Azeitão precisa de novo Centro de Saúde
Com o objetivo de conhecer de perto as condições humanas e materiais do Centro de Saúde de Azeitão, uma delegação do PCP visitou no dia 8 de Julho aquele equipamento de saúde, onde foi recebida pelo gestor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Lourenço Braga, e pelos responsáveis médicos, enfermeiros e administrativos do Centro.
Os dados e informações recolhidos na visita justificam as preocupações do PCP relativamente ao Centro de Saúde: as instalações, as mesmas desde 1972, estão longe de ser as melhores, quer para a prática da medicina, quer para conforto e acolhimento dos utentes; o Centro conta com cinco médicos, quando para garantir o desejável atendimento e cuidados de saúde seriam precisos dez, o dobro. De referir que na região de Azeitão existem cerca de nove mil utentes com médico de família e uns alarmantes 6919 utentes sem médico de família atribuído. Este número pode ser ainda maior, dada a probabilidade de haver utentes que não constam nas listagens. Nas duas das freguesias, que têm tido um maior crescimento populacional, não estão garantidas as condições técnicas, humanas e de infraestruturas necessárias à prestação e cuidados de saúde às populações.
O PCP, que sempre denunciou as carências existentes no sector, vai continuar a lutar para que Azeitão tenha um Centro de Saúde e exigir que a extensão existente seja dotada do número de profissionais necessários à prestação dos cuidados de saúde aos utentes.
Na visita participaram a deputada do PCP na Assembleia da República, Paula Santos, o vereador da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, o presidente da Junta de Freguesia de S. Simão, João Carpelho, o cabeça de lista da CDU à União das Freguesias de Azeitão, Diamantino Estanislau, o candidato da CDU à presidência da Assembleia Municipal de Setúbal, Rogério da Palma Rodrigues, Catarina Pereira, da Direção da Organização Regional de Setúbal do PCP e Miguel Gonçalves, da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.