Azeitão precisa de novo Centro de Saúde

Com o objetivo de conhecer de perto as condições humanas e materiais do Centro de Saúde de Azeitão, uma delegação do PCP visitou no dia 8 de Julho aquele equipamento de saúde, onde foi recebida pelo gestor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Lourenço Braga, e pelos responsáveis médicos, enfermeiros e administrativos do Centro.

Os dados e informações recolhidos na visita justificam as preocupações do PCP relativamente ao Centro de Saúde: as instalações, as mesmas desde 1972, estão longe de ser as melhores, quer para a prática da medicina, quer para conforto e acolhimento dos utentes; o Centro conta com cinco médicos, quando para garantir o desejável atendimento e cuidados de saúde seriam precisos dez, o dobro. De referir que na região de Azeitão existem cerca de nove mil utentes com médico de família e uns alarmantes 6919 utentes sem médico de família atribuído. Este número pode ser ainda maior, dada a probabilidade de haver utentes que não constam nas listagens. Nas duas das freguesias, que têm tido um maior crescimento populacional, não estão garantidas as condições técnicas, humanas e de infraestruturas necessárias à prestação e cuidados de saúde às populações.

O PCP, que sempre denunciou as carências existentes no sector, vai continuar a lutar para que Azeitão tenha um Centro de Saúde e exigir que a extensão existente seja dotada do número de profissionais necessários à prestação dos cuidados de saúde aos utentes.

Na visita participaram a deputada do PCP na Assembleia da República, Paula Santos, o vereador da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, o presidente da Junta de Freguesia de S. Simão, João Carpelho, o cabeça de lista da CDU à União das Freguesias de Azeitão, Diamantino Estanislau, o candidato da CDU à presidência da Assembleia Municipal de Setúbal, Rogério da Palma Rodrigues, Catarina Pereira, da Direção da Organização Regional de Setúbal do PCP e Miguel Gonçalves, da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.



Mais artigos de: PCP

O Militante está à venda

«Álvaro Cunhal – a organização e a luta dos trabalhadores.» É esta a frase inscrita na capa da edição de Julho/Agosto da revista O Militante, já à venda, que prossegue a publicação de artigos sobre o...

Homenagem a Alfredo Dinis

A Direcção Concelhia de Loures do PCP promoveu, no dia 4 de Julho, uma Homenagem a Alfredo Dinis – “Alex”–, nos 68 anos do seu assassinato pela PIDE, com a deposição de uma coroa de flores no Memorial ao Alex na Estrada da Bemposta (freguesia...

Passeios no Tejo

Os famosos passeios do Tejo do início dos anos 40 foram recriados no sábado, numa original iniciativa que envolveu largas dezenas de militantes e simpatizantes do PCP dos concelhos da Moita, Barreiro e Vila Franca de Xira. A bordo do varino «Boa Viagem» (propriedade da Câmara Municipal da...

Ministério Público dá razão ao PCP

O regulamento municipal de propaganda da Câmara Municipal do Porto é antidemocrático e inconstitucional, e a pintura de um mural não é crime, reconhece Ministério Público.

Juntar forças para travar o desastre

A Comissão Política do Comité Central do PCP alertou anteontem para as manobras em curso para, com este Governo ou com outro, com ou sem eleições, prosseguir a política de exploração, e insiste na alternativa patriótica e de esquerda.