Francisco Lopes, membro do Secretariado e da Comissão Politica do Comité Central do PCP

Maior conhecimento e compreensão do Programa do Partido

Image 12045

O Re­gu­la­mento apro­vado pelo Co­mité Cen­tral para a fase de de­bate no Par­tido do Pro­jecto de al­te­ra­ções ao Pro­grama do Par­tido es­ta­be­lece no seu ar­tigo 12.º o dever de os do­cu­mentos apre­sen­tados ao Con­gresso serem acom­pa­nhados de in­for­mação e apre­ci­ação quanto ao sen­tido geral das pro­postas de al­te­ração apre­sen­tadas no de­correr do de­bate, in­cluindo as não aceites. O pre­sente Re­la­tório dá cum­pri­mento a esse pre­ceito re­gu­la­mentar.

O Re­la­tório pro­cura ha­bi­litar os de­le­gados a formar uma ideia da na­tu­reza das ques­tões fun­da­men­tais que mar­caram o de­bate e que se ex­pressam nas pro­postas de emenda.

O de­bate con­firmou um amplo acordo do co­lec­tivo par­ti­dário com o Pro­jecto de al­te­ra­ções ao Pro­grama do Par­tido posto em dis­cussão.

Do de­bate, além de ob­ser­va­ções e con­si­de­ra­ções ge­rais en­vi­adas es­pe­ci­fi­ca­mente ou cons­tantes das actas, che­garam à Co­missão de Re­dacção cerca de 600 pro­postas de al­te­ração, a que se as­so­ciam con­tri­bui­ções pu­bli­cadas na Tri­buna do Con­gresso no Avante!.

Foram adop­tadas cerca de 120 al­te­ra­ções aco­lhendo no todo ou em parte o es­sen­cial das pro­postas de al­te­ração apre­sen­tadas, sendo ainda de re­gistar um ele­vado nú­mero de rec­ti­fi­ca­ções or­to­grá­ficas.

As al­te­ra­ções in­tro­du­zidas – de acres­cento às al­te­ra­ções ins­critas no Pro­jecto de al­te­ra­ções ao Pro­grama apro­vado pelo Co­mité Cen­tral e sub­me­tido a de­bate, ou que as eli­minam ou cor­rigem – per­mitem no quadro das ac­tu­a­li­za­ções do Pro­grama fazer pre­ci­sões, aper­fei­ço­a­mentos e cor­rigir dis­tor­ções ou de­se­qui­lí­brios que esta ou aquela al­te­ração in­tro­du­zida tinha pro­vo­cado.

Entre as al­te­ra­ções aceites re­fere-se as que passam a iden­ti­ficar de­fi­ci­entes por «pes­soas com de­fi­ci­ência», pessoa hu­mana por «ser hu­mano», pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios por «micro pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios», que de­finem a na­tu­reza do ca­pi­ta­lismo re­fe­rindo a sua ex­pressão «opres­sora», que tratam de forma mais alar­gada as ques­tões do am­bi­ente e do di­reito à água, que re­forçam e ex­pli­citam as ques­tões «so­be­rania e se­gu­rança ali­mentar».

De­mo­cracia Avan­çada

Na 5.ª com­po­nente da De­mo­cracia Avan­çada, quando se fala do pro­cesso de in­te­gração ca­pi­ta­lista eu­ropeu, acres­centa-se a ideia «e li­bertar o País das amarras da de­pen­dência e da su­bor­di­nação», no que se re­fere ao plano po­lí­tico-mi­litar acentua-se a ca­rac­te­ri­zação mi­li­ta­rista e ofen­siva da NATO e o sério pe­rigo que cons­titui para a luta dos povos e a paz mun­dial.

Re­la­ti­va­mente às pro­postas não in­te­gradas, aponta-se as mais sig­ni­fi­ca­tivas. Uma parte re­fere-se a pro­postas sobre os pri­meiros três pontos do Ca­pi­tulo I sobre «A di­ta­dura fas­cista», «O Pro­grama do PCP para a re­vo­lução de­mo­crá­tica e na­ci­onal» e «A re­vo­lução de Abril» que, cons­ti­tuindo fun­da­men­tação his­tó­rica con­so­li­dada, se en­tendeu não de­verem ser aco­lhidas. Outra parte re­fere-se ao Ca­pi­tulo II sobre a De­mo­cracia Avan­çada que com­por­tavam de­sen­vol­vi­mentos que de­se­qui­li­bravam o texto, ou con­ti­nham ele­mentos de por­me­no­ri­zação ou con­jun­tu­ra­li­zação que, tendo em conta o cri­tério geral de­fi­nido para as al­te­ra­ções ao Pro­grama, não se con­si­de­raram ade­quados.

