Pobreza alastra em Espanha

Cerca de dez mi­lhões de pes­soas (22,5% da po­pu­lação) vivem em Es­panha com menos de 500 euros men­sais e ou­tros dois mi­lhões so­bre­vivem com ren­di­mentos in­fe­ri­ores a 300 euros por mês.

Os dados foram re­ve­lados, dia 14, pela Rede Eu­ro­peia de Luta contra a Po­breza e a Ex­clusão So­cial em Es­panha (EAPN-ES), cujo pre­si­dente, Carlos Su­sías, alertou para a grave si­tu­ação que já hoje atinge mi­lhões de es­pa­nhóis e para o sério risco de o país en­trar no pró­ximo ano numa es­piral de po­breza da qual «di­fi­cil­mente po­de­remos sair».

Se­gundo as pre­vi­sões do Ins­ti­tuto de Es­tudos Eco­nó­micos (IEE), a eco­nomia es­pa­nhola irá en­trar em re­cessão em 2012, re­cu­ando 0,1 por cento do PIB, de­vendo o de­sem­prego a au­mentar no pró­ximo ano até aos 22,7 por cento. O de­sem­prego ju­venil de­verá con­ti­nuar em ní­veis «par­ti­cu­lar­mente pre­o­cu­pantes», ele­vando-se a 45,8 por cento.

O IEE as­si­nala, por outro lado, que as metas de re­dução do dé­fice pú­blico não serão cum­pridas nem em 2011 nem em 2012. Este ano o dé­fice das contas pú­blicas ter­mi­nará nos 6,8 por cento (acima dos 6 por cento pre­visto pelo Go­verno) e nos 4,5 por cento em 2012, também acima do valor pre­visto.

Num mo­mento em que duras me­didas de aus­te­ri­dade se abatem sobre as ca­madas mais des­fa­vo­re­cidas, um grupo de téc­nicos do Mi­nis­tério das Fi­nanças re­velou, dia 14, em co­mu­ni­cado, que 71 por cento da evasão fiscal anual re­sulta das fraudes co­me­tidas por grandes for­tunas, cor­po­ra­ções em­pre­sa­riais e grandes em­presas de Es­panha.

No en­tanto, acres­centa o texto, 80 por cento dos re­cursos hu­manos são uti­li­zados na in­ves­ti­gação e fis­ca­li­zação de pe­quenas fraudes e ir­re­gu­la­ri­dades de tra­ba­lha­dores in­de­pen­dentes, pe­quenas em­presas e tra­ba­lha­dores por conta de ou­trem.

Deste modo, o grupo de téc­nicos con­si­dera «apenas par­ci­al­mente po­si­tivo» o es­forço que per­mitiu re­cu­perar 10 400 mi­lhões de euros em 2011, mon­tante anun­ciado pela mi­nistra da Tu­tela, Elena Sal­gado, no­tando que tal en­caixe sig­ni­fica que se deixou im­pune 88,4 por cento da evasão e fraude fiscal anual.



Mais artigos de: Europa

No interesse dos trabalhadores e do País

A meio do man­dato, Ilda Fi­guei­redo e João Fer­reira apre­sen­taram, dia 16, na sede do PCP em Lisboa, um ba­lanço da ac­ti­vi­dade no Par­la­mento Eu­ropeu, re­a­li­zada nestes dois anos e meio.

Igreja calou

Uma co­missão de in­ves­ti­gação con­cluiu que, entre 1945 e 1981, cerca de 20 mil me­nores foram ví­timas de abusos se­xuais por parte de re­li­gi­osos ca­tó­licos em ins­ti­tui­ções na Ho­landa.

Comissão deve ressarcir pescadores

O Parlamento Europeu chumbou, dia 14, a prorrogação do Acordo de Pescas UE-Marrocos, posição apoiada pelos deputados do PCP, que há muito denunciam a sua manifesta ilegalidade. Como salienta João Ferreira, numa pergunta endereçada à...

<i>Troika</i> pressiona salários na Grécia

O Fundo Internacional Monetário, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu exigiram, dia 13, em Atenas, que o governo grego reduza o salário mínimo nacional de 751 para 450 euros. A troika reclamou também a revogação do acordo alcançado no Verão entre...

PCE comemora 90.º aniversário

O Partido Comunista de Espanha assinalou, no domingo, 18, o seu 90.º aniversário com uma sessão que contou com cerca de meio milhar de comunistas vindos de vários pontos de Espanha. Na iniciativa, realizada em Madrid, o secretário-geral do PCE, José Luís Centella,...

Construir o futuro

Por estes dias um camarada enviou-me o «Manifesto em Defesa da Cultura», documento subscrito por mais de cinquenta pessoas ligadas às mais diversas áreas da Cultura. Para além da análise justa sobre a forma como o actual e os anteriores governos...