Arruada em Rio de Mouro

Mudar Sintra com a CDU

Image 14224

Em am­bi­ente de grande en­tu­si­asmo e de­ter­mi­nação, Je­ró­nimo de Sousa foi re­ce­bido, an­te­ontem, por cerca de cen­tena e meia de ac­ti­vistas, apoi­antes e can­di­datos da CDU às au­tar­quias do con­celho de Sintra. Na rua, ao lado do povo de Rio de Mouro e so­li­dário com «aqueles que atra­vessam mo­mentos di­fí­ceis, em con­sequência das po­lí­ticas de­sas­trosas que servem uns quantos in­te­resses, mas ig­noram as ne­ces­si­dades da nossa po­pu­lação, di­fi­cul­tando-lhe o acesso à saúde, edu­cação cul­tura», como su­bli­nhou Isabel La­cerda, ca­beça de lista da CDU à Fre­guesia de Rio de Mouro, o se­cre­tário-geral do PCP re­cebeu de todos com quem con­tactou ex­pres­sivas ma­ni­fes­ta­ções de in­cen­tivo à con­ti­nu­ação da luta.

«A CDU está hoje na rua» como tem es­tado «todos os dias» fora dos pe­ríodos elei­to­rais, «sempre ao lado da­queles que mais pre­cisam» re­cu­sando «mor­do­mias», frisou, ainda, Isabel La­cerda no co­mício re­a­li­zado após a ar­ruada.

Para a can­di­data, no pró­ximo dia 29 de Se­tembro, a CDU sairá re­for­çada «porque muitas vozes se le­van­tarão a exigir mais tra­balho, mais com­pe­tência e mais ho­nes­ti­dade», lema da Co­li­gação PCP-PEV que, no con­celho, «se des­taca pelo pro­jecto e pelos can­di­datos», aduziu, por sua vez, Pedro Ven­tura, pri­meiro can­di­dato à Câ­mara Mu­ni­cipal de Sintra

Ra­zões fun­da­men­tais

«Temos pro­postas con­cretas» que «não são mi­la­gres» mas op­ções po­lí­ticas, «não são pro­messas elei­to­rais, mas com­pro­missos de tra­balho, não são tru­ques de magia, mas so­lu­ções», con­ti­nuou Pedro Ven­tura, antes de apre­sentar quatro ra­zões fun­da­men­tais para con­fiar na CDU no pró­ximo do­mingo.

«Uma pri­meira razão é assim ma­ni­festar apoio e dar mais força, in­fluência e peso na vida po­lí­tica local a quem honrou es­cru­pu­lo­sa­mente os com­pro­missos as­su­midos há quatro anos (…), de­fende causas e acre­dita no fu­turo, par­ti­cipou com exem­plar per­sis­tência de­di­cação e ge­ne­ro­si­dade em inú­meros e di­ver­si­fi­cados com­bates por justas as­pi­ra­ções e in­te­resses po­pu­lares» e apre­senta «me­didas con­cretas de grande im­pacto so­cial, sus­ten­tadas (…) numa cons­ci­ente in­ter­venção pas­sada e pre­sente.

«Uma se­gunda razão, prende-se com a ne­ces­si­dade de mudar de ciclo em Sintra rom­pendo com o pas­sado, ino­vando na forma de in­tervir na vida local e pre­parar a Câ­mara Mu­ni­cipal para um novo pe­ríodo de in­fluência na cri­ação de em­prego e de atracção de in­ves­ti­mentos», man­tendo sempre a de­fesa dos tra­ba­lha­dores da au­tar­quia», com quem con­tamos «para ul­tra­passar os pro­blemas exis­tentes.

Uma ter­ceira razão é que o voto na CDU «não é um voto per­dido» nem «um voto nas três troikas que estão em Sintra: a troika es­tran­geira, troika na­ci­onal e a troika local com­posta pelo PS, PSD e o falso in­de­pen­dente.

Uma quarta razão é que votar CDU é a mais eficaz es­colha seja para pro­testar e er­guer li­nhas de re­sis­tência à po­lí­tica do­mi­nante, seja para al­cançar e con­quistar me­didas po­si­tivas» e im­pul­si­onar «a cons­trução de uma al­ter­na­tiva» de «de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e so­cial» no con­celho, re­feriu Pedro Ven­tura.

Só­lida ga­rantia

«Sintra é de­ma­siado im­por­tante para con­ti­nuar es­tag­nada», sa­li­entou ainda o ca­beça de lista da CDU à Câ­mara Mu­ni­cipal, para quem «Sintra e os sin­trenses me­recem mais e me­lhor», e, por isso, devem con­fiar na CDU.

A exi­gência de mu­dança cons­tatou-se no con­tacto com a po­pu­lação que aca­bámos de fazer, co­meçou por dizer Je­ró­nimo de Sousa. A en­cerrar a ini­ci­a­tiva em Rio de Mouro, o Se­cre­tário-geral do PCP re­alçou também que o tra­balho re­a­li­zado pela CDU na opo­sição em Sintra ou as­su­mindo res­pon­sa­bi­li­dades em di­versos planos nas au­tar­quias, é ga­rantia do valor do voto na Co­li­gação, e as­se­gurou que, seja qual for o re­sul­tado das pró­ximas elei­ções no con­celho, o pro­jecto só­lido pro­ta­go­ni­zado pelo PCP-PEV pros­se­guirá nor­teado pela von­tade de servir as po­pu­la­ções e re­forçar e mo­bi­lizar o povo para muita luta que vamos ter que con­ti­nuar a travar.

 



Mais artigos de: Em Foco

Um voto de luta e de construção do futuro

O voto na CDU nas elei­ções au­tár­quicas de do­mingo é a mais só­lida ga­rantia de ter nos con­ce­lhos e fre­gue­sias eleitos que tra­ba­lham em prol do de­sen­vol­vi­mento e da qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções. Mas é também uma forma de dar mais força à luta do povo contra a po­lí­tica das troikas, apoi­ando e re­for­çando aqueles que mais con­se­quen­te­mente a com­batem. 

Obra feita é garante de futuro

Um vi­brante co­mício com a pre­sença de cerca de mil pes­soas na his­tó­rica Aca­demia Al­ma­dense fe­chou com chave de ouro as ac­ções de cam­panha da CDU re­a­li­zadas sá­bado, 21, com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa em terras da Margem Sul.

Apoio popular é expressão de confiança

Sábado passado não podia ter começado melhor a campanha da CDU no distrito de Setúbal. Na freguesia da Baixa da Banheira, com a presença de Jerónimo de Sousa, uma arruada mobilizou mais de 600 activistas e simpatizantes da CDU em ambiente...

Confirmar nas urnas a força da CDU

Je­ró­nimo de Sousa ter­minou no Bar­reiro, quinta-feira, 19, uma jor­nada de cam­panha que co­meçou em Al­mada, pros­se­guiu com um al­moço em Pal­mela, con­tactos com tra­ba­lha­dores da Lis­nave, em Se­túbal, e um en­contro com a po­pu­lação do Mon­tijo.

Todas as razões para votar na CDU

Na Sociedade Filarmónica União Seixalense, perante as 400 pessoas presentes no jantar, o «bom acolhimento, simpatia e confiança na CDU» serviu de mote a Alfredo Monteiro, candidato à presidência da Assembleia Municipal, para considerar que tal...

Participação democrática

A Coligação Democrática Unitária é a «grande força de esquerda no Poder Local» e um «espaço de participação democrática aberto a todos quantos querem trabalhar para a melhoria das condições de vida das...

Recepção calorosa em Alcochete

Foi um ambiente de grande afectividade e muita animação aquele que envolveu a meio da tarde de sábado em Alcochete o Secretário-geral do PCP, em mais uma etapa desta sua passagem pela Margem Sul na qual foi acompanhado por outros dirigentes locais e nacionais. Um mar de bandeiras, de cores...

Obra faz confiar na vitória em Sesimbra

O périplo de Jerónimo de Sousa no sábado por terras da Península de Setúbal teve na Quinta do Conde – a maior freguesia do concelho de Sesimbra – a sua segunda etapa, num grande almoço que reuniu 200 pessoas. Presidida por Vítor Antunes, que se recanditata...

O voto da verdade

Com a CDU, o pro­cesso de pri­va­ti­zação da água em curso no con­celho de Odi­velas será re­ver­tido, re­a­firmou-se an­te­ontem no co­mício que en­cheu o Pa­vi­lhão Po­li­va­lente. 

Com a luta das mulheres

No Jardim da Estrela, dia 15, para um piquenique, reuniram-se dezenas de candidatas e apoiantes da CDU de Lisboa. Numa breve saudação, o primeiro candidato na lista da Coligação PCP-PEV para a Câmara Municipal recordou que muitas outras participavam em iniciativas de campanha noutros...

Travar o caminho de desastre através do voto

Je­ró­nimo de Sousa es­teve, sexta-feira, em Grân­dola, Sines, Al­cácer do Sal e San­tiago do Cacém, con­ce­lhos onde a CDU tem como ob­jec­tivo re­forçar e re­con­quistar os ór­gãos au­tár­quicos.

Política para o povo

Mais de 250 pes­soas par­ti­ci­param, dia 18, no Centro Cul­tural de Gá­fete, num jantar de can­di­datos, ac­ti­vistas e apoi­antes das listas da CDU aos ór­gãos au­tár­quicos dos con­ce­lhos do Crato e de Niza. Nesta ini­ci­a­tiva, Je­ró­nimo de Sousa alertou para as con­sequên­cias da pri­va­ti­zação dos CTT.

Penalizar os partidos da troika

Cresce, a cada dia que passa, a onda de apoio à CDU. No do­mingo, Je­ró­nimo de Sousa, em cam­panha pelos dis­trito de Beja e de Évora, com­provou este en­tu­si­asmo que se es­tende a todo o País.

A CDU está a crescer

Je­ró­nimo de Sousa es­teve se­gunda-feira nos dis­tritos do Porto, Braga e Viana do Cas­telo, e par­ti­cipou em ini­ci­a­tivas que con­firmam que a CDU está a crescer e que é uma grande força de massas, nas grandes ci­dades e nas de média di­mensão, nos cen­tros ur­banos e nos su­búr­bios das mai­ores me­tró­poles na­ci­o­nais.

Trabalhadores com a CDU

Cerca de duas centenas de trabalhadores do sector dos transportes subscreveram um apelo ao voto na CDU «em todos os concelhos e freguesias». Oriundos de empresas de transporte aéreo, ferroviário, rodoviário, fluvial e portuário, os trabalhadores destacam três razões...

Vencer na Marinha Grande

Em am­bi­ente de festa, mas também de con­fi­ança, mais de 300 pes­soas par­ti­ci­param, an­te­ontem, na Ma­rinha Grande, num jantar da CDU que contou com as in­ter­ven­ções de Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP, e de Vítor Pe­reira, ca­beça-de-lista à Câ­mara Mu­ni­cipal.

Defender a produção nacional

Depois de Sintra (ver página 9), Jerónimo de Sousa foi até Peniche, onde António Correia é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal. A lista para a autarquia conta ainda com Jorge Amador, Maria Abrantes, Jorge Abrantes, Raul Santos, Andreia Costa e Nuno Almeida....

Apoio cresce em Loures

O primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, participou anteontem ao final da tarde numa grande arruada em Camarate. Acompanhado pela cabeça de lista à Assembleia Municipal, Fernanda Santos, pelos candidatos à Câmara Paulo...

Aveiro, Braga, Vila Nova de Gaia, Gondomar

Construir a alternativa A candidatura da CDU ao município de Aveiro promoveu, recentemente, no auditório municipal uma sessão de esclarecimento destinada a divulgar e debater o programa eleitoral da Coligação. Na mesa estiveram os candidatos Miguel Viegas, Filipe Guerra, Rosa...