Re­fere-se também pro­postas que vi­savam al­terar a de­no­mi­nação do Pro­grama, uma subs­ti­tuindo os va­lores de Abril por os va­lores do so­ci­a­lismo, outra acres­cen­tando pelo so­ci­a­lismo e o co­mu­nismo, que não foram aceites pelas ra­zões de­sen­vol­vidas no ponto 4.1.5 da Pro­posta de Re­so­lução Po­lí­tica. Não foram também aco­lhidas uma pro­posta que subs­ti­tuía as re­fe­rên­cias à Re­vo­lução de Abril pela Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa de 1976 e outra que subs­ti­tuía as re­fe­rên­cias às con­quistas de Abril pelas con­quistas dos tra­ba­lha­dores e do povo.

As­si­nala-se ainda o não aco­lhi­mento de pro­postas: sobre a forma como está de­fi­nido no Pro­grama o sis­tema sócio-eco­nó­mico; que ele­giam a questão da saída do euro e da UE como ob­jec­tivos ime­di­atos se­pa­rados do pro­cesso de luta pela rup­tura com a po­lí­tica de di­reita; sobre a po­sição do País face à NATO que vi­savam des­va­lo­rizar o ob­jec­tivo da sua dis­so­lução; que pre­ten­diam in­tro­duzir re­fe­rên­cias sobre or­ga­ni­za­ções con­fes­si­o­nais; que en­vol­viam de­sen­vol­vi­mentos ex­tensos sobre ques­tões am­bi­en­tais; que, na luta pela de­mo­cracia avan­çada, con­si­de­ravam a des­va­lo­ri­zação do seu con­teúdo como pro­cesso, dando-lhe re­levo como um mo­mento ou um acto; que no Ca­pi­tulo III in­ci­diam sobre as­pectos de aná­lise his­tó­rica sis­te­ma­ti­zados pelo Par­tido em an­te­ri­ores con­gressos, e pro­postas no Ca­pi­tulo IV que, di­ri­gindo-se à ac­tu­a­li­zação no Pro­grama do con­teúdo dos Es­ta­tutos, im­pli­ca­riam al­te­ra­ções aos Es­ta­tutos que não es­tavam em con­si­de­ração.

Pistas de tra­balho

São de re­fe­ren­ciar também opi­niões e su­ges­tões sobre as­pectos a con­si­derar ou a apro­fundar que cons­ti­tuem pistas de tra­balho a de­sen­volver no fu­turo.

A Pro­posta de Pro­grama do Par­tido, re­sul­tante do Pro­jecto de al­te­ra­ções posto a de­bate do co­lec­tivo par­ti­dário e in­te­grando as pro­postas aco­lhidas no se­gui­mento desse de­bate, que agora é co­lo­cado à apre­ci­ação e vo­tação dos de­le­gados ao XIX Con­gresso, foi aper­fei­çoado com o con­tri­buto de muitos mem­bros do Par­tido.

O Pro­grama do Par­tido ac­tu­a­li­zado cons­ti­tuirá uma opor­tu­ni­dade para um maior co­nhe­ci­mento e com­pre­ensão do seu con­teúdo pelo co­lec­tivo par­ti­dário e para uma forte pro­jecção junto dos tra­ba­lha­dores, dos jo­vens, do povo por­tu­guês, do pro­jecto po­lí­tico que o Pro­grama do PCP traduz, para que o tomem como seu.



Mais artigos de: Em Foco

A grande força da alternativa

O XIX Con­gresso do PCP, que teve lugar entre sexta-feira e do­mingo em Al­mada, elegeu o novo Co­mité Cen­tral, de­finiu as ori­en­ta­ções para os pró­ximos quatro anos e aprovou as al­te­ra­ções ao Pro­grama do Par­tido. Como afirmou, no en­cer­ra­mento, Je­ró­nimo de Sousa, «im­porta agora pros­se­guir a edi­fi­cação da obra: re­forçar o Par­tido, alargar e in­ten­si­ficar a luta, afirmar a ne­ces­si­dade e a pos­si­bi­li­dade da po­lí­tica al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda, ci­mentar e cons­truir uma al­ter­na­tiva po­lí­tica capaz de a con­cre­tizar.»

