Em luta

No âmbito de uma jornada europeia, promovida pela União Internacional de Sindicatos de Serviços Públicos e Similares, da Federação Sindical Mundial, dirigentes sindicais da Administração Pública central e local concentram-se hoje, às 11 horas, junto à delegação da Comissão Europeia em Lisboa (Praça Jean Monet), em protesto contra a «política das troikas», com consequências gravíssimas para os trabalhadores e os serviços – informou aquela estrutura sectorial da FSM, numa nota do seu vice-presidente para a Europa, Artur Sequeira.

No sector das cantinas e refeitórios, iniciou-se ontem, na TAP (Eurest), uma «ronda» de protestos junto de empresas dirigentes da associação patronal AHRESP. O Sindicato da Hotelaria e Similares do Sul, da CGTP-IN, rejeita a retirada de direitos e o impasse nas negociações do contrato colectivo. A acção prossegue hoje, à hora de almoço, no refeitório da SIC (Eurest), e amanhã, às 15 horas, na sede da Gertal.

Para ontem o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira convocou uma concentração, junto da Assembleia da República, a acompanhar a entrega de abaixo-assinados, em defesa dos fundos de pensões dos bancários e pela revogação do DL 127/2011, que nessa altura estará em apreciação parlamentar.



Mais artigos de: Trabalhadores

Greve geral a 22 de Março

Ao apresentar a decisão do Conselho Nacional da CGTP-IN, que convocou uma greve geral para 22 de Março, Arménio Carlos invocou um extenso rol de factos e situações, que retratam a vida do País, dos trabalhadores e da grande maioria da população, e criticou uma política que não responde aos problemas, antes os agrava e coloca em causa o futuro.

O factor de conflito

O Governo, com mais ou menos reuniões com os sindicatos, vai tentar persistir nos objectivos definidos no Plano Estratégico dos Transportes e isso vai ser um factor de conflito.

Dignificar a condição militar

Centenas de sargentos, praças e militares no activo e aposentados protestaram, dia 16, em várias cidades, «contra o desmantelamento das Forças Armadas». Na residência oficial do primeiro-ministro entregaram as suas reivindicações.

Semana de luta

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública vai promover uma «Semana nacional de luta», de 27 de Fevereiro a 5 de Março, em resposta às propostas do Governo para o sector, apresentadas, dia 14, às organizações sindicais. Acusando o...

Professores em vigília

A Federação Nacional dos Professores convocou uma vigília de «24 horas contra a precariedade e o desemprego», diante do Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, a partir de amanhã, às 15 horas. Num comunicado de dia 16, a Fenprof...

Accionistas confrontados

Representantes dos trabalhadores das empresas do Grupo EDP concentraram-se no dia 20, frente à FIL, em Lisboa, para contraporem à assembleia geral de accionistas da eléctrica uma firme tomada de posição em defesa do interesse público, contra o...

Novas oportunidades

Com uma «Carta aberta» endereçada, dia 15, ao secretário de Estado do Emprego e ao Instituto do Emprego e Formação Profissional, 47 técnicos despedidos dos Centros Novas Oportunidades, formados em reconhecimento, validação e certificação de...