PCE comemora 90.º aniversário
O Partido Comunista de Espanha assinalou, no domingo, 18, o seu 90.º aniversário com uma sessão que contou com cerca de meio milhar de comunistas vindos de vários pontos de Espanha.
Na iniciativa, realizada em Madrid, o secretário-geral do PCE, José Luís Centella, afirmou que o partido está «vivo e activo» e insiste na luta de transformação social, salientando que «somos capazes de enfrentar tempos difíceis» na luta anticapitalista, mas também «queremos construir o socialismo».
Durante a sessão, ouviram-se várias intervenções, alternadas com a actuação de músicos e a exibição de um vídeo, que versaram sobre a história do partido, a acção da juventude comunista ou ainda a experiência de Marcos Ana, militante histórico que passou 30 anos nas cadeias franquistas.
Em representação da direcção do PCP, Manuela Bernardino, membro do Secretariado do CC e responsável pela Secção Internacional do Partido, subiu ao palco para transmitir felicitações e fraternais saudações dos comunistas portugueses e lembrar «as heróicas páginas de luta antifascista» do PCE, que, «em importantes momentos, se cruzou com a luta do PCP e do povo português».
A dirigente valorizou ainda as relações de amizade e cooperação existentes entre o PCP e PCE, manifestando-se pelo seu aprofundamento «no interesse dos dois povos e países e do fortalecimento do movimento comunista».