda a aumentar os episódios de restrição da acção política da JCP.

«Numa altura em que o capitalismo enfrenta uma crise global, intensifica-se também a sua ofensiva contra as forças progressistas, que afirmam e lutam por um sistema diferente, por um mundo de paz, democracia, liberdade e respeito pelos mais fundamentais direitos da humanidade», afirmam os jovens comunistas.

 



Mais artigos de: Nacional

Protestos em todo o País

Os estudantes do ensino básico e secundário manifestaram-se, no dia 10 de Novembro, em vários pontos do País para reivindicar o fim dos exames nacionais, manuais gratuitos, um novo Estatuto do Aluno e a aplicação da Educação Sexual nas escolas.

 

«NATO inimiga dos povos»

O Conselho Português para a Paz e Cooperação promove, amanhã, em Almada, um Encontro Internacional que contará com representantes do movimento da paz de vários países.

Só a luta é o caminho!

Da responsabilidade política do PS e do PSD, sempre convergentes na imposição de mais sacrifícios para os trabalhadores e para o povo, o Orçamento do Estado para 2011 vai trazer, segundo alerta a JCP, mais «estagnação económica» e «retrocesso...

Superior contra o Processo de Bolonha

Os estudante do ensino superior tinham agendada uma manifestação ontem, quarta-feira, em Lisboa, do Marquês de Pombal até à Assembleia da República, para exigir a retirada do Processo de Bolonha e uma gestão democrática, com a retirada do novo Regime Jurídico...

«Participação das Mulheres na Vida Pública»

O Núcleo do Porto do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) promoveu, sábado, no Clube Literário do Porto, um Seminário Internacional com o tema «Trajectórias Profissionais? Participação das Mulheres na Vida Pública»,...

Repor o caminho de progresso

Passado um ano sobre a tomada de posse do executivo PS na Câmara da Marinha Grande, a realidade do concelho põe a nu as fragilidades da gestão autárquica actual.

Cortes na cultura

A Plataforma das Artes, reunida em assembleia, sábado, no Teatro S. Luís, decidiu não aceitar «o corte de 23 por cento nos apoios às artes», «o Orçamento de Estado para 2011, pela sua parcela irrisória para a cultura» e a...