Abusos de menores na Holanda

Igreja calou

Uma co­missão de in­ves­ti­gação con­cluiu que, entre 1945 e 1981, cerca de 20 mil me­nores foram ví­timas de abusos se­xuais por parte de re­li­gi­osos ca­tó­licos em ins­ti­tui­ções na Ho­landa.

Re­la­tório iden­ti­ficou mi­lhares de ví­timas e cen­tenas de agres­sores

O re­la­tório, apre­sen­tado dia 16 em Haia, sa­li­enta que os abusos de me­nores ti­veram lugar em ins­ti­tui­ções como or­fa­natos e in­ter­natos da Igreja ca­tó­lica, que tinha co­nhe­ci­mento das prá­ticas, mas nada fez para lhes pôr cobro.

Com­posta por seis pes­soas, em que se in­clui o an­tigo mi­nistro da Edu­cação e juiz Wim De­etman, pro­fes­sores uni­ver­si­tá­rios e uma psi­có­loga, a co­missão ini­ciou o inqué­rito a 24 de Agosto de 2010, após terem vindo a pú­blico na im­prensa vá­rias de­nún­cias de abusos de me­nores, que obri­garam as en­ti­dades ecle­siás­ticas a aceitar a in­ves­ti­gação in­de­pen­dente.

Os re­sul­tados, porém, ul­tra­passam todos os li­mites. A co­missão apurou 1795 casos de abusos, mas afirma que não se pode es­ta­be­lecer um nú­mero exacto dos abusos co­me­tidos, ar­ris­cando apenas uma es­ti­ma­tiva – 20 mil. Quanto aos au­tores foi pos­sível iden­ti­ficar 800 in­di­ví­duos, dos quais 105 estão vivos.

Face ao es­cân­dalo, os bispos ho­lan­deses vi­eram a pú­blico ex­pressar «pesar pelos abusos», apre­sentar «sin­ceras des­culpas», di­zendo «estar co­bertos de ver­gonha». No en­tanto, apesar de re­co­nhe­cerem a culpa, não res­pon­deram a uma das prin­ci­pais acu­sa­ções da co­missão de in­ves­ti­gação.

Com base nos ar­quivos das ins­ti­tui­ções ca­tó­licas, a co­missão des­co­briu que o pro­blema não só era co­nhe­cido como até cons­tava da agenda das reu­niões epis­co­pais desde os anos 40. «A pro­ble­má­tica dos abusos se­xuais era co­nhe­cida nas or­dens e bispos da Igreja Ca­tó­lica ho­lan­desa (...) mas não foram to­madas ac­ções ade­quadas». Porque é que nada foi feito? É uma per­gunta à qual a Igreja pre­fere não res­ponder. Ques­ti­o­nado em Roma, o porta-voz do Va­ti­cano, Fe­de­rico Lom­bardi, es­cusou-se a fazer co­men­tá­rios sobre o as­sunto.

Acei­tando in­dem­nizar as ví­timas até 100 mil euros, em função da gra­vi­dade dos abusos, os bispos ho­lan­deses anun­ci­aram que vão adoptar có­digos de con­duta e pro­gramas de pre­venção de fu­turos casos se­me­lhantes.



Mais artigos de: Europa

No interesse dos trabalhadores e do País

A meio do man­dato, Ilda Fi­guei­redo e João Fer­reira apre­sen­taram, dia 16, na sede do PCP em Lisboa, um ba­lanço da ac­ti­vi­dade no Par­la­mento Eu­ropeu, re­a­li­zada nestes dois anos e meio.

Comissão deve ressarcir pescadores

O Parlamento Europeu chumbou, dia 14, a prorrogação do Acordo de Pescas UE-Marrocos, posição apoiada pelos deputados do PCP, que há muito denunciam a sua manifesta ilegalidade. Como salienta João Ferreira, numa pergunta endereçada à...

Pobreza alastra em Espanha

Cerca de dez milhões de pessoas (22,5% da população) vivem em Espanha com menos de 500 euros mensais e outros dois milhões sobrevivem com rendimentos inferiores a 300 euros por mês. Os dados foram revelados, dia 14, pela Rede Europeia de Luta contra a Pobreza e a Exclusão...

<i>Troika</i> pressiona salários na Grécia

O Fundo Internacional Monetário, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu exigiram, dia 13, em Atenas, que o governo grego reduza o salário mínimo nacional de 751 para 450 euros. A troika reclamou também a revogação do acordo alcançado no Verão entre...

PCE comemora 90.º aniversário

O Partido Comunista de Espanha assinalou, no domingo, 18, o seu 90.º aniversário com uma sessão que contou com cerca de meio milhar de comunistas vindos de vários pontos de Espanha. Na iniciativa, realizada em Madrid, o secretário-geral do PCE, José Luís Centella,...

Construir o futuro

Por estes dias um camarada enviou-me o «Manifesto em Defesa da Cultura», documento subscrito por mais de cinquenta pessoas ligadas às mais diversas áreas da Cultura. Para além da análise justa sobre a forma como o actual e os anteriores governos...