Pescadores desesperados
O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte (STPN/CGTP-IN) solicitou ao secretário de Estado do Mar e aos partidos com assento na Assembleia de República reuniões com carácter de urgência. Em causa está a situação desesperada que enfrentam os pescadores da arte xávega.
As audiências foram pedidas depois da Comissão Executiva da Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca se ter deslocado a Aveiro, tendo mantido contactos com pescadores da arte xávega e com o STPN/CGTP-IN.
Nos encontros salientou-se a necessidade de solucionar questões como o tamanho do pescado evitando a sua devolução ao mar, já que o enquadramento legal em vigor penaliza parte das capturas efectuadas com arte xávega, e a potência dos motores das embarcações para esta arte em concreto, factor importante para melhorar a segurança de embarcações e pescadores, informou a estrutura sindical em comunicado à imprensa.
Nos últimos dias as autoridades apreenderam várias toneladas de pescado capturado pela arte xávega, nomeadamente das embarcações que operam entre Mira e Espinho.