Solidariedade com quem luta e resiste

O XIX Con­gresso do Par­tido aprovou por una­ni­mi­dade duas mo­ções: uma sobre a cons­trução da al­ter­na­tiva e outra de so­li­da­ri­e­dade com os tra­ba­lha­dores e os povos em luta.

«Sim, estamos confiantes»

Permitam-me que comece por uma saudação ao principal obreiro deste XIX Congresso do PCP. Saudação ao nosso colectivo partidário, aos militantes, às organizações e organismos – que, no quadro das linhas de orientação do...

Composição <br>do Comité Central <br>eleito no XIX Congresso

O Con­gresso, na sessão re­ser­vada aos de­le­gados, a 1 de De­zembro de 2012, elegeu o Co­mité Cen­tral. Par­ti­ci­param na eleição 1219 de­le­gados, sendo o Co­mité Cen­tral eleito por mai­oria, com 1184 votos a favor, cor­res­pon­dendo a 97%, 14 votos contra e 21 abs­ten­ções.A eleição fez-se por voto se­creto, por im­po­sição da an­ti­de­mo­crá­tica Lei dos Par­tidos. Pu­bli­camos os nomes e bi­o­gra­fias dos ca­ma­radas eleitos. A negro, estão os eleitos que não in­te­gravam o Co­mité Cen­tral ces­sante.

A crise do capitalismo<br> e a integração capitalista europeia

Saudamos todos os delegados e convidados ao nosso Congresso e de forma especial as delegações estrangeiras a quem expressamos a solidariedade dos comunistas portugueses para com as suas lutas. O quadro internacional é marcado por uma profunda crise. Uma crise que...

Sobre a proposta de Resolução Política

O Regulamento aprovado pelo Comité Central para a fase de debate no Partido das Teses/Projecto de Resolução Política estabelece no seu artigo 12º o dever de os documentos apresentados ao Congresso serem acompanhados de informação e...

O Poder Local e as eleições autárquicas de 2013

Como disse Álvaro Cunhal, em 1981, na conferência do PCP, «o Poder Local, tal como o estatui a Constituição, é uma afirmação do carácter progressista, avançado e eminentemente popular do regime democrático instaurado...

Desenvolvimento, meio ambiente e água pública

«Como se afirma nas teses, esta crise do capitalismo distingue-se de outras pela sua extensão e por ter expressões em vários planos. O ambiental é um deles. Aprofunda-se instrumentos que querem aplicar ao ambiente as regras de funcionamento do capitalismo....

Avante! – papel único e insubstituível

Na luta que o nosso Partido trava todos os dias, pelos seus objectivos de cada momento e pelo seu objectivo supremo de construção de uma sociedade sem exploradores nem explorados, a imprensa partidária – o Avante! e O Militante - desempenha um papel de...

Composição dos organismos executivos<br> do Comité Central

O Co­mité Cen­tral eleito no XIX Con­gresso re­a­lizou a sua pri­meira reu­nião ple­nária no dia 1 de De­zembro de 2012 e elegeu os or­ga­nismos exe­cu­tivos, a Co­missão Cen­tral de Con­trolo e o Se­cre­tário-geral. A Co­missão Po­lí­tica e o Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral, e a Co­missão Cen­tral de Con­trolo foram eleitos por una­ni­mi­dade. O Se­cre­tário-Geral do Par­tido, ca­ma­rada Je­ró­nimo de Sousa (que en­tendeu não votar na sua pró­pria eleição), foi eleito por una­ni­mi­dade.

Relatório da Comissão Eleitoral

O Congresso é o órgão supremo do Partido ao qual compete eleger o Comité Central, na base da proposta feita pelo Comité Central cessante, que os delegados apreciam, podendo fazer propostas nos termos do regulamento aprovado pelo Congresso. De acordo com o...

«Por aqui perpassou a confiança»

Eis-nos chegados ao limiar do encerramento do XIX Congresso. Para aqui chegar tivemos de percorrer, desde Fevereiro, um processo que envolveu largos milhares de militantes e amigos do Partido, que mobilizou todas as organizações partidárias, de Norte a Sul do...