Contra lay-off na Securitas

A Se­cu­ritas, mul­ti­na­ci­onal do sector de se­gu­rança e vi­gi­lância, de­cidiu impor um lay-off (sus­pensão do con­trato de tra­balho) a 118 tra­ba­lha­dores na zona de Por­timão, desde Ou­tubro. Para o STAD/​CGTP-IN, foi uma me­dida imoral e in­justa, mas também ilegal.

Ao fim de três reu­niões de ne­go­ci­ação, en­vol­vendo uma co­missão re­pre­sen­ta­tiva dos tra­ba­lha­dores abran­gidos pela me­dida, o sin­di­cato e a ad­mi­nis­tração da em­presa, esta con­tinua a re­cusar cum­prir o con­trato co­lec­tivo de tra­balho. Além da re­dução em dois terços do sa­lário de 641,93 euros (ainda su­jeito a des­contos), a em­presa nega o pa­ga­mento das des­pesas de trans­porte im­postas pelas trans­fe­rên­cias de local de tra­balho.

O STAD pro­moveu, nos dias 26 e 28 de No­vembro, con­cen­tra­ções de de­núncia, pro­testo e rei­vin­di­cação, junto às ins­ta­la­ções da Se­cu­ritas em Por­timão e na sede, em Linda-a-Velha. A pri­meira, in­seriu-se na jor­nada na­ci­onal da CGTP-IN, en­quanto a se­gunda foi in­te­grada num dia de greve dos tra­ba­lha­dores abran­gidos pelo lay-off. Nesta es­teve pre­sente o Se­cre­tário-geral da CGTP-IN.




Mais artigos de: Trabalhadores

Fenprof mantém lutas

O acordo pa­la­ciano entre as or­ga­ni­za­ções da UGT e o Go­verno do PSD e do CDS-PP cor­res­ponde à le­gi­ti­mação da prova de acesso à pro­fissão do­cente, pro­testou a Fe­de­ração Na­ci­onal dos Pro­fes­sores.

Luta ao rubro pelos CTT

Firmes e com ra­zões fortes, os tra­ba­lha­dores dos CTT e as suas or­ga­ni­za­ções de classe es­ti­veram em greve na sexta-feira, ma­ni­fes­taram-se em Lisboa e con­fir­maram novas ac­ções na úl­tima se­mana do ano.

Crime e resistência

O anúncio ofi­cial dos úl­timos passos do plano para acabar com os Es­ta­leiros Na­vais de Viana do Cas­telo sus­citou fortes pro­testos na opi­nião pú­blica e res­posta firme dos tra­ba­lha­dores, das suas or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas e do PCP.

STAL insiste nas 35 horas

«A validação do aumento do horário de trabalho na Administração Pública constitui uma decisão errada e injusta do Tribunal Constitucional, que terá graves repercussões para a vida de centenas de milhares de trabalhadores, sem que daí decorra...

Encontros regionais de polícias

Para dia 17, no Porto, está marcado o primeiro de uma série de encontros regionais, que a Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança decidiu realizar. Segundo um comunicado que emitiu...

Greves nos transportes

Contra os cortes de salários e de direitos, inscritos no Orçamento do Estado e no Decreto-Lei 133/2013, e contra a política de entrega do sector ao capital privado, mantêm-se greves em várias empresas públicas de transportes. Voltaram a fazer greve,...

Pelo futuro dos EFE

Um plenário teve lugar no dia 26 de Novembro, de manhã, junto às instalações do Estado-Maior do Exército, contra a «guerra psicológica» que o ministro Aguiar-Branco e o chefe do Estado-Maior do Exército estão a mover aos trabalhadores